Home » Campeonatos e Competicoes » XI: UEFA Euro U19 2014 @ Hungria

XI: UEFA Euro U19 2014 @ Hungria

XI: UEFA Euro U19 2014 @ Hungria

XIUefa

 
Torneio: Final Tournament UEFA Euro U19 2014 @ Hungria
– Número de Equipas: 8
– Vencedor do Torneio: Alemanha
– Melhor Jogador do Torneio: Joshua Kimmich (Alemanha)
– Prémio TF Scouting: Tomás Podstawski (Portugal)
– Equipa Sensação: Portugal
– Equipa Desilusão: Bulgária/Hungria
– Grau de Competitividade: Médio
– Prós do Torneio: Acolhida pela Hungria, a Fase Final do Campeonato Europeu Sub-29 2014 proporcionava às três primeiras selecções dos dois grupos a qualificação para o Campeonato do Mundo Sub-20 que irá ser disputado na Nova Zelândia em 2015.
Num torneio que decorreu sem grandes sobressaltos, Portugal, Áustria, Hungria, Alemanha, Sérvia e Ucrânia serão as representantes europeias na competição mundialista do próximo ano.

– Contras do Torneio: Com apenas 8 Selecções a chegarem até à Fase Final, nota mais uma vez para as ausências da decisão de potências futebolísticas como Inglaterra, Itália, Espanha, França ou Holanda caídas na Ronda de Elite e na Fase de Grupos da Qualificação.
Aumentar o número de Selecções presentes nesta Fase Final poderá ser uma boa forma de proporcionar um maior interesse competitivo pela prova, interesse esse que muitas vezes se revela demasiado escasso para um Campeonato Europeu Sub-19; escalão vital no processo de transição dos jogadores para contexto profissional que nesta altura da sua evolução tudo o que mais precisam é de boas montras para mostrarem o seu futebol ao invés de ficarem escondidos numa Ronda de Elite e de Qualificação sem qualquer visibilidade mediática e numa Fase Final extremamente curta que muitas vezes nem permite aos seus intervenientes entrarem efectivamente no espírito competitivo da prova.

Oliver Schnitzler (18 anos | Alemanha/VfR Aalen | Guarda-Redes)
oliver schnitzler
 
 Nome: Oliver Schnitzler
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 13/10/1995 (18 anos)
 Posição: Guarda-Redes
 Altura: 1,88 cm
 Clube: VfR Aalen
 
 
 
Apontamentos: Não esteve particularmente feliz no jogo frente à Sérvia em que uma série de más decisões e abordagens demonstraram a inexperiência que transpira.
Ainda assim, a sua identificação com o modelo de jogo germânico, actuando dentro de um registo de «guarda-redes libero», fizeram de Schnitzler um dos jogadores alemães em maior evidência por território húngaro.
Dono de reflexos apurados, rápido a antecipar os intentos adversários e a sair dos postes, participando activamente em primeiras fases de construção do jogo da sua equipa, pecou pela ineficácia na leitura de situações aéreas e pouca consistência na abordagem a determinado tipo de lances que o fazem alternar entre o génio e a besta com demasiada volatilidade.
Aos 18 anos e com margem de aproveitamento potencial enorme, fica a expectativa daquilo que irá conseguir fazer nos próximos tempos depois de um percurso formativo nos quadros do Bayer Leverkusen que terá agora continuidade ao serviço do VfR Aalen da 2.Bundesliga.
Miladin Stevanovic (18 anos | Sérvia/FK Partizan | Defesa-Lateral Direito)
miladin stevanovic
 
 Nome: Miladin Stevanovic
 Nacionalidade: Sérvia
 Nascimento: 11/02/1996 (18 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Direito/Defesa-Central
 Altura: – cm
 Clube: Teleoptik Zemun (Empréstimo: FK Partizan)
 
 
 
Apontamentos: Sem se ter revelado um elemento tecnicamente vistoso ou exuberante nos momentos de desdobramento ofensivo pela lateral-direita, Miladin Stevanovic, utilizado como defesa-central frente à Ucrânia, evidenciou-se sobretudo pela consciência defensiva que ofereceu nos dois testes mais complicados que a Selecção Sérvia teve nesta Fase Final do Euro Sub-19 2014 frente a Alemanha e Portugal.
Determinado e com velocidade de reacção quanto baste para ir na intercepção/desarme e dificultar a tarefa aos seus oponentes, foi deixando bons apontamentos ao longo da prova principalmente no que diz respeito ao compromisso com o jogo da sua equipa.
Numa linha defensiva Sérvia que denotou na sua generalidade potencial relevante e em que é possível destacar ainda os nomes de Srdjan Babic (18 anos/Defesa-Central/FK Vojvodina); Vukasin Jovanovic (18 anos/Defesa-Central/Estrela Vermelha); Milan Gajic (18 anos/Lateral-Médio Direito/OFK Beograd) e Nemanja Antonov (19 anos/Lateral-Esquerdo/OFK Beograd), Miladin Stevanovic demonstrou-se talvez como um dos menos vistosos mas nem por isso menos eficaz na maioria das situações em que foi chamado a intervir.
Depois de uma temporada em que esteve cedido pelo FK Partizan ao Teoloptik Zemun, fica a expectativa de que rumo irá seguir a sua carreira numa fase em que precisa de continuar a ter tempo de jogo regular por forma a adquirir a experiência ideal que permita projectar o seu jogo em contexto profissional.
João Nunes (18 anos | Portugal/Benfica B | Defesa-Central)
joao nunes benfica
 
 Nome: João Aniceto Grandela Nunes
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 19/11/1995 (18 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1.86 cm
 Clube: Benfica B
 
 
 
Apontamentos: João Nunes
Marc-Oliver Kempf (19 anos | Alemanha/SC Friburgo | Defesa-Central)
oliver kempf
 
 Nome: Marc-Oliver Kempf
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 28/01/1995 (19 anos)
 Posição: Defesa-Central/Médio-Defensivo
 Altura: 1,86 cm
 Clube: SC Friburgo
 
 
 
Apontamentos: Ao lado de Niklas Stark (19 anos/Defesa-Central/1.FC Nuremberga), Marc-Oliver Kempf fez a dupla de defesas-centrais mais sólida e consistente desta Fase Final do Euro Sub-19 2014.
Com perfil idêntico – Stark num estilo mais esguio, Kempf mais robusto – os defesas germânicos revelaram sempre coordenação e qualidade no desempenho das suas funções.
Sem serem propriamente uns portentos no capítulo da agilidade, denotaram consciência e sentido posicional para efectuarem intercepções e desarmes, pela relva ou pelo ar, providenciais para o equilíbrio do último reduto da sua selecção.
Participativos em primeiras fases de construção e claramente identificados com o modelo de jogo germânico, demonstraram as razões pelas quais já jogam com as camisolas principais dos seus respectivos clubes num contexto competitivo tão evoluído quanto o alemão.
Rafa (19 anos | Portugal/Porto B | Defesa-Lateral Esquerdo)
rafa porto
 
 Nome: Luis Rafael Soares Alves
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 09/05/1995 (19 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo
 Altura: 177 cm
 Clube: Porto B
 
 
 
Apontamentos: Rafa
Joshua Kimmich (19 anos | Alemanha/RB Leipzig | Médio-Defensivo/Centro)
joshua kimmich
 
 Nome: Joshua Kimmich
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 08/02/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,75 cm
 Clube: RB Leipzig
 
 
 
Apontamentos: Joshua Kimmich foi, na minha opinião e nesta primeira oportunidade que tive de o ver actuar, a maior revelação e ao mesmo tempo o melhor jogador desta Fase Final do Euro Sub-19 2014.
Extremamente importante na manutenção dos equilíbrios defensivos e ofensivos, com consciência e leitura de jogo muito acima da média para um jogador com a sua experiência e do seu escalão etário, deixou ao longo de toda a competição potencialidades de relevância assinalável.
Num registo ágil, conferiu capacidade de recuperação sem descurar a construção do momento imediato seguinte em que evidenciou simplicidade, visão e argumentos no capítulo do passe, permitindo que o futebol da sua selecção fluísse com grande naturalidade.
Podendo-se constituir ainda como executante de lances de bola parada – visto que fisicamente é rasteiro e não possui domínio de jogo aéreo -, Joshua Kimmich que se formou nos quadros do Estugarda e se encontra actualmente ao serviço do RB Leipzig, foi a peça-chave do triunfo das «pequenas-águias» em território húngaro.
Tomás Podstawski (19 anos | Portugal/Porto B | Médio-Defensivo/Centro)
tomas podstawski
 
 Nome: Tomás Martins Podstawski
 Nacionalidade: Polaca/Portuguesa
 Nascimento: 30/01/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,81 cm
 Clube: Porto B
 
 
 
Apontamentos: A par de Joshua Kimmich, Tomás Podstawski foi outro dos elementos mais consistentes desta Fase Final.
Consciente e completamente identificado com as dinâmicas intermédias do futebol da Selecção Portuguesa, revelou-se como o jogador mais importante na caminhada até à Final da competição.
Importante não só em momento defensivo, como também, em primeiras fases de construção, equilibrou, recuperou, construiu, jogou e fez jogar.
Aos 19 anos deixou na Hungria claros sinais de potencial que necessitam agora de ter espaço para respirar.
Se no Porto a premissa supracitada talvez seja demasiado ambiciosa para esta fase da sua evolução, pelo menos que seja enquadrado em plantéis de equipas de Primeira Liga que lhe proporcionem muito tempo de jogo; fez por merecer e tudo o que mais precisa é continuar a jogar em registos competitivos condizentes com o seu potencial.
Zsolt Kalmár (19 anos | Hungria/RB Leipzig | Médio-Centro/Ofensivo)
zsolt kalmar
 
 Nome: Zsolt Kalmár
 Nacionalidade: Húngara
 Nascimento: 09/06/1995
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,85 cm
 Clube: RB Leipzig
 
 
 
Apontamentos: A anfitriã Hungria acabou por ser revelar como uma das desilusões da competição, sendo «atropelada» por Áustria e Portugal nas duas primeiras jornadas, fazendo-se valer do triunfo alcançado no terceiro e último jogo da Fase de Grupos frente a Israel para carimbar o apuramento – de forma sofrida – para o Campeonato do Mundo Sub-20 2015.
Na Selecção «magiar» nota para o seu capitão e principal dinamizador do futebol da sua equipa, ele que de resto já se havia tornado internacional com as cores da Selecção Principal do seu país; Zsolt Kalmár.
Sobre o meio-campo, não é um jogador explosivo ou extremamente ágil, destacando-se sobretudo pela sua visão de jogo, virtuosidade técnica, capacidade no capítulo do passe e em assumir acções de condução, assim como, astúcia nos movimentos com e sem bola para em aproximação à área adversária aparecer em zonas de finalização e revelar qualidade de execução no ataque à baliza.
Dentro de um registo de «organizador-criativo», conseguiu a espaços deixar algum do perfume e demonstrar as razões pelas quais é visto como um dos talentos de maior projecção para o futuro do futebol mágico.
Dos quadros de formação do Gyor, rubricou contrato com o RB Leipzig, equipa-satélite do Red Bull Salzburg que disputa a 2.Bundesliga alemã, onde se espera que continue a ter tempo de jogo por forma a materializar consistentemente os relevantes apontamentos técnicos do seu futebol.
 

 
Marcos Lopes (18 anos | Portugal/Manchester City | Médio-ofensivo/2º Avançado)
marcos lopes
 
 Nome: Marcos Paulo Mesquita Lopes
 Nacionalidade: Brasileira/Portuguesa
 Nascimento: 28/12/1995 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2º Avançado
 Altura: 1,74 cm
 Clube: OSC Lille (Empréstimo: Manchester City)
 
 
 
Apontamentos: Há jogadores que assim que tocam na bola nos remetem para uma dimensão técnica completamente distinta dos restantes intervenientes no jogo e Marcos «Rony» Lopes é um desses casos.
Capaz a colocar acelerações e a provocar rasgos no jogo com grande facilidade, conduzindo ou ludibriando adversários sempre com a bola colada ao pé, «Rony» revela depois a astúcia necessária para provocar problemas aos oponentes e levar os seus intentos a bom porto.
Ainda que nesta Fase Final o seu futebol tenha pecado pela volatilidade e intermitência exibicional, ficaram muitos registos da já mais que reconhecida potencialidade técnica do seu jogo.
Na mesma óptica de «futebol-arte» destaque igualmente para outros nomes presentes nesta Fase Final como Andrija Zivkovic; Julian Brandt; Marc Stendera; Ivo Rodrigues; Mijat Gacinovic; Bytyqi; Sascha Horvath ou Florian Grillitsch.
 

 
Davie Selke (19 anos | Alemanha/SV Werder Bremen | Avançado-Centro)
davie selke
 
 Nome: Davie Selke
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 25/01/1995 (19 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: 1,92 cm
 Clube: SV Werder Bremen
 
 
 
Apontamentos: Verdadeiro homem-golo desta Fase Final do Euro Sub-19 2014, Davie Selke com o seu estilo esguio fez saltar os alemães da cadeira por seis ocasiões em cinco jogos.
Ainda que tecnicamente não seja propriamente um primor na criação de rasgos ou evidencie grande criatividade em drible dentro do último terço, Selke denotou instinto posicional, determinação no aproveitamento de espaços de finalização e qualidade de execução q.b ao nível da técnica remate/cabeceamento para criar grandes problemas às defensivas contrárias.
Identificado com a dinâmica ofensiva germânica, soube dar apoios ou procurou conferir largura ao momento atacante da equipa quando solicitado.
Formado no TSG Hoffenheim e actualmente pertencente aos quadros do SV Werder Bremen, onde já se estreou inclusivamente com as cores da equipa principal, é avançado dentro de uma linhagem tipicamente alemã para continuar a acompanhar com o intuito de averiguar se a veia goleadora que jorrou sangue na Hungria é para ter continuidade nos próximos tempos em contexto profissional.
 

 
André Silva (18 anos | Portugal/Porto B | Avançado-Centro)
andre silva porto
 
 Nome: André Miguel Valente Silva
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 06/11/1995 (18 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: 1,82 cm
 Clube: Porto B
 
 
 
Apontamentos: Com o «poker» alcançado frente à Hungria, de repente, Portugal descobriu o seu nome e André Silva saltou para a ribalta como um dos talentos nacionais de quem mais se espera para o futuro do futebol deste país à beira-mar plantado.
Ainda que o golo seja a sua forma de se expressar, André Silva revelou ser mais do que isso nesta Fase Final: ora na forma como procurou dar apoios frontais sempre que soliticado, ora dando largura e arrastando marcações que permitissem depois penetrações em profundidade interior de companheiros.
Inteligente e astuto não apenas no aproveitamento dos espaços de finalização, mas também, na criação dos mesmos, foram cinco as vezes que fez o gosto ao pé em outros tantos jogos.
Determinado e esforçado, ficaram bons apontamentos técnicos – não na vertente mais criativa e exibicionista – mas sobretudo na básica e pragmática, que se devidamente potencializados, o podem projectar mesmo a médio-prazo para uma Selecção Portuguesa Principal que carece de Avançados-Centro dinâmicos e inteligentes.
Veremos como responde aos estímulos que se seguem na carreira e qual será o espaço que o seu futebol terá para respirar e amadurecer.


Translate »