Home » Campeonatos e Competicoes » TF 100+ WonderTalent 2014 Vol.2/4

TF 100+ WonderTalent 2014 Vol.2/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.2/4

tftalent1

 Num Mundo em que as promessas são em muito maior número do que as confirmações, mas  onde o talento em estado bruto existe em menor escala do que outros (im)ponderáveis que  depois proporcionarão o maior ou menor sucesso da carreira de um jogador de futebol, fica a  proposta de uma lista relativa a cem perfis de valor acrescentado, um pouco por toda a parte  do planeta, entre os quinze e vinte anos, em diferentes estádios de desenvolvimento e com  projecção para distintos patamares competitivos potenciais/futuros.
   Abaixo, o Volume 2 de um total de 4 a serem publicados em próximas oportunidades:


#26 Dan Crowley (17 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Arsenal FC U18)
dan crowley
 
 Nome: Daniel Crowley
 Nacionalidade: Inglesa/Irlandesa
 Nascimento: 03/08/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: – cm
 Clube: Arsenal FC U18
 
 
 
Apontamentos: Pescado pelo Arsenal aos quadros de formação do Aston Villa, Dan Crowley é visto actualmente como um dos talentos com maior potencial de projecção para o futuro do futebol de Sua Majestade.
Tecnicamente dotado, evidencia competência em acções de condução e visão no capítulo do passe, proporcionando fluidez, critério e dinâmica aos processos intermédios do futebol da sua equipa.
Sobre zonas centrais, mais próximo à posição 8, desdobra jogo e aparece com frequência já dentro do último terço para efectuar o último passe ou atacar a baliza – tem margem para melhorar no capítulo do remate.
Internacional pelas Selecções Jovens Inglesas – depois de duas internacionalizações pela Irlanda Sub-17 -, é com expectativa que dirigentes e adeptos «gunners» aguardam a sua evolução que tem sido pautada por algumas lesões que nem sempre permitem manter a regularidade competitiva ideal nesta fase crucial para a afirmação definitiva do seu jogo.
 
#27 Albian Ajeti (17 anos | Avançado | FC Basel 1893 B)
albian ajeti
 
 Nome: Albian Ajeti
 Nacionalidade: Suíça/Kosovar
 Nascimento: 26/02/1997 (17 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 1,82 cm
 Clube: FC Basel 1893 B
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros de formação do Basileia desde 2005, Albian Ajeti é considerado por estes dias um dos jovens talentos de maior projecção para o futuro do futebol suíço com a habitual cumplicidade kosovar.
Sobre a frente de ataque, revela determinação e agressividade no aproveitamento de espaços de finalização, evidenciando igualmente qualidade de execução na hora de se fazer ao golo – boa técnica de remate de pé direito.
Rápido, fisicamente equilibrado e suficientemente capaz na criação de desequilíbrios em lances ofensivos de um-para-um, pode actuar num registo mais fixo ou mais solto sobre a frente de ataque.
Internacional Jovem pela Suíça e contando já alguns minutos com a camisola da equipa principal do FC Basel, fica a expectativa da confirmação nos próximos tempos de tudo aquilo que tem prometido ao longo do seu percurso pelo futebol de formação suíço nestes últimos anos.
#28 Ivi (19 anos | Extremo Esquerdo/Direito | Atlético Madrid B)
ivi atletico
 
 Nome: Iván Alejo Peralta
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 02/10/1995 (19 anos)
 Posição: Extremo/Esquerdo/Direito
 Altura: 1,84 cm
 Clube: Atlético Madrid B
 
 
 
Apontamentos: Iniciado nas escolas do Real Valldolid, Ivi é visto actualmente como um dos talentos de maior projecção a evoluírem nos quadros jovens do Atlético de Madrid.
Dentro de um registo esguio, o Internacional Sub-19 Espanhol destaca-se pela capacidade na criação de desequilíbrios em lances ofensivos de um-para-um, onde evidencia argumentos ao nível da aceleração acompanhada de virtuosidade no capítulo do drible.
A necessitar de gerir melhor as suas decisões com bola e apresentar um melhor equilíbrio dos índices de eficácia e objectividade na hora de definir as jogadas se quiser vingar por entre a elite futebolística espanhola nos próximos tempos, Ivi assume-se ainda como um bom executante de lances de bola parada.
 

#29 Marco Asensio (18 anos | Médio-Ofensivo/Direito/Esquerdo/Centro | RCD Mallorca)
marco asensio
 
 Nome: Marco Asensio
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 21/01/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/Direito/Esquerdo/Centro
 Altura: 1,77 cm
 Clube: RCD Mallorca
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas de formação do Maiorca, Marco Asensio é um dos talentos melhor cotados do futebol jovem espanhol da actualidade.
Tecnicamente virtuoso, evidencia competência em acções de condução velozes acompanhadas de virtuosismo no drible e visão no capítulo do passe.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu interessante pé esquerdo, Asensio possui versatilidade para aparecer descaído sobre uma das alas ou para actuar desde logo por zonas mais centrais nas costas dos avançados, podendo-se misturar por vezes como um deles.
Aos 18 anos e pese embora o interesse de alguns bons clubes europeus nos seus préstimos, o mais correcto, tendo em vista uma consolidação efectiva do seu futebol no plano profissional, seria talvez a continuação por mais uma temporada na Adelante.
 

#30 Enes Unal (17 anos | Avançado | Bursaspor)
unal1
 
 Nome: Enes Unal
 Nacionalidade: Turca
 Nascimento: 10/05/1997 (17 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 1,85 cm
 Clube: Bursaspor
 
 
 
Apontamentos: Enes Unal
 
#31 Kristoffer Olsson (19 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Arsenal FC Reserves)
kristoffer olsson
 
 Nome: Mats Kristoffer Olsson
 Nacionalidade: Sueca
 Nascimento: 30/06/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,80 cm
 Clube: Arsenal FC Reserves
 
 
 
Apontamentos: Iniciado no IK Sleipner e IFK Norrkoping da sua Suécia natal, Mats Olsson aterrou em 2011 em Inglaterra para prosseguir a sua evolução nos quadros de formação do Arsenal FC.
Com potencial técnico de projecção relevante, o Internacional Sub-21 Sueco, destaca-se pela forma competente como assume acções de condução, assim como, pela sua visão e capacidade no capítulo do passe progressivo que vise o rompimento de linhas adversárias.
Como «organizador-criativo», Olsson revela habilidade na forma como permite fluidez aos processos intermédios da sua equipa e efectua desdobramentos na aproximação ao último terço.
Executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito, o jovem jogador sueco necessita de encontrar, sobretudo nos próximos tempos, um melhor compromisso ao nível dos seus índices de concentração e agressividade ao longo dos noventa minutos se quiser vingar no plano profissional.
Já estreado com as cores da equipa principal «gunner», Olsson é um talento com a chancela de qualidade arsenalista para continuar a acompanhar.
 

#32 Munir El Haddadi (19 anos | Avançado/Esquerdo/Direito | Barcelona B)
munir el haddadi
 
 Nome: Munir El Haddadi
 Nacionalidade: Marroquina/Espanhola
 Nascimento: 01/09/1995 (18 anos)
 Posição: Avançado/Esquerdo/Direito
 Altura: 1,77 cm
 Clube: Barcelona B
 
 
 
Apontamentos: Munir El Haddadi
 
#33 Patrick Pflucke (17 anos | Médio-Ofensivo | 1.FSV Mainz 05 U19)
pflucke
 
 Nome: Patrick Pflucke
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 30/11/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: – cm
 Clube: 1.FSV Mainz 05 U19
 
 
 
Apontamentos: Patrick Pflucke
#34 Filip Jankovic (19 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Parma FC Primavera)
filip jankovic
 
 Nome: Filip Jankovic
 Nacionalidade: Sérvia
 Nascimento: 17/01/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,77 cm
 Clube: Parma FC Primavera
 
 
 
Apontamentos: Filip Jankovic
 
#35 Dylan Damraoui (17 anos | Médio-Centro/Ofensivo/Box-to-Box | Club Brugge Júnior)
dylan damraoui
 
 Nome: Dylan Damraoui
 Nacionalidade: Belga
 Nascimento: 04/05/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo/Box-to-Box
 Altura: 1.75 cm
 Clube: Club Brugge (Júnior)
 
 
 
Apontamentos: Projecto dentro de uma colagem a Marouane Fellaini, que pode vir a não ser muito positiva quando se tratar de encontrar a sua identidade de jogo própria, Dylan Damraoui destaca-se pelo exotismo do seu potencial.
Produto dos quadros de formação do Club Brugge, o Internacional Belga Sub-17 denota argumentos e pormenores técnicos de relevância assinalável que necessitam agora de ser capitalizados e materializados de forma mais consistente na eficácia das suas acções ao longo do encontro.
Com tiques de vedetismo dispensáveis, será importante uma gestão acompanhada que lhe permita ganhar uma maior consciência colectiva do jogo.
Num registo próximo ao de «8», revela visão e capacidade no passe, assim como, astúcia para em aproximações com e sem bola aparecer com qualidade nas imediações das zonas de decisão final.
Em potencial técnico bruto é, sem dúvida, um dos bons produtos geração ’97 da já famigerada escola de formação belga.
 

 
#36 Valentino Lazaro (18 anos | Extremo/Avançado Esquerdo/Direito | Red Bull Salzburg)
valentino lazaro
 
 Nome: Valentino Lazaro
 Nacionalidade: Austríaca
 Nascimento: 24/03/1996 (18 anos)
 Posição: Extremo/Avançado Esquerdo/Direito
 Altura: 1,80 cm
 Clube: Red Bull Salzburg
 
 
 
Apontamentos: Com apenas 18 anos mas já Internacional A pela Áustria, Valentino Lazaro é visto actualmente como um dos talentos de maior projecção para o futuro do futebol daquele país.
Fisicamente disponível, confere mobilidade, versatilidade, extravagância e explosão ao sector atacante da sua equipa, colocando acelerações acompanhadas de virtuosismo no drible para criar desequilíbrios com relativa facilidade, visando depois linhas de baliza que lhe permitam dar uso à sua boa técnica de remate.
Ainda que utilizado por vezes num registo mais próximo ao de «Nº10», principalmente em contexto de Selecções Jovens Austríacas, é a partir das alas, explorando espaços interiores em transições ofensivas rápidas, que penso que o seu futebol terá maiores probabilidades de sucesso.
Contando já com alguns jogos ao serviço da equipa principal do Red Bull Salzburg, procura nesta temporada 2014/15 afirmar definitivamente o seu futebol e catapultar o seu nome para outros patamares depois de algumas lesões nos últimos tempos o terem impedido de ir a jogo com a regularidade desejada.
 
#37 Luciano Acosta (20 anos | 2ºAvançado | Boca Juniors)
luciano acosta
 
 Nome: Luciano Federico Acosta
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 31/05/1994 (20 anos)
 Posição: 2ºAvançado
 Altura: 1,60 cm
 Clube: Boca Juniors
 
 
 
Apontamentos: Luciano Acosta
 
#38 Ezequiel Ponce (17 anos | Avançado | CA Newell's Old Boys)
ponce1
 
 Nome: Ezequiel Ponce
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 29/03/1997 (17 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: – cm
 Clube: CA Newell’s Old Boys
 
 
 
Apontamentos: Ezequiel Ponce
 
#39 Gabriel Boschilia (18 anos | Médio-Ofensivo | São Paulo FC)
boschilia
 
 Nome: Gabriel Boschilia
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 05/03/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: 1,72 cm
 Clube: São Paulo FC
 
 
 
Apontamentos: Gabriel Boschilia
 
#40 Yelko Pino (17 anos | Médio-Ofensivo/2ºAvançado | Celta de Vigo B)
yelko pino
 
 Nome: Yelko Pino Caride
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 30/10/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2ºAvançado
 Altura: – cm
 Clube: Celta de Vigo B
 
 
 
Apontamentos: Yelko Pino
 

#41 Ante Coric (17 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Dinamo Zagreb)
ante coric1
 
 Nome: Ante Coric
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 14/04/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,65 cm
 Clube: Dinamo Zagreb
 
 
 
Apontamentos: Ante Coric
 
#42 Martin Odegaard (15 anos | Médio-Ofensivo | Stromsgodset IF)
martin odegaard
 
 Nome: Martin Odegaard
 Nacionalidade: Norueguesa
 Nascimento: 17/12/1998 (15 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: – cm
 Clube: Stromsgodset IF
 
 
 
Apontamentos: Jogador mais jovem de sempre a estrear-se na Tippeligaen – e posteriormente também a facturar – com apenas 15 anos, Martin Odegaard é visto por estes dias como uma das maiores promessas do futebol norueguês.
Com facilidade a assumir acções de condução aceleradas acompanhadas de virtuosismo no drible, aparece com frequência nas zonas de decisão para fazer a assistência ou atacar o golo.
Internacional Sub-17 pela Noruega, Odegaard é um caso de precocidade nórdica para gerir responsavelmente dentro e fora de campo tendo em vista uma prossecução sustentada e saudável de uma carreira profissional que ainda agora começou.
 

#43 Donny van de Beek (17 anos | Médio-Defensivo/Centro | Jong Ajax)
van de beek1
 
 Nome: Donny van de Beek
 Nacionalidade: Holandesa
 Nascimento: 18/04/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: – cm
 Clube: Jong Ajax
 
 
 
Apontamentos: Donny van de Beek
 
#44 Rodrigo Tarin (18 anos | Defesa-Central | FC Barcelona Juvenil)
rodrigo tarin
 
 Nome: Rodrigo Tarin
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 05/07/1996 (18 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1,84 cm
 Clube: FC Barcelona Juvenil A
 
 
 
Apontamentos: Rodrigo Tarin
 
#45 Joshua Kimmich (19 anos | Médio-Defensivo/Centro | RB Leipzig)
joshua kimmich
 
 Nome: Joshua Kimmich
 Nacionalidade: Alemã
 Nascimento: 08/02/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,76 cm
 Clube: RB Leipzig
 
 
 
Apontamentos: Joshua Kimmich
 

#46 Danny de Silva (17 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Perth Glory)
SONY DSC
 
 Nome: Daniel Peter de Silva
 Nacionalidade: Australiana
 Nascimento: 06/03/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,70 cm
 Clube: Perth Glory
 
 
 
Apontamentos: Pescado pelo Perth Glory no FW NTC (Football West National Training Center) da Austrália, «Danny» de Silva é visto actualmente como um dos talentos de maior projecção para o futuro do futebol dos «Socceroos».
Presente no último Mundial Sub-20 2013 com a Selecção Australiana, Danny tornou-se um dos jogadores mais jovens de sempre a facturar naquela fase final da competição, tudo isto depois de também já se ter tornado um dos jogadores mais jovens de sempre a estrear-se na A-League.
Recorde atrás de recorde e actuando dentro de um registo mais próximo ao de «nº 10», o novo menino-bonito australiano, destaca-se pela virtuosidade técnica que empresta ao jogo da sua equipa, com visão e argumentos no capítulo do passe progressivo de rompimento de linhas adversárias.
Extremamente frágil fisicamente e pouco capaz na gestão de esforço ao longo dos noventa minutos, o seu futebol peca sobretudo pela inconsistência e irregularidade, desaparecendo do jogo com facilidade e vivendo apenas de momentos.
Pese embora todos os «handicaps» e contingências de estar a crescer num contexto competitivo de difícil adaptação quando se trata de transitar para outros de nível superior, viu a AS Roma garantir recentemente o direito a opção de compra do seu passe no final da temporada 2014/15.
 
#47 Patrick Roberts (17 anos | Extremo-Direito | FC Fulham)
patrick roberts1
 
 Nome: Patrick Roberts
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 05/02/1997 (17 anos)
 Posição: Extremo-Direito/2ºAvançado
 Altura: 1,67 cm
 Clube: FC Fulham
 
 
 
Apontamentos: Patrick Roberts
 
#48 Vinicius Garcia (17 anos | Médio-Centro/Ofensivo | São Paulo U17)
vinicius garcia
 
 Nome: Vinicius de Souza Garcia
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 20/01/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: –
 Clube: São Paulo U17
 
 
 
Apontamentos: As únicas referências visuais que tenho do jogo de Vinícius Garcia, mais conhecido por Vini, são as do vídeo abaixo ainda em enquadramento juvenil.
A relevância do potencial técnico do seu futebol, desperta-me a curiosidade para apanhar pelo menos um jogo completo nos próximos tempos, tendo em vista uma aferição com menor margem de erro daquilo que vale ou poderá vir a valer realmente em todas as outras dimensões necessárias para vingar num plano competitivo superior.
Com o tratamento e acompanhamento técnico dos jovens talentos brasileiros a continuar a ser feito sem rigor e competência, ou seja, sem que se crie as estruturas e canalizações necessárias que permitam uma ascensão e posterior prossecução sustentada e saudável das suas carreiras, levando a que muitos deles percam facilmente o foco muito antes de chegarem sequer a um patamar de semi-profissionalismo, fica sempre a dúvida do que se poderá vir a suceder com Vini durante esta fase mais decisiva do seu percurso.
 
#49 Rúben Neves (17 anos | Médio-Defensivo/Centro | FC Porto)
ruben neves1
 
 Nome: Rúben Diogo da Silva Neves
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 13/03/1997 (17 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,80 cm
 Clube: FC Porto
 
 
 
Apontamentos: Rúben Neves
#50 Samed Kilic (18 anos | Médio-Centro/Ofensivo | AJ Auxerre Júniores)
samed kilic
 
 Nome: Samed Kilic
 Nacionalidade: Francesa/Turca
 Nascimento: 28/01/1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,78 cm
 Clube: AJ Auxerre Júniores
 
 
 
Apontamentos: Iniciado no Noisy-le-Grand FC e FC Bussy Saint-Georges, com passagem posterior por um dos mais prestigiados centros de treino do futebol francês, o INF Clairefontaine, Samed Kilic é por estes dias um dos jogadores dos quadros de formação do AJ Auxerre de maior projecção para o futuro daquele clube.
Tecnicamente dotado, Kilic destaca-se pela forma como através de acções de condução acompanhadas de visão e capacidade no capítulo do passe, permite fluidez aos processos intermédios da equipa, partindo da zona «8» ou actuando desde logo mais próximo ao registo de «nº10».
Extremamente franzino, não tolera jogo de contacto e tem nessa dimensão um dos «handicaps» do seu futebol – frente a adversários fisicamente mais imponentes e inteligentes na utilização corporal, como são boa parte dos jogadores que actuam nos campeonatos profissionais franceses, torna-se um elemento demasiado fácil de anular.
Internacional Jovem pela França, é com expectativa que se aguarda o desenrolar desta fase mais decisiva da sua carreira e a forma como irá reagir aos novos estímulos competitivos que se seguem.

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.1/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.3/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.4/4

* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.


Translate »