Home » Campeonatos e Competicoes » XI: Euro U17 2014 @ Malta

XI: Euro U17 2014 @ Malta

XI: Euro U17 2014 @ Malta

XIUefa

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Torneio: Final Tournament Euro U17 2014 @ Malta
– Número de Equipas: 8
– Vencedor do Torneio: Inglaterra
– Melhor Jogador do Torneio: Patrick Roberts (Inglaterra)
– Prémio TF Scouting: Rúben Neves (Portugal)
– Equipa Sensação: Escócia
– Equipa Desilusão: Turquia/Alemanha
– Grau de Competitividade: Baixo
– Prós do Torneio: Disputado em Malta sob um clima propício para a prática da modalidade – ainda que o calor em alguns momentos tenha obrigado a paragens forçadas – e com as condições estruturais mínimas e exigíveis para uma prova deste género a serem garantidas, a Fase Final do Europeu Sub-17 2014 decorreu sem percalços organizativos de maior.
– Contras do Torneio: Com a Edição 2014 do Euro Sub-17 a não contar para o próximo Campeonato do Mundo da categoria a ser disputado no Chile, os motivos de interesse competitivo acabaram por ser limitados.

Frederick Woodman (17 anos | Inglaterra/Newcastle United U-18 | Guarda-Redes)
frederick woodman
 
 Nome: Frederick Woodman
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 04/03/1997 (17 anos)
 Posição: Guarda-Redes
 Altura: 182 cm
 Clube: Newcastle United U18
 
 
 
Apontamentos: Iniciado nas escolas do Crystal Palace e actualmente a evoluir nos quadros de formação do Newcastle United, Frederick «Freddie» Woodman foi um dos grandes destaques da Selecção Inglesa rumo ao título de Campeã Europeia Sub-17 2014.
Segunda escolha na última partida da Fase-de-Grupos deste Torneio Final, Woodman impôs a sua segurança no restantes jogos, não mais largando o seu posto até à consagração como elemento-chave no ceptro alcançado por «Sua Majestade» – defendeu uma das grandes penalidades com que Inglaterra levou de vencida a Holanda no derradeiro duelo, já depois de uma mão-cheia de boas intervenções ao longo da prova terem permitido um percurso de sucesso e sem grandes sobressaltos à sua equipa.
Visto por alguns adeptos como o «futuro Joe Hart», pela forma comprometida e potencial técnico que evidencia em tão tenra idade, Frederick Woodman que é ainda afilhado de Gareth Southgate, actual Seleccionador Sub-21 inglês, demonstrou ao longo desta competição as razões pelas quais é tido em conta como um dos talentos de maior emergência no que à escola de guardiões britânicos diz respeito.
Jonjoe Kenny (16 anos | Inglaterra/Everton U18 | Defesa-Lateral Direito)
jonjoe kenny
 
 Nome: Jonjoe Kenny
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 05-07-1997 (16 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Direito/Central
 Altura: – cm
 Clube: Everton U18
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros de formação do Everton, Jonjoe Kenny foi outro dos grandes destaques da Selecção Inglesa Sub-17 no Campeonato Europeu Malta 2014 alcançado pelos «Young Lions».
Sobre a lateral-direita, disponível e sempre muito consciente dos diferentes momentos de jogo, proporcionou não apenas consistência no plano defensivo, como também, capacidade técnica quanto baste para fazer desdobramentos e envolver-se no processo ofensivo da sua equipa.
Comprometido e a denotar atitude competitiva interessante para um jovem de apenas 16 anos, ficaram boas sensações e a esperança de que nas próximas etapas da sua afirmação e consolidação enquanto jogador profissional de futebol, consiga prosseguir a sua evolução sem grandes percalços.
 

 
Joseph Gomez (16 anos | Inglaterra/Charlton U18 | Defesa-Central)
joseph gomez
 
 Nome: Joseph Gomez
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 23-05-1997 (16 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: – cm
 Clube: Charlton Athletic U18
 
 
 
Apontamentos: Constituindo-se como um dos pilares da vitória inglesa neste Campeonato Europeu Sub-17 2014 decorrido em Malta, Joseph Gomez destacou-se sobretudo pela dimensão física acima da média para um jogador do seu escalão-etário.
Muito activo no eixo-defensivo dos «Young Lions», demonstrou domínio de jogo aéreo e facilidade nos duelos de contacto, antecipando e providenciando intercepções/cortes vitais para a manutenção do equilíbrio do último reduto da sua equipa.
Corajoso, não se coibiu de participar nos primeiros momentos de construção organizada do futebol de «Sua Majestade», assumindo acções de condução – sem ser um primor técnico – que visassem criar superioridade e baralhar marcações em território adversário.
Aos 16 anos e a evoluir nos quadros de formação do Charlton Athletic, fica expectativa do que tem para oferecer nos próximos tempos.
Francisco Ferreira (17 anos | Portugal/ SL Benfica U19 | Defesa-Central)
francisco ferreira benfica
 
 Nome: Francisco Ferreira
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 26-03-1997 (17 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: – cm
 Clube: SL Benfica U19
 
 
 
Apontamentos: Interessante a forma personalizada com que a dupla de Defesas-Centrais portugueses constituída pelos benfiquistas Francisco Ferreira e Rúben Dias se apresentou em Malta.
Não tão felizes no jogo das Meias-Finais como o foram na larga maioria das vezes na Fase-De-Grupos, conseguiram que a Selecção Nacional se consagrasse como a defesa menos batida da prova – com 2 golos sofridos apenas, precisamente no jogo frente à Inglaterra.
Fisicamente bem constituídos, denotaram coordenação e bons argumentos quer no jogo aéreo, quer na forma veloz como anteciparam os intentos e os problemas criados pelos adversários que foram aparecendo pela frente.
Aos 17 anos, é uma dupla para crescer e ser potencializada junta no Seixal.
Tafari Moore (16 anos | Inglaterra/Arsenal FC U18 | Defesa-Lateral Esquerdo)
tafari moore
 
 Nome: Tafari Lalibela Moore
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 05-07-1997 (16 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo/Direito
 Altura: – cm
 Clube: Arsenal FC U18
 
 
 
Apontamentos: Sobre a lateral-esquerda da Selecção Inglesa ao longo desta fase final do Europeu Sub-17, Tafari Moore tornou aquele flanco numa verdadeira pista de velocidade.
Sempre muito activo, evidenciou capacidade de antecipação em momento defensivo e facilidade de desdobramento no acompanhamento ofensivo do futebol da sua equipa – ainda que demasiado trapalhão ou inconsequente a definir os lances.
Extremamente ingénuo e precipitado nas suas decisões sob-pressão, fica, ainda assim, o registo da determinação e disponibilidade física que foi capaz de emprestar.
Dos quadros de formação do Arsenal, onde costuma assumir a posição de Lateral-Direito, revelou-se nesta prova como um dos elementos mais dinâmicos enquanto Lateral-Esquerdo.
 

 
Rúben Neves (17 anos | Portugal/FC Porto U19 | Médio-Defensivo/Centro)
ruben neves porto
 
 Nome: Rúben Neves
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 13-03-1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,80 cm
 Clube: FC Porto U19
 
 
 
Apontamentos: Personalizado sobre o meio-campo português, Rúben Neves demonstrou as razões pelas quais é tido em conta como um dos talentos de maior emergência nos quadros de formação do FC Porto.
Consciente e com um entendimento do jogo acima da média para um jogador do seu escalão-etário, surgiu dentro de um registo de «destruidor-construtivo», antecipando os intentos adversários no momento de recuperação, iniciando depois o processo de construção da sua equipa onde evidenciou visão e argumentos no capítulo do passe, assim como, a assumir acções de condução.
Aos 17 anos, é talento nacional para continuar a ser lapidado com responsabilidade no Olival.
Donny van de Beek (17 anos | Holanda/Ajax(J) | Médio-Defensivo/Centro/Box-to-Box)
donny van de beek
 
 Nome: Donny van de Beek
 Nacionalidade: Holandesa
 Nascimento: 18-04-1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro/Box-to-Box
 Altura: – cm
 Clube: Ajax (J)
 
 
 
Apontamentos: Um dos grandes destaques da «Jong Oranje» ao longo desta Fase Final do Europeu Sub-17 2014, nem tanto pela exuberância das suas exibições, mas, sobretudo, pela atitude personalizada e conhecimento do jogo que apresenta em tão tenra idade, Donny van de Beek demonstrou as razões pelas quais é tido em conta como um dos talentos de maior emergência no futebol de formação holandês.
Actuando dentro de um registo de «destruidor-construtivo», emprestou dimensão física, determinação e capacidade recuperadora ao futebol da sua equipa, evidenciando depois simplicidade de processos e critério no lançamento de transições defesa-ataque, quer através da sua visão e argumentos no capítulo do passe, quer a assumir acções de condução.
Aos 17 anos é projecto «oranje» para acompanhar de perto nos próximos tempos.
 

 
Jari Schuurman (17 anos | Holanda/Feyenoord(J) | Médio-Centro)
jari schuurman
 
 Nome: Jari Schuurman van Klaveren
 Nacionalidade: Holandesa
 Nascimento: 22-02-1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro/Box-to-Box
 Altura: 1,78 cm
 Clube: Feyenoord (J)
 
 
 
Apontamentos: Constituindo-se a par de Dominik Solanke como o melhor marcador desta Fase Final do Euro Sub-17 2014 com 4 golos alcançados, muito por culpa do «hat-trick» obtido no encontro frente à Selecção de Malta, Jari Schuurman impôs-se definitivamente como um dos elementos de maior destaque na «Jong Oranje» ao facturar também no derradeiro duelo frente à Selecção Inglesa.
Dentro de um registo «box-to-box», Schuurman evidenciou-se pela astúcia das suas movimentações sem bola, dinâmico, apareceu sempre que possível nas imediações da zona de decisão final para criar o desequilíbrio ou atacar ele próprio o golo.
Pertencente aos quadros de formação do Feyenoord, é nome para acompanhar durante os próximos tempos e averiguar até que ponto conseguirá consolidar o bom potencial técnico que deixou transparecer em Malta.
Steven Bergwijn (17 anos | Holanda/PSV(J) | Extremo-Direito/Esquerdo/2ºAv)
steven bergwijn
 
 Nome: Steven Bergwijn
 Nacionalidade: Holandesa
 Nascimento: 08-10-1997 (16 anos)
 Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2ºAvançado
 Altura: 1,71 cm
 Clube: PSV Eindhoven (J)
 
 
 
Apontamentos: Com 3 golos e 3 assistências alcançados em 276 minutos disputados nesta Fase Final do Euro Sub-17 2014, Steven Bergwijn, foi um dos grandes destaques da «Jong Oranje» ao longo da prova.
Projecto dentro de um estilo de actuação equiparável ao de Memphis Depay, o jovem holandês de 16 anos denotou versatilidade para ocupar qualquer posição avançada – neste torneio final, mais sobre a direita -, mobilidade, agilidade e poder na colocação de acelerações para com o seu virtuosismo no drible e técnica de remate, provocar situações de finalização e atacar o golo.
Dos quadros de formação do PSV Eindhoven, Steven Bergwijn é nome para ter no radar durante os próximos tempos.
 

 
Patrick Roberts (17 anos | Inglaterra/Fulham U18 | Extremo-Direito)
patrick roberts fulham
 
 Nome: Patrick John Joseph Roberts
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 05-02-1997 (17 anos)
 Posição: Extremo-Direito/2ºAvançado
 Altura: 1,67 cm
 Clube: Fulham FC U18
 
 
 
Apontamentos: Melhor jogador – na minha opinião – desta Fase Final do Euro Sub-17 2014, Patrick Roberts foi o grande quebra-cabeças da competição e um dos principais dinamizadores da vitória inglesa.
Muito rápido e a evidenciar grande facilidade em acções de condução aceleradas acompanhadas de virtuosismo no drible, destacou-se pela objectividade interessante que apresenta desde já e em tão tenra idade.
Preferencialmente sobre a direita do ataque, fez «gato-sapato» da maioria dos adversários que encontrou pela frente, alcançando 3 golos e 4 assistências em 308 minutos de jogo com as cores dos «Young Lions».
Com 17 anos e pertencente aos quadros do Fulham FC, é um dos projectos mais interessantes de todo o futebol de formação britânico da actualidade.
 

 
Dominic Solanke (16 anos | Inglaterra/Chelsea U18 | Avançado)
dominic solanke
 
 Nome: Dominic Solanke
 Nacionalidade: Inglesa/Nigeriana
 Nascimento: 14-09-1997 (17 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: – cm
 Clube: Chelsea U18
 
 
 
Apontamentos: Chegou a este torneio como uma das grandes promessas do futebol de «Sua Majestade», a par de nomes como Adam Armstrong ou Isaiah Brown, e não defraudou as expectativas, afirmando-se inclusivamente como elemento-chave para o sucesso alcançado pela Selecção Inglesa com os 4 golos que obteve – um deles o da Final.
Avançado versátil, capaz de jogar num estilo mais fixo ou mais solto, Solanke destaca-se pela forma como consegue aliar capacidade física, velocidade, instinto e qualidade de execução na abordagem ao último momento.
Produto dos quadros de formação do Chelsea, é aos 16 anos um dos talentos ingleses que maiores esperanças tem criado nos últimos tempos.
 

 


Translate »