Home » Campeonatos e Competicoes » TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.3/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.3/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.3/4

tftalent1

 Num Mundo em que as promessas são em muito maior número do que as confirmações, mas  onde o talento em estado bruto existe em menor escala do que outros (im)ponderáveis que  depois proporcionarão o maior ou menor sucesso da carreira de um jogador de futebol, fica a  proposta de uma lista relativa a cem perfis de valor acrescentado, um pouco por toda a parte  do planeta, entre os quinze e vinte anos, em diferentes estádios de desenvolvimento e com  projecção para distintos patamares competitivos potenciais/futuros.
   Abaixo, o Volume 3 de um total de 4 a ser publicado numa próxima oportunidade:


#51 Nikola Vlasic (17 anos | Médio-Ofensivo | Hajduk Split)
vlasic1
 
 Nome: Nikola Vlasic
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 04/10/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/Direito/Centro/Esquerdo
 Altura: 1,78 cm
 Clube: Hajduk Split
 
 
 
Apontamentos: Nikola Vlasic
#52 Rolando Aarons (18 anos | Extremo-Esquerdo/Direito | Newcastle United)
aarons
 
 Nome: Rolando Aarons
 Nacionalidade: Jamaicana/Inglesa
 Nascimento: 16/11/1995
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito
 Altura: 175 cm
 Clube: Newcastle United
 
 
 
Apontamentos: Com o Newcastle United a ter um início de temporada 2014/15 pouco auspicioso, Rolando Aarons saltou do banco para se transformar rapidamente numa das poucas razões que os adeptos daquele clube inglês têm para sorrir.
Dentro de uma linhagem de jogador que se pode equiparar a Raheem Sterling, o também jogador de naturalidade Jamaicana e com nacionalidade Inglesa, destaca-se pela sua mobilidade, agilidade, aceleração e facilidade na criação de desequilíbrios em lances ofensivos de um para um.
Nos quadros de formação dos «Magpies» desde 2012, onde chegou oriundo do Bristol City, Aarons, que ainda, e obviamente, tem grande margem para melhorar no capítulo das decisões e definição das jogadas por forma a conferir outros padrões de consistência e eficácia ao seu futebol, só deverá regressar aos relvados em Novembro próximo depois de uma lesão o ter obrigado a parar neste seu início de ascensão profissional.
#53 Timo Werner (18 anos | 2º Avançado | Estugarda)
timo werner1
 
 Nome: Timo Werner
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 06/03/1996 (18 anos)
 Posição: Avançado/Esquerdo
 Altura: 1,80 cm
 Clube: Estugarda
 
 
 
Apontamentos: Timo Werner

#54 Arshak Koryan (19 anos | Extremo/2º Avançado | Lokomotiv Moscovo II)
arshak koryan
 
 Nome: Arshak Koryan
 Nacionalidade: Arménia/Russa
 Nascimento: 17/06/1995 (19 anos)
 Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2º Avançado
 Altura: 1,69 cm
 Clube: Lokomotiv Moscow II
 
 
 
Apontamentos: Internacional Jovem pela Rússia pertencente aos quadros de formação do Lokomotiv Moscovo, Arshak Koryan é mais um dos bons produtos das escolas de Leste.
Móvel sobre a frente de ataque, pode aparecer sobre uma das faixas ou dentro de um registo mais próximo ao de 2º Avançado, tecnicamente capaz, combate o estereótipo da rigidez e pouca virtuosidade dos talentos oriundos daquele lado da Europa fria.
Aos 19 anos e com margem de exploração e aproveitamento pela frente, descendente de Arménios, o que o faz possuir dupla nacionalidade, fico na expectativa de que forma será tratado o potencial de Koryan num enquadramento competitivo/desportivo que revela graves carências na absorção e acompanhamento de jovens talentos quando se trata do seu processo de transição para o contexto profissional.

#55 Isaiah Brown (17 anos | Extremo-Esquerdo/Avançado | Chelsea Reserves)
isaiah brown
 
 Nome: Isaiah Brown
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 07/01/1997 (17 anos)
 Posição: Extremo/Avançado-Esquerdo
 Altura: 1,83 cm
 Clube: Chelsea Reserves
 
 
 
Apontamentos: Ainda que o Chelsea não seja propriamente reconhecido pelo aproveitamento que faz dos muitos e bons talentos que os seus quadros de formação são capazes de produzir, «Izzy» Brown é visto nos dias que correm como um dos jogadores de maior projecção para aspirar a uma integração no plantel profissional dos «blues», onde chegou em 2013 oriundo do West Bromwich Albion – estreou-se por este último clube na Premier League e numa altura que contava apenas 16 anos, tornando-se o segundo jogador mais jovem de sempre a actuar naquela competição.
Fisicamente potente, começou como espécie de «box-to-box» mas é sobre a esquerda do ataque num registo próximo ao de avançado onde tem conseguido impor verdadeiramente o seu futebol nos últimos tempos.
Capaz a aliar força e virtuosidade técnica, provoca desequilíbrios e atinge zonas de finalização com frequência, revelando qualidade de execução no ataque ao golo.
Com larga margem pela frente a ser explorada e devidamente orientada, Isaiah Brown é produto inglês de qualidade à atenção de José Mourinho.
#56 Ryan Gauld (18 anos | Médio-Ofensivo/2º Avançado | Sporting CP B)
ryan gauld
 
 Nome: Ryand Gauld
 Nacionalidade: Escocesa
 Nascimento: 16/12/1995 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2º Avançado
 Altura: 1,68 cm
 Clube: Sporting CP B
 
 
 
Apontamentos: Ryand Gauld

#57 Krystian Bielik (16 anos | Médio-Defensivo/Centro | Légia Varsóvia)
krystian bielik
 
 Nome: Krystian Bielik
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 04/01/1998 (16 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro(Esquerdo)
 Altura: 1,89 cm
 Clube: Legia Varsóvia
 
 
 
Apontamentos: Oriundo das escolas do Lech Poznan, acabou por se transferir para os quadros do Legia de Varsóvia no último Verão após a promessa destes últimos em lhe darem oportunidades e espaço por entre o elenco profissional do clube desde já e numa altura em que conta apenas 16 anos.
Precocemente desenvolvido a nível físico – já tem quase 1,90 cm e ainda está em fase de crescimento, facto que lhe poderá retirar agilidade e velocidade de deslocação nos próximos tempos -, Bielik destaca-se pela personalidade e maturidade acima da média na forma como aborda o jogo.
Dentro de um registo próximo ao de Médio-Defensivo com facilidade em desdobrar em Médio-Centro, proporciona dinamismo aos processos intermédios do futebol da sua equipa, possuindo visão e argumentos no passe, assim como, capacidade a assumir acções de condução – tudo sem ser explosivo ou um virtuoso de excelência.
Com uma longa margem pela frente a ser explorada e devidamente orientada, fica a expectativa daquilo que conseguirá fazer nos próximos tempos. Até agora, não tem desiludido.
#58 Mitsuru Maruoka (18 anos | Médio-Centro | Borussia Dortmund)
mitsuru maruoka
 
 Nome: Mitsuru Maruoka
 Nacionalidade: Japonesa
 Nascimento: 06/01/1996
 Posição: Médio-Centro
 Altura: 1,73 cm
 Clube: Borussia Dortmund (Empréstimo: Cerezo Osaka)
 
 
 
Apontamentos: Natural de Tokushima, Japão, Mitsuru Maruoka foi contratado sob regime de empréstimo em Janeiro último pelo Borussia Dortmund ao Cerezo Osaka, clube no qual era visto como um talento na senda de Shinji Kagawa.
Fisicamente tão frágil quanto tecnicamente virtuoso, Maruoka destaca-se pela forma fácil como consegue desdobrar jogo, actuando em zonas mais próximas à posição «8», proporcionando dinâmica e mobilidade aos processos intermédios da equipa, mas sem se esquecer de se mostrar mais à frente, criando superioridade nas imediações da área adversária.
Depois de ser devidamente limado no último meio ano nos quadros de formação do Borussia Dortmund, o jovem japonês foi lançado a jogo por Jurgen Klopp durante 10 minutos no mês passado, deixando desde logo boas sensações.
Com potencial técnico de grande relevância, fica a expectativa do que irá conseguir fazer nos próximos tempos tendo em vista uma materialização efectiva do mesmo num patamar competitivo tão exigente quanto o alemão.

#59 Alberto Cerri (18 anos | Avançado-Centro | Virtus Lanciano)
alberto cerri
 
 Nome: Alberto Cerri
 Nacionalidade: Italiana
 Nascimento: 16/04/1996 (18 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: 1,94 cm
 Clube: Virtus Lanciano (Empréstimo: Parma)
 
 
 
Apontamentos: Avançado tipicamente de área, com presença e instinto, Alberto Cerri é nos dias que correm um dos valores em maior emergência no futebol jovem italiano, sendo comparado muitas vezes pelo seu estilo de actuação e frieza a Luca Toni.
Sem ser propriamente um preciosismo técnico, capaz de criar desequilíbrios ou abanões através de iniciativas individuais, sabe o que fazer para chegar ao golo, seja através de situações de jogo aéreo em que faz uso da sua envergadura, seja na forma determinada como aparece em espaços de finalização pela relva para atacar a baliza.
Oriundo dos quadros de formação do Parma e goleador das Selecções Jovens «azzurras», encontra-se sob regime de empréstimo a consolidar e a evoluir o seu futebol no plano profissional ao serviço do Virtus Lanciano da Serie B italiana.
#60 Youri Tielemans (17 anos | Médio-Centro | RSC Anderlecht)
youri tielemans
 
 Nome: Youri Tielemans
 Nacionalidade: Belga
 Nascimento: 07/05/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro
 Altura: 1,76 cm
 Clube: RSC Anderlecht
 
 
 
Apontamentos: Youri Tielemans
#61 Evan Dimas (19 anos | Médio-Centro | Persebaya 1927)
evan dimas
 
 Nome: Evan Dimas
 Nacionalidade: Indonésia
 Nascimento: 13/03/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,68 cm
 Clube: Persebaya 1927
 
 
 
Apontamentos: Dentro de um mercado mais exótico como o Indonésio, Evan Dimas é por estes dias o nome em maior evidencia, não apenas do futebol daquele país, como do próprio futebol jovem asiático da actualidade.
Conhecido como o «Xavi da Indonésia», Dimas destaca-se pela capacidade técnica, dinamismo e criatividade que consegue proporcionar aos processos intermédios da sua equipa, evidenciando argumentos a assumir acções de condução, assim como, qualidade no capítulo do passe por forma a promover as saídas de jogo com visão e critério, tudo sem se esquecer de aparecer nas redondezas da área contrária para fazer a assistência ou atacar ele próprio o golo numa fase posterior.
Depois de ser sinalizado pelo programa de talentos da Nike intitulado “A Chance”, o jovem internacional e capitão pelas Selecções de Base Indonésias, acabou por ser integrado num elenco restrito de 100 jovens convidados a treinarem perante o olhar de Pep Guardiola. Tem magia.
#62 Maxime López (16 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Marselha II)
maxime lopez
 
 Nome: Maxime Baila López
 Nacionalidade: Espanhola/Francesa
 Nascimento: 04/12/1997 (16 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,63 cm
 Clube: Marselha II
 
 
 
Apontamentos: Nascido em Espanha mas a fazer o seu percurso de formação enquanto jogador em França, Maxime López é por estes dias um dos talentos «gauleses» geração 97′ que melhores impressões vem deixando.
Com o interesse de vários tubarões do futebol europeu em contar com os seus préstimos, «Lopezinho» preferiu permanecer por terras francesas, assinando o seu primeiro contrato profissional em Julho último com o Marselha – clube a que pertence desde os 14 anos depois de se ter iniciado no Burel FC.
Tecnicamente virtuoso, com facilidade em criar desequilíbrios através da sua criatividade e predicados no capítulo do drible, denota visão de jogo e argumentos no passe, proporcionando grande dinamismo ao futebol da sua equipa.
Internacional Jovem pela França, é com grande esperança e expectativa que os responsáveis do futebol «bleu» olham para a sua evolução nos próximos tempos.

#63 Gonçalo Guedes (17 anos | Extremo-Esquerdo/Avançado | Benfica B)
gonçalo guedes
 
 Nome: Gonçalo Guedes
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 09/11/1996 (17 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Avançado
 Altura: 1,79 cm
 Clube: Benfica B
 
 
 
Apontamentos: Gonçalo Guedes
#64 Diego Fagúndez (19 anos | Extremo-Esquerdo/2º Avannçado | New England)
diego fagundez
 
 Nome: Diego Fagúndez
 Nacionalidade: Uruguaia
 Nascimento: 14/02/1995 (19 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,73 cm
 Clube: New England Revolution
 
 
 
Apontamentos: Nascido no Uruguai, emigrou desde cedo para os Estados Unidos com a sua família, fazendo o seu processo de formação já em território Norte-Americano.
Com passagens pelas Academias do FC United e Greater Boston Bolts, passou a integrar os quadros dos New England Revolution em 2009, clube no qual acabou por se tornar profissional em 2011.
Móvel sobre a frente de ataque, pode aparecer descaído sobre uma das faixas ou disfarçar-se como espécie de 2º Avançado, rápido e com facilidade na criação de desequilíbrios em lances ofensivos de um para um, utilizando o seu virtuosismo no capítulo do drible curto, Diego Fagúndez vem-se destacando nos últimos tempos como um dos talentos jovens da MLS com maior margem de projecção futura. É o impacto do sangue latino no «soccer» americano.

#65 Václav Černý (16 anos | Extremo/2ºAvançado | Ajax Jong)
vaclav cerny
 
 Nome: Václav Černý
 Nacionalidade: Checa
 Nascimento: 17/10/1997 (16 anos)
 Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2º Avançado
 Altura: – cm
 Clube: Ajax Jong
 
 
 
Apontamentos: Iniciado no FK Pribam e contratado (oficialmente) pelo Ajax no início deste ano, Václav Černý é visto por estes dias não só como um dos talentos mais promissores do futebol Checo, como também, das próprias escolas de formação do clube holandês.
Tecnicamente virtuoso, revela facilidade na criação de desequilíbrios, podendo actuar mais a partir de uma das faixas ou num registo próximo ao de 2º avançado, proporcionando sempre grande dinamismo ao momento ofensivo da equipa.
Com apenas 16 anos mas já Internacional Sub-19 pela República Checa, Černý é um caso de precocidade que merece toda a atenção e acompanhamento tendo em vista a materialização efectiva e consistente do seu (muito) potencial a médio-prazo.

#66 Ruben Loftus-Cheek (18 anos | Médio-Defensivo/Centro | Chelsea Reserves)
ruben loftus-cheek
 
 Nome: Ruben Loftus-Cheek
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 23/01/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,91 cm
 Clube: Chelsea Reserves
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros de formação do Chelsea, já cobiçado por outros emblemas de gabarito europeu, facto que levou mesmo a equipa londrina a abrir os cordões à bolsa para continuar a contar com os seus préstimos, Ruben Loftus-Cheek é um «box-to-box» dentro de uma linhagem equiparável a Yaya Touré, aliando poder físico com virtuosidade técnica para fazer a ligação em momentos de transição com bola, tudo sem descurar em demasia o equilíbrio defensivo da equipa quando sem ela.
Internacional Jovem Inglês, é aos 18 anos projecto Inglês para continuar a ser lapidado com responsabilidade e acompanhamento devido, tendo em vista a materialização efectiva e consistente do seu potencial no plano profissional a médio-prazo.

#67 Denis Davydov (19 anos | 2ºAvançado | Spartak Moscovo)
denis davydov
 
 Nome: Denis Davydov
 Nacionalidade: Russa
 Nascimento: 22/03/1995 (19 anos)
 Posição: 2ºAvançado
 Altura: 1,76 cm
 Clube: Spartak Moscovo
 
 
 
Apontamentos: Oriundo dos quadros de formação do FC Moscovo, chegou ao Spartak em 2010.
Móvel sobre a frente de ataque, Davydov destaca-se pela virtuosidade e dinâmica que consegue proporcionar aos momentos ofensivos da sua equipa, astuto a desmarcar-se, aparece e cria com frequência espaços e situações de finalização onde depois revela qualidade de execução para fazer a diferença.
Visto como um dos talentos de maior projecção do futebol jovem russo da actualidade, Denis Davydov procura por estes dias tempo de jogo e conquistar uma posição definitiva por entre o elenco profissional do Spartak de Moscovo por forma a catapultar as boas potencialidades do seu jogo para outro patamar competitivo.

#68 Leonardo Suárez (18 anos | Médio-Ofensivo/2ºAvançado | Boca Juniors B)
leonardo suarez1
 
 Nome: Leonardo Suárez
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 30/03/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2º Avançado
 Altura: –
 Clube: Boca Juniors B
 
 
 
Apontamentos: Leonardo Suárez

#69 Louis Schaub (19 anos | Médio-Ofensivo | Rapid Vienna)
louis schaub1
 
 Nome: Louis Schaub
 Nacionalidade: Austríaca/Alemã
 Nascimento: 29/12/1994 (19 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/Direito/Centro/Esquerdo
 Altura: 1,77 cm
 Clube: Rapid Vienna
 
 
 
Apontamentos: Louis Schaub

#70 Nathan (18 anos | Médio-Ofensivo | Atlético Paranaense)
nathan atletico
 
 Nome: Nathan Allan de Souza
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 13/03/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: 1,77 cm
 Clube: Atlético Paranaense
 
 
 
Apontamentos: Nathan

#71 Matthew Miazga (19 anos | Defesa-Central | NY Red Bulls)
matthew miazga
 
 Nome: Matthew Miazga
 Nacionalidade: Polaca/Norte-Americana
 Nascimento: 19/07/1995 (19 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1,90 cm
 Clube: NY Red Bulls
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas do NY Red Bulls, Matthew Miazga, jogador norte-americano com ascendência polaca, tem procurado nestes últimos tempos consolidar a sua posição na equipa profissional dos «Touros».
Dentro de um registo esguio, mas a evidenciar personalidade interessante no centro da defesa atendendo à sua idade, Miazga destaca-se pela forma determinada – sem ser propriamente ágil – com que aborda os lances, ainda que, não raras vezes e fruto da sua escassa experiência, cometa erros de palmatória e precipitações que enquadrados noutros contextos competitivos teriam outro tipo de impacto naquela que seria uma materialização e consolidação saudável do seu potencial.
Sem ser um portento técnico quando se trata de intrometer em situações de primeiras fases de construção, mas com presença aérea, embora com margem para melhorar também nesse capítulo ao nível da astúcia da sua utilização corporal em duelo, «Matt» é Internacional Jovem pelos Estados Unidos e é visto actualmente como um dos talentos com maior margem de projecção para o futuro do futebol daquele país.

#72 Julian Brandt (18 anos | Médio-Ofensivo/2ºAvançado | Bayer Leverkusen)
julian brandt1
 
 Nome: Julian Brandt
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 02/05/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2ºAvançado
 Altura: 1,85 cm
 Clube: Bayer Leverkusen
 
 
 
Apontamentos: Julian Brandt
#73 Luka Zahovic (18 anos | 2ºAvançado | NK Maribor)
luka zahovic
 
 Nome: Luka Zahovic
 Nacionalidade: Portuguesa/Eslovena
 Nascimento: 15/11/1995 (18 anos)
 Posição: 2ºAvançado
 Altura: 1,77 cm
 Clube: NK Maribor
 
 
 
Apontamentos: Filho de Zlatko Zahovic, antigo jogador de Guimarães, Porto e Benfica, Luka é visto por estes dias como um dos talentos de maior projecção do futebol Esloveno – ele, que de resto, nasceu quando o seu pai jogava em Portugal e por isso possui igualmente nacionalidade Portuguesa.
Móvel sobre a frente de ataque, dentro de um registo mais próximo ao de 2º Avançado, Zahovic destaca-se pela astúcia com que em tão tenra idade aparece ou cria condições favoráveis a situações de finalização.
Com margem para evoluir, é ao serviço do NK Maribor, depois de se ter iniciado nas escolas do Benfica e passado entretanto pelo Verzej da 2ª Divisão Eslovena em regime de empréstimo por parte do Maribor, que Luka Zahovic procura o seu lugar ao sol por forma a fazer vingar a velha máxima de que «filho de peixe, sabe nadar».

#74 Andreas Pereira (18 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Manchester United)
andreas pereira
 
 Nome: Andreas Hugo Hoelgebaum Pereira
 Nacionalidade: Belga/Brasileira
 Nascimento: 01/01/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,77 cm
 Clube: Manchester United (R)
 
 
 
Apontamentos: Andreas Pereira
#75 Steven Bergwijn (17 anos | Extremo/2º Avançado | PSV U19)
bergwijn1
 
 Nome: Steven Bergwijn
 Nacionalidade: Holandesa
 Nascimento: 08/10/1997 (17 anos)
 Posição: Extremo/2º Avançado
 Altura: 1,72 cm
 Clube: PSV U19
 
 
 
Apontamentos: Steven Bergwijn

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.1/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.2/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.4/4

* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.


Translate »