Home » Campeonatos e Competicoes » XI: 42º Toulon Tournament 2014

XI: 42º Toulon Tournament 2014

XI: 42º Toulon Tournament 2014

toulonxi1

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Torneio: 42º Toulon Tournament 2014
– Número de Equipas: 10
– Vencedor do Torneio: Brasil
– Melhor Jogador do Torneio: Rodrigo Caio (Brasil)
– Prémio TF Scouting: Dória (Brasil)
– Equipa Sensação: Brasil
– Equipa Desilusão: México/Colômbia/Chile
– Grau de Competitividade: Médio
– Prós do Torneio: Com 10 Selecções oriundas de quatro Confederações futebolísticas distintas a estarem presentes nesta 42ª Edição, o Torneio de Toulon continua a ser visto como uma das mais prestigiadas e respeitadas competições preparatórias de Selecções Jovens.
– Contras do Torneio: Embora as condições organizativas proporcionadas para a prática do futebol tenham sido as esperadas para uma competição com o cariz do Torneio de Toulon, fica na retina a incapacidade de atrair a atenção do público em geral e a ausência de espectadores em muitos dos jogos.

Kim Dong-Jun (19 anos | Coreia do Sul/Yonsei University | Guarda-Redes)
kim dong jun
 
 Nome: Kim Dong-Jun
 Nacionalidade: Sul-Coreana
 Nascimento: 19/12/1994 (19 anos)
 Posição: Guarda-Redes
 Altura: 1,88 cm
 Clube: Yonsei University
 
 
 
Apontamentos: Guardião pertencente aos quadros da Yonsei University, Kim Dong-Jun deixou boas sensações ao longo dos quatro jogos que disputou com as cores da Selecção Sul-Coreana.
Concentrado e comprometido, evidenciou competência na maioria das vezes em que foi chamado a intervir, executando defesas com grau de dificuldade de resposta médio a elevado.
Denotando reflexos apurados, controlo espacial da baliza e serenidade pouco típica em guarda-redes asiáticos, ficaram apontamentos dignos de registo que importa agora serem devidamente acompanhados e geridos numa perspectiva de materialização e confirmação do potencial que deixou transparecer ao longo desta 42ª Edição do Torneio de Toulon.
Luis Pavez (18 anos | Chile/CSD Colo-Colo | Defesa-Lateral Esquerdo)
luis pavez colo colo
 
 Nome: Luis Alberto Pavez Muñoz
 Nacionalidade: Chilena
 Nascimento: 17-09-1995 (18 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo
 Altura: 1,75 cm
 Clube: CSD Colo Colo
 
 
 
Apontamentos: Pese embora a Selecção do Chile tenha sido uma das desilusões da prova, nota para os bons apontamentos deixados por Luis Pavez, lateral-esquerdo chileno pertencente aos quadros do CSD Colo Colo.
Dinâmico sobre a faixa, tentou sempre que possível conferir dinamismo ao seu flanco, ora procurando apoios interiores para efectuar movimentações 1×2, ora através de acções de condução velozes, evidenciando razoável técnica de cruzamento em progressão e constituindo-se ainda como executante de lances de bola parada a jeito do seu pé esquerdo.
Se no momento ofensivo demonstrou facilidade no desdobramento e bons índices de participação, já defensivamente e a espaços ficaram patentes algumas lacunas posicionais que deve procurar ajustar – difícil ganhar outra inteligência e maturidade táctica a evoluir num contexto competitivo como o chileno.
Aos 18 anos e contando já com várias aparições pela equipa principal do Colo Colo, Luis Pavez é nome de projecto «vermelho» para continuar a acompanhar nos próximos tempos.
Dória (19 anos | Brasil/Botafogo FR | Defesa-Central)
doria botafogo
 
 Nome: Matheus Dória Macedo
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 08-11-1994 (19 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1,87 cm
 Clube: Botafogo FR
 
 
 
Apontamentos: Dória
Marquinhos (20 anos | Brasil/PSG | Defesa-Central)
marquinhos barcelona
 
 Nome: Marco Aoás Corrêa
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 05-14-1994 (20 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1,83 cm
 Clube: PSG
 
 
 
Apontamentos: Marquinhos
Gilberto (21 anos | Brasil/SC Internacional(Botafogo FR) | Defesa-Lateral Direito )
gilberto internacional
 
 Nome: Gilberto Moraes Junior
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 07-03-1993 (21 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Direito
 Altura: 1,79 cm
 Clube: SC Internacional (Emp: Botafogo FR)
 
 
 
Apontamentos: Defesa-Lateral Direito pertencente aos quadros do SC Internacional, onde se encontra sob regime de empréstimo por parte do Botafogo desde o início deste ano, Gilberto foi um dos destaques canarinhos naquela que foi a melhor defesa da competição – apenas 4 golos sofridos em cinco jogos disputados.
Sem ser um portento técnico, evidenciou coragem para desdobrar jogo no aproveitamento de espaços ofensivos e na tentativa de conferir profundidade ao seu flanco.
A precisar de gerir melhor os seus «timings» posicionais em momentos de recuperação, já que não raras vezes viu as suas costas serem aproveitadas pelos adversários, Gilberto demonstrou ainda assim e a espaços, determinação e velocidade quanto baste na abordagem a lances defensivos de 1×1, dificultando a vida aos seus oponentes – esteve muito bem e equilibrado principalmente no jogo da final frente à França.
Aos 21 anos, é jogador para acompanhar e averiguar se continua a ter seguimento agora que entra numa fase decisiva para o desenhar futuro da sua carreira profissional.
Rodrigo Caio (20 anos | Brasil/São Paulo FC | Médio-Defensivo)
rodrigo caio
 
 Nome: Rodrigo Caio
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 17-08-1993 (20 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Defesa-Central
 Altura: 1,82 cm
 Clube: São Paulo FC
 
 
 
Apontamentos: Melhor jogador desta 42ª Edição do Torneio de Toulon, revelou-se pedra fundamental no título alcançado pela Selecção Brasileira.
Preocupado em manter o equilíbrio da equipa para que esta não fosse apanhada constantemente desprevenida por transições adversárias devido à projecção ofensiva agressiva dos laterais Gilberto (DLD) e Wendel (DLE), Rodrigo Caio foi o verdadeiro «destruidor-construtivo» do Brasil ao longo de toda a competição, evidenciando-se pela determinação, agilidade e astúcia posicional para efectuar desarmes por antecipação, sem se esquecer depois de começar a construir jogo com critério e qualidade – ora através da colocação de passes com visão, ora assumindo acções de condução.
Pertencente aos quadros do São Paulo, onde vem sendo utilizado muitas vezes como Defesa-Central, Rodrigo Caio demonstrou ao longo deste Torneio de Toulon que é como «6» ou 1º volante de fácil desdobre em «8» ou 2º volante, que o seu jogo atinge a plenitude das suas competências.
Continuando assim, será apenas uma questão de tempo ou oportunidade de mercado até experimentar um futebol mais evoluído como o Europeu.

James Ward-Prowse (19 anos | Inglaterra/Southampton FC | Médio-Centro/Direito)
ward-prowse
 
 Nome: James Ward-Prowse
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 01-11-1994 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Direito
 Altura: 1,73 cm
 Clube: Southampton FC
 
 
 
Apontamentos: Considerado o 3º Melhor Jogador desta 42ª Edição do Torneio de Toulon, James Word-Prowse foi a par de Nathaniel Chalobah, o destaque do meio-campo da Selecção Inglesa na boa campanha levada a cabo pelos «Young Lions».
Personalizado e evidenciando maturidade de processos acima da média, Word-Prowse revelou-se pela dinâmica que conseguiu proporcionar às acções intermédias da sua equipa, ora através da colocação de passes com visão, ora assumindo acções de condução, tudo sem se esquecer de depois nos momentos sem bola, conferir equilíbrio aos processos de transição ataque-defesa, denotando capacidade de recuperação através de desarmes por antecipação.
Autor daquele que foi considerado o melhor golo do Torneio após marcação de lance de bola parada, essa que de resto é uma das suas maiores especialidades, Word-Prowse é nome de projecto inglês para continuar a evoluir e a demonstrar tudo o que de bom vem demonstrando ao longo das últimas temporadas, quer nos quadros jovens da Selecção Inglesa, quer ao serviço do Southampton FC.

Ricardo Horta (19 anos | Portugal/Vitória de Setúbal | Extremo-Esquerdo/Direito )
ricardo horta
 
 Nome: Ricardo Jorge Luz Horta
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 15-09-1994 (19 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,73 cm
 Clube: Vitória de Setúbal
 
 
 
Apontamentos: Ricardo Horta
Luan (21 anos | Brasil/Grêmio PA | Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado)
luan gremio
 
 Nome: Luan Guilherme de Jesus Vieira
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 27-03-1993 (21 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,80 cm
 Clube: Grêmio PA
 
 
 
Apontamentos: Numa Selecção Brasileira recheada de talento e com várias soluções, quer no plano defensivo, quer ofensivo, nota para as aparições de Luan sempre que chamado a intervir.
Ágil e com facilidade em assumir acções de condução aceleradas, o jovem brasileiro de 21 anos pertencente aos quadros do Grêmio de Porto-Alegre, deixou boas sensações durante grande parte do torneio, lançando o pânico nas defensivas contrárias por variadas ocasiões.
Dentro de um registo esguio e com versatilidade para actuar sobre qualquer uma das faixas ou nas zonas de 2º avançado, conseguiu facturar por três ocasiões e fazer a assistência para companheiros outras tantas vezes, quer através de passes simples, quer através da execução de lances de bola parada laterais.
Com formação no futsal e em futebol de campo apenas desde 2012, a ascensão da nova «jóia» do futebol brasileiro tem sido meteórica.
Para ver se continua a ter seguimento nos próximos tempos: interessante.

Joao Rodríguez (18 anos | Colômbia/U.Autónoma(Chelsea) | 2º Avançado)
jhoao rodriguez
 
 Nome: Joao Leandro Rodríguez González
 Nacionalidade: Colombiana
 Nascimento: 19-05-1996 (18 anos)
 Posição: 2ºAvançado
 Altura: 1,75 cm
 Clube: U.Autónoma (Emp: Chelsea Reserves)
 
 
 
Apontamentos: Visto como uma das maiores promessas do futebol «cafetero» da actualidade, Joao Rodríguez não foi feliz nesta 42ª Edição do Torneio de Toulon.
Sempre muito confuso na hora de decidir ou definir as jogadas, um pouco como a generalidade da Selecção Colombiana que esteve em França, raras foram as vezes que conseguiu materializar com regularidade e consistência a excelência de todo o seu potencial técnico.
Pertencente aos quadros de formação do Chelsea que cedo o foi pescar a território sul-americano, sendo posteriormente emprestado a Deportes Quindio e Universidad Autónoma, o jovem de apenas 18 anos, demonstrou que precisa de testar urgentemente os estímulos europeus por forma a que todas as virtudes do seu talento não se esfumem num contexto competitivo tão primitivo quanto o colombiano.
Num registo e potencial de actuação que equipararia ao de James Rodríguez, ficaram os apontamentos técnicos relevantes do seu futebol – faltou o resto.

Jean-Christophe Bahebeck (21 anos | França/Valenciennes(PSG) | Avançado)
bahebeck psg
 
 Nome: Jean-Christophe Bahebeck
 Nacionalidade: Francesa/Camaronesa
 Nascimento: 01-05-1993 (21 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 1,82 cm
 Clube: FC Valenciennes (Emp: PSG)
 
 
 
Apontamentos: Típico avançado francês com a habitual cumplicidade africana, potente a acelerar, dotado de técnica quanto baste e fisicamente bem constituído, Jean-Christophe Bahebeck foi coroado como o Melhor Marcador do Torneio de Toulon 2014 – 4 golos –, deixando igualmente patente um dos grandes «handicaps» do seu futebol: intermitência exibicional excessiva e pouco regulada.
Capaz de alternar entre o genial e o não mais do que mediano, o jogador gaulês foi um dos destaques da sua Selecção, activo sobre a frente de ataque, versátil para actuar sobre zonas mais centrais ou aparecendo mais descaído na faixa, revelou sempre grande perigo na hora de colocar transições ofensivas rápidas, atingindo zonas de finalização e linhas de baliza para aplicar a sua técnica de remate – forte, mas a precisar de calibrar a consistência de direcção.
Emprestado pelo PSG respectivamente a ES Troyes AC e FC Valenciennes nas duas últimas temporadas, a sua participação nesta 42ª Edição do Torneio de Toulon, surgiu dentro de um registo de grito de revolta na esperança de se manter por entre a elite futebolística francesa nos próximos tempos.


Translate »