Home » Campeonatos e Competicoes » TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.1/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.1/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.1/4

tftalent1

   Num Mundo em que as promessas são em muito maior número do que as confirmações, mas   onde o talento em estado bruto existe em menor escala do que outros (im)ponderáveis que   depois proporcionarão o maior ou menor sucesso da carreira de um jogador de futebol, fica a   proposta de uma lista relativa a cem perfis de valor acrescentado, um pouco por toda a parte   do planeta, entre os quinze e vinte anos, em diferentes estádios de desenvolvimento e com   projecção para distintos patamares competitivos potenciais/futuros.
      Abaixo, o Volume 1 de um total de 4 a serem publicados em próximas oportunidades:


#1 Shangyuan Wang (20 anos | Médio-Centro/Direito | FC Brugge)
shangyuan wang
 
 Nome: Shangyuan Wang
 Nacionalidade: Chinesa
 Nascimento: 02/06/1993 (20 anos)
 Posição: Médio-Centro/Direito
 Altura: 1,85 cm
 Clube: FC Brugge
 
 
 
Apontamentos: Aterrado na Europa para um período experimental nos quadros de formação do Manchester City, foi no FC Brugge da Bélgica que Shangyuan Wang conseguiu o seu contrato e primeira oportunidade pelo Velho Continente, oriundo do Beijing Sangao, depois de se ter iniciado para ao futebol ao serviço do Jingtie Locomotive.
Aposta de equipa principal no início da temporada, foi perdendo espaço após a chegada de Preud’homme, acabando relegado para a Equipa B dos azuis-e-preto onde procura a rodagem competitiva ideal que o permita evitar as demasiadas ingenuidades que ainda comete na gestão das suas decisões com bola.
Considerado um dos melhores valores do futebol chinês da actualidade, Wang destaca-se pela forma como consegue aliar capacidade física e técnica, num registo próximo ao de «organizador-criativo», denotando competência no capítulo do passe e a assumir acções de condução, sendo ainda um bom rematador de média-distância: prova disso o golo de belo-efeito que marcou na sua estreia com a camisola do clube belga.
Visto como um dos possíveis sucessores de Odjidja-Ofoe, fica a expectativa de como será gerida a sua carreira daqui para a frente e quais os planos que estão traçados para si.
 

 
#2 Nuno Santos (19 anos | Extremo-Direito/Esquerdo | SL Benfica Júniores)
nuno santos benfica
 
 Nome: Nuno Santos
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 13/02/1995 (19 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,79 cm
 Clube: SL Benfica Júnior
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros de formação do Benfica desde a presente temporada depois de passagens por Trofense, Porto, Padroense e Rio Ave, Nuno Santos vem-se afirmando como um dos melhores projectos a serem desenvolvidos na escola de talentos encarnada.
Actuando sobre uma das alas, direita preferencialmente para depois puxar jogo para dentro e fazer uso do seu belo pé esquerdo, o jovem-prodígio da formação encarnada destaca-se por conseguir aliar velocidade e virtuosismo no capítulo do drible, criando desequilíbrios nas equipas adversárias com relativa facilidade – assume-se também como marcador de lances de bola parada e revela competência no cruzamento e remate.
Aos 19 anos e com uma longa margem pela frente a ser devidamente trabalhada e aproveitada, são grandes as expectativas em torno do «Robben do Seixal», esperando-se uma materialização efectiva de todo o seu potencial a médio-prazo enquadrado em contexto profissional.
 

 
#3 Maxwel Cornet (17 anos | Extremo-Direito/Esquerdo | FC Metz)
maxwel cornet
 
 Nome: Gnaly Maxwel Cornet
 Nacionalidade: Costa-Marfinense/Francesa
 Nascimento: 27/09/1996 (17 anos)
 Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2º Avançado
 Altura: 1,79 cm
 Clube: FC Metz
 
 
 
Apontamentos: Formado no FC Metz, uma das mais respeitadas escolas do futebol francês, Maxwel Cornet é aos 17 anos uma das maiores apostas de futuro dos «grenats».
Aliando potência física com capacidade técnica, Cornet destaca-se pela forma agressiva como parte para cima dos defesas adversários, procurando o desequilíbrio sobre uma das alas e visando depois a baliza para testar o seu remate – com margem para trabalhar ao nível da consistência – ou um companheiro para fazer a assistência através do passe/cruzamento.
Com algumas aparições pela equipa principal do FC Metz esta temporada na Ligue 2, ficaram patentes algumas ingenuidades e precipitações típicas de quem começa agora a iniciar o seu processo de transição para contexto profissional, mas, é expectável, que nos próximos tempos, consiga uma materialização mais efectiva de tudo o que o seu futebol tem para oferecer.
É visto como uma das referências das Selecções Jovens Francesas Sub-16 a Sub-19.
 

 
#4 Aleksey Miranchuk (18 anos | Médio-Ofensivo | Lokomotiv Moscovo)
aleksey miranchuk
 
 Nome: Aleksey Miranchuk
 Nacionalidade: Russa
 Nascimento: 17/10/1995 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: 1,77 cm
 Clube: Lokomotiv Moscovo
 
 
 
Apontamentos: Dos quadros de formação do Lokomotiv Moscovo e já estreado na equipa principal do clube russo, Aleksey Miranchuk é visto actualmente como dos valores de maior projecção a actuarem no mercado de leste.
Destacando-se pela forma competente como assume acções de condução acompanhadas de velocidade e criatividade, denota igualmente interessantes argumentos na forma como procura o golo ou proporciona a assistência para os seus companheiros no apoio ao ataque, mais descaído sobre uma das alas ou nas costas dos avançados.
Executante de lances de bola parada a jeito do seu interessante pé esquerdo, Miranchuk é ainda Internacional Jovem Sub-21 pelo seu país.
Nota ainda para o seu irmão gémeo Anton Miranchuk, também ele a fazer um percurso interessante pelos quadros de formação do Lokomotiv de Moscovo e da Selecção Russa.
 

 
#5 Sascha Horvath (17 anos | Médio-Ofensivo | FK Áustria de Viena)
sascha horvath
 
 Nome: Sascha Horvath
 Nacionalidade: Austríaca
 Nascimento: 22/08/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: 1,64 cm
 Clube: FK Áustria de Viena
 
 
 
Apontamentos: Verdadeira formiga atómica austríaca, dentro de um registo de jogo comparável a jogadores como Mathieu Valbuena ou Sebastian Giovinco, Sascha Horvath é visto actualmente como um dos melhores talentos produzidos nos quadros de formação do Áustria de Viena nos últimos tempos.
Extremamente frágil fisicamente, Horvath destaca-se pela forma como lança o pânico nas defensivas contrárias, dentro de um estilo rasteiro mas muito rápido, rasga com acelerações e aparece depois nas imediações da baliza adversária onde denota qualidade de execução para se fazer ao golo ou criatividade para provocar o aparecimento de espaços e proporcionar a assistência para um companheiro.
Numa mistura de criativo com segundo-avançado, Sascha Horvath surge na senda de outros bons valores que vão despontando no campeonato austríaco como Valentino Lazaro ou Louis Schaub.
 

 
#6 Javier Muñoz (19 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Real Madrid Juvenil A)
javier munoz real madrid
 
 Nome: Javier Muñoz Jiménez
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 28/02/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,75 cm
 Clube: Real Madrid Juvenil A
 
 
 
Apontamentos: Visto como um dos bons valores dos quadros de formação do Real Madrid, Javier Munõz desenrola o seu jogo como uma espécie de «organizador-criativo», proporcionando dinâmica aos momentos ofensivos da sua equipa através da sua astúcia na desmarcação, visão e argumentos no capítulo do passe.
Competente a assumir acções de condução velozes acompanhadas de virtuosismo no drible, não raras vezes aparece em zonas de decisão final para atacar o golo – razoável técnica de remate, embora deva trabalhar consistência – ou fazer a assistência para um companheiro.
Aos 19 anos e a precisar de experienciar outros contextos competitivos por forma a amadurecer o seu futebol, fica a expectativa se o conseguirá fazer incluído nos quadros de um clube que é reconhecido por ser um dos maiores «queima-talentos» de formação do futebol Europeu e Mundial.
 
#7 Nikolaos Vergos (18 anos | Avançado | Olympiacos FC)
nikolaos vergos
 
 Nome: Nikolaos Vergos
 Nacionalidade: Grega
 Nascimento: 13/01/1996 (18 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 1,84 cm
 Clube: Olympiacos FC
 
 
 
Apontamentos: A fazer por estes dias as suas primeiras aparições ao serviço da equipa principal do Olympiacos, depois de um percurso de sucesso pela formação do clube grego, Nikolaos Vergos é um avançado de interessantes recursos.
Capaz de actuar num estilo mais fixo ou mais solto em que confere apoios e arrasta marcações, consegue proporcionar dinâmica ao sector atacante da equipa e revela instinto para criar problemas de maior aos adversários.
Astuto na desmarcação, sem ser explosivo, evidencia qualidade de execução no último momento, ainda que continue à procura do equilíbrio ideal ao nível dos seus índices gerais de concentração e consistência.
Com margem para melhorar no capítulo das suas decisões com bola, fica a expectativa daquilo que conseguirá fazer nos próximos tempos ao serviço do clube grego, pensando, depois, caso ultrapasse esta sua primeira fase de afirmação no plano profissional com sucesso, na possível projecção do seu futebol para outros patamares.
 

 
#8 Oleksandr Zinchenko (17 anos | Médio-Ofensivo | Shakhtar Donetsk Sub-17)
oleksandr zinchenko
 
 Nome: Oleksandr Zinchenko
 Nacionalidade: Ucraniana
 Nascimento: 15/12/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: 1,75 cm
 Clube: Shakhtar Donetsk Sub-17
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros de formação do Shakhtar Donetsk, Oleksandr Zinchenko é por estes dias um dos projectos ucranianos de maior projecção para o futuro do futebol da Europa de Leste.
Tecnicamente refinado, surge como criativo nas costas dos avançados, revelando competência em acções de condução, virtuosidade no capítulo do drible e argumentos na colocação de passes que ajudam a criar situações privilegiadas de finalização para os seus companheiros.
Executante de lances de bola parada a jeito do seu interessante pé esquerdo, Zinchenko é a prova viva de que o Shakhtar Donetsk não precisa de autocarros de importação sul-americana para ter magia nos pés.
Aos 17 anos, e já Internacional Sub-19 Ucraniano, fica a interrogação se no futuro terá todo o acompanhamento e oportunidades que o seu futebol merece.
 

 
#9 Dawid Kownacki (17 anos | Avançado | Lech Poznan)
dawid kownacki
 
 Nome: Dawid Kownacki
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 14/03/1997 (17 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 1,85 cm
 Clube: Lech Poznan
 
 
 
Apontamentos: Dawid Kownacki
#10 Andrija Zivkovic (17 anos | Médio-Ofensivo/2ºAvançado | Partizan Belgrado)
andrija zivkovic
 
 Nome: Andrija Zivkovic
 Nacionalidade: Sérvia
 Nascimento: 11/07/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2º Avançado
 Altura: 1,70 cm
 Clube: Partizan Belgrado
 
 
 
Apontamentos: Caso de precocidade sérvia, Andrija Zivkovic tornou-se o jogador mais jovem de sempre a vestir a camisola da Selecção Principal daquele país.
Muito frágil fisicamente mas extremamente virtuoso tecnicamente, Zivkovic destaca-se pela forma fácil como consegue colar a bola ao seu pé esquerdo e assumir acções de condução aceleradas, provocando desequilíbrios nas defensivas contrárias e lançando o pânico junto dos adversários.
Executante de lances de bola parada, uma vez que não possui qualquer dimensão no jogo aéreo, pode partir de uma das faixas ou actuar por zonas mais centrais, numa mistura de criativo com 2º avançado.
Aos 17 anos, deve procurar gerir todos os ruídos que entretanto a grande potencialidade técnica do seu futebol já gerou, sob pena, de depois, quando enquadrado em contextos competitivos superiores relativamente ao sérvio, não conseguir materializá-la de maneira suficientemente consistente e assertiva quanto aquela que vem demonstrando nos últimos tempos.
 

 
#11 Wout Faes (16 anos | Defesa-Central | RSC Anderlecht U17)
wout faes
 
 Nome: Wout Faes
 Nacionalidade: Belga
 Nascimento: 03/04/1998 (19 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: – cm
 Clube: RSC Anderlecht U17
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas do Anderlecht, Wout Faes tem despertado a cobiça de alguns dos maiores clubes europeus.
Com um estilo de actuação que faz lembrar o agora jogador do Chelsea, David Luiz, o internacional jovem belga destaca-se pela forma personalizada, agressiva e determinada com que assume em tão tenra idade as rédeas do centro da defesa da sua equipa.
Dotado de agilidade, velocidade na abordagem, sentido de antecipação e argumentos no corte/intercepção para tornar a vida complicada aos seus adversários, consegue evidenciar igualmente predicados no jogo aéreo – ainda em fase de crescimento e a ganhar dimensão.
Tecnicamente capaz para conferir critério e qualidade em primeiras fases de construção em processo de saída organizada – ora através da colocação de passes, ora assumindo acções de condução – Wout Faes é visto actualmente como um dos talentos belgas de escalão Sub-17 com maior projecção futura.
 

 
#12 Dorin Rotariu (18 anos | 2ºAvançado/Médio-Ofensivo | Dinamo Bucareste)
dorin rotariu
 
 Nome: Dorin Rotariu
 Nacionalidade: Romena
 Nascimento: 29/07/1995 (18 anos)
 Posição: 2ºAvançado/Médio-Ofensivo
 Altura: 1,81 cm
 Clube: Dinamo Bucareste
 
 
 
Apontamentos: Dorin Rotariu
#13 Iuri Medeiros (19 anos | Extremo-Esquerdo/Direito | Sporting CP B)
iuri medeiros
 
 Nome: Iuri José Picanço Medeiros
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 10/07/1994 (19 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,74 cm
 Clube: Sporting CP B
 
 
 
Apontamentos: Com um pé esquerdo capaz de fazer sonhar, o açoriano Iuri Medeiros, prepara-se para dentro em breve dar o passo mais decisivo da carreira ao ascender ao quadro principal do Sporting CP, clube onde iniciou e fez toda a sua formação.
Muito rápido e tecnicamente virtuoso, Iuri consegue lançar o pânico nas defensivas contrárias com relativa facilidade, partindo de uma das alas e com versatilidade para se misturar como uma espécie de 2º avançado, denota qualidade de execução ao nível do cruzamento e remate.
Podendo-se constituir igualmente como executante de lances de bola parada, deve gerir melhor algumas das suas decisões com bola e ganhar maior agressividade e disciplina em momentos sem ela.
Aos 19 anos é altura de se afirmar definitivamente e tentar materializar agora em contexto de topo todas as potencialidades que foi evidenciando ao longo dos anos em Alcochete.
 

 
#14 Kingsley Coman (17 anos | Extremo-Esquerdo/Direito | PSG)
kingsley coman
 
 Nome: Kingsley Coman
 Nacionalidade: Guineense/Francesa
 Nascimento: 13/06/1996 (17 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,78 cm
 Clube: PSG
 
 
 
Apontamentos: Já estreado na equipa principal do PSG, Kingsley Coman é visto actualmente como um dos talentos pertencentes aos quadros jovens de formação do clube francês com maior projecção futura.
Numa mescla de potência física e capacidade técnica, Coman destaca-se pela forma agressiva e determinada com que parte para cima dos adversários em lances ofensivos de um-para-um, revelando depois argumentos no capítulo do remate e cruzamento em zonas de decisão final, atacando o golo ou fazendo a assistência para os seus companheiros.
Dono de um pé direito muito interessante, assume-se também como executante de lances de bola parada.
Aos 17 anos é internacional jovem «bleu» e começa a evidenciar-se como mais um dos bons projectos franceses com a habitual cumplicidade africana.
 

 
#15 Eduard Sobol (19 anos | Defesa-Lateral Esquerdo | Shakhtar Donetsk)
eduard sobol
 
 Nome: Eduard Sobol
 Nacionalidade: Ucraniana
 Nascimento: 20/04/1995 (19 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo
 Altura: 1,86 cm
 Clube: Shakhtar Donetsk
 
 
 
Apontamentos: Formado nas escolas do Metalurg Zaporizhya, assinou pelas gigantes ucranianos do Shakhtar Donetsk no início do ano passado, depois da solidez do seu futebol em tão tenra idade ter impressionado e convencido os responsáveis daquele clube a avançarem para a sua contratação.
Fisicamente muito disponível e determinado no vaivém constante sobre o flanco esquerdo, confere equilíbrio defensivo sem se esquecer depois do desdobramento e respectivo acompanhamento ofensivo – ainda que tecnicamente não seja um primor, denota capacidade no aproveitamento de espaços e velocidade de ponta.
Depois de um período inicial a rodar em contexto de Equipa B, começa agora a afirmar-se definitivamente nos quadros principais do Shakhtar Donetsk, sendo também Internacional Jovem Ucraniano Sub-20.
#16 Ben Pearson (19 anos | Médio-Defensivo/Centro | Manchester United Reserves)
ben pearson
 
 Nome: Ben Pearson
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 04/01/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: –
 Clube: Manchester United Reserves
 
 
 
Apontamentos: Se o nome de Andreas Pereira surge na vanguarda da vertente mais técnica e criativa do jogo das Reservas do Manchester United, já a parceria Ben PearsonJoe Rothwell é por seu turno uma simplificadora de excelência no meio-campo dos «diabos vermelhos».
Dentro de um registo de «destruidor-construtivo», Pearson denota agressividade na recuperação e capacidade técnica suficiente para no momento seguinte preocupar-se com o processo de construção que permita uma transição defesa-ataque rápida, criteriosa e proveitosa para a sua equipa.
Optando pelo passe simples, curto e médio, mas com visão e argumentos para experimentar também o longo, o jovem internacional sub-19 inglês, denota atitude e compreensão do jogo acima da média para um jogador da sua faixa-etária.
Numa altura em que pelos lados de Manchester se pensa numa renovação de fundo do histórico clube inglês, o trio Andreas PereiraBen PearsonJoe Rothwell deve ser levado em consideração.
 

 
#17 Filip Jagiello (16 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Zaglebie Lubin)
filip jagiello
 
 Nome: Filip Jagiello
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 08/08/1997 (16 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,82 cm
 Clube: Zaglebie Lubin
 
 
 
Apontamentos: No mercado europeu da moda onde vão despontando nomes de jovens valores de potencial técnico considerável quase todos os meses, de Karol Linetty, Aleksander Jagiello, Przemyslaw Frankowski, Pawel Stolarski, passando por Adam Dzwigala, Kownacki, Michal Helik ou Pawel Dawidowicz, entre outros, nota para a estreia no principal campeonato polaco – infeliz, já que não durou mais de meia hora em campo, numa gestão pouco compreensível por parte do seu treinador – ao serviço do Zaglebie Lubin, de mais um dos valores sobre quem os responsáveis daquele país depositam grandes esperanças: Filip Jagiello.
Habitual capitão da Selecção Polaca Sub-17, Jagiello assume-se como um médio-criativo, podendo começar jogo nas zonas mais próximas às da posição «8», desdobrando depois em «10» para através dos seus predicados ao nível da condução, visão e passe, proporcionar dinâmica ao meio-campo ofensivo da sua equipa.
Executante de lances de bola parada, necessita, obviamente e em virtude da tenra idade, de adquirir outro equilíbrio ao nível dos seus índices gerais de agressividade e intensidade sem bola, bem como, outro padrão de objectividade na gestão de algumas das suas decisões com bola.
Com 16 anos, fica a expectativa do que o futuro tem reservado para si numa altura em que a escola e o futebol são interesses comuns à vida do jovem talento polaco.
 

 
#18 Muamer Tankovic (19 anos | 2ºAvançado | FC Fulham)
muamer tankovic
 
 Nome: Muamer Tankovic
 Nacionalidade: Sueca
 Nascimento: 22/02/1995 (19 anos)
 Posição: 2ºAvançado
 Altura: 1,79 cm
 Clube: FC Fulham
 
 
 
Apontamentos: Iniciado no Hageby IF, formado no IFK Norrkoping e nos quadros do FC Fulham desde os 16 anos, Muamer «Mujo» Tankovic é visto actualmente como um dos talentos suecos de maior projecção futura.
Já estreado na equipa principal dos «cottagers», Tankovic assume-se como um avançado-móvel, rápido e astuto na desmarcação, surge em zonas de decisão final com frequência, patenteando interessante qualidade de execução no ataque ao golo.
Devido à sua técnica de remate, assume-se também como executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito.
Útil pela dinâmica e versatilidade que proporciona ao sector atacante da sua equipa, é expectável que no futuro e numa altura que conta 19 anos e já se tornou Internacional A pela Suécia, sejam dadas mais oportunidades ao serviço da equipa principal do FC Fulham com o intuito de materializar num contexto competitivo superior, todas as boas indicações deixadas pelas reservas do clube inglês.
 

 
#19 Dejan Drazic (18 anos | Extremo-Esquerdo/Direito | OFK Belgrado)
dejan drazic
 
 Nome: Dejan Drazic
 Nacionalidade: Sérvia
 Nascimento: 26/09/1995 (18 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito
 Altura: 1,75 cm
 Clube: OFK Belgrado
 
 
 
Apontamentos: Conhecido por «El Shaarawy sérvio» devido às semelhanças do seu estilo de jogo e «look» capilar com o astro ítalo-egípcio do AC Milan, Dejan Drazic é por estes dias uma das boas promessas a evoluírem na SuperLiga sérvia ao serviço do OFK Belgrado, depois de se ter iniciado e destacado nos quadros de formação do Partizan.
Rápido, ágil e móvel, parte de uma das alas – esquerda preferencialmente – para depois aplicar toda a sua competência em acções de condução aceleradas acompanhadas de virtuosismo no drible e descompensar/desequilibrar as defensivas contrárias.
Assumindo-se como executante de lances de bola parada a jeito do seu interessante pé direito, Drazic deve gerir melhor algumas das suas decisões com bola e alguns tiques de vedetismo excessivos que depois levam a que perca objectividade nas suas acções.
Aos 18 anos é mais um dos bons produtos da escola de talentos sérvia para acompanhar de perto.
 

 
#20 Julien de Sart (19 anos | Médio-Defensivo/Centro | Standard Liège)
julien de sart
 
 Nome: Julien de Sart
 Nacionalidade: Belga
 Nascimento: 23/12/1994 (19 anos)
 Posição: Médio-Defensivo/Centro
 Altura: 1,87 cm
 Clube: Standard Liège
 
 
 
Apontamentos: Estreado esta temporada na equipa principal do Standard Liège, Julien de Sart vem deixando alguns bons apontamentos nesta Jupiler Pro League 2013/14.
Médio-Defensivo com capacidade para desdobrar jogo e assumir funções na zona «8», o jovem internacional belga Sub-19, destaca-se pela forma como proporciona fluidez e equilíbrio aos processos intermédios da equipa, ora em transição ataque-defesa, ora em transição defesa-ataque.
Dentro de um registo esguio, mas suficientemente ágil, denota competência em acções de condução e evidencia visão e capacidade técnica para arriscar o passe médio e longo com eficácia e objectividade.
A necessitar de encontrar um melhor registo nos seus índices gerais de agressividade e intensidade – por vezes ainda comete precipitações e ingenuidades com e sem bola típicas de quem se está a iniciar em contexto profissionalde Sart, pode constituir-se também, como executante de lances de bola parada laterais a jeito do seu pé direito.
Aos 19 anos, Julien de Sart é nome para acompanhar de perto nos próximos tempos.
 

 
#21 James Wilson (18 anos | Avançado-Centro | Manchester United Reserves)
james wilson manchester
 
 Nome: James Antony Wilson
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 01/12/1995 (18 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: 1,84 cm
 Clube: Manchester United Reserves
 
 
 
Apontamentos: Lançado a jogo na equipa principal do Manchester United há poucos dias por intermédio de Ryan Giggs, James Wilson respondeu com dois golos ao agora jogador-treinador dos «diabos vermelhos», confirmando em pleno Teatro dos Sonhos todas as boas indicações que já havia deixado pelas reservas do clube inglês.
Destacando-se sobretudo pela astúcia dos seus movimentos e instinto na cara do golo, revela qualidade de execução e prontidão no remate com ambos os pés, embora seja o esquerdo o seu preferido.
Fisicamente equilibrado e denotando razoável coordenação, sem ser explosivo ou um portento a nível de agilidade, consegue proporcionar dinamismo ao sector atacante da sua equipa, ora na forma como surge por entre os defesas-centrais adversários, ora em situações de apoio aos seus companheiros em jogo de costas para a baliza.
Aos 18 anos, assume-se como mais uma das possíveis apostas de valor na revolução esperada pelos lados de Old Trafford.
 

 
#22 Luka Jovic (16 anos | Avançado | Estrela-Vermelha U19 )
luka jovic
 
 Nome: Luka Jovic
 Nacionalidade: Sérvia
 Nascimento: 23/12/1997 (16 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 1,75 cm
 Clube: Estrela-Vermelha U19
 
 
 
Apontamentos: Luka Jovic
#23 Tin Jedvaj (18 anos | Defesa-Central | AS Roma)
tin jedvaj
 
 Nome: Tin Jedvaj
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 28/11/1995 (18 anos)
 Posição: Defesa-Central/Direito/Médio-Defensivo
 Altura: 1,88 cm
 Clube: AS Roma
 
 
 
Apontamentos: Enquanto o Mundo do futebol se deliciava com a magia nos pés de Alen Halilovic, a AS Roma, de forma subtil, garantiu os préstimos no início de 2013 de outro dos talentos de maior projecção para o futuro do futebol croata: Tin Jedvaj.
Determinado e rápido na abordagem, o internacional jovem croata, destaca-se pela forma personalizada e concentrada com que se compromete com o jogo – actuando como defesa-central, apresenta versatilidade para ser utilizado também como lateral ou até médio-defensivo.
Dentro de um registo esguio mas suficientemente ágil, Jedvaj não se revela um elemento fácil de ultrapassar por parte dos oponentes, sendo ainda competente no jogo aéreo – não apenas em momento defensivo, mas também em subidas até à área contrária para dar sequência de cabeça a lances de bola parada – e atrevido na participação em primeiras fases de construção do futebol da equipa – ora assumindo acções de condução velozes, ora arriscando passes médios e longos que visem explorar as costas das defesas adversárias, fazendo uso da sua boa capacidade técnica.
Aos 18 anos, conta apenas 8 minutos ao serviço da primeira formação do clube italiano, sendo expectável que nos próximos tempos lhe sejam concedidas mais oportunidades com as cores principais da equipa «giallorossi».
 

 
#24 João Graça (18 anos | Médio Centro/Ofensivo | FC Porto Júniores)
joao graça
 
 Nome: João Pedro Salazar da Graça
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 18/06/1995 (18 anos)
 Posição: Médio Centro/Ofensivo
 Altura: –
 Clube: FC Porto Júniores
 
 
 
Apontamentos: Iniciado no Boavista e contando com passagens por empréstimo ao serviço de Pasteleira e Padroense, é com as cores dos Júniores do Futebol Clube do Porto, que João Graça tem demonstrado toda a magia que leva nos pés.
Criativo, assume acções de condução velozes acompanhadas de grande virtuosismo no drible, descompensando as defensivas contrárias e atingindo as zonas de decisão final com relativa facilidade.
Dono de um pé direito de excelência, deve procurar gerir melhor todos os ruídos que entretanto o seu talento vai despertando, sob pena, de toda a dimensão técnica que transporta para o jogo, não ser acompanhada da efectividade e objectividade necessárias para vingar em contextos competitivos superiores.
Aos 18 anos, é um dos projectos técnicos mais interessantes a serem desenvolvidos no laboratório de talentos do Olival.
#25 Renato Sanches (16 anos | Médio-Centro/Ofensivo | SL Benfica Júniores)
renato sanches
 
 Nome: Renato Júnior Luz Sanches
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 18/08/1997 (16 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1,72 cm
 Clube: SL Benfica Júniores
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros de formação do Benfica desde 2008 oriundo do Águias Musgueira, Renato Sanches é por estes dias um dos talentos de maior projecção a evoluírem na Academia do Seixal.
Destacando-se pela capacidade técnica que transporta para o jogo, o jovem internacional Sub-17 português, revela facilidade a assumir acções de condução velozes acompanhadas de virtuosismo no drible, assim como, argumentos no capítulo do passe e remate, proporcionando dinâmica aos processos intermédios da equipa e desdobrando-se depois para zonas de decisão final para efectuar a assistência ou atacar ele próprio o golo – marcador de bolas paradas a jeito do seu pé direito.
Aos 16 anos, deve deixar de lado tiques de vedetismo e gerir melhor algumas das suas decisões com bola, por forma a que, agora que começa a ser enquadrado em contextos competitivos superiores, consiga materializar consistentemente e a longo-prazo toda a potencialidade técnica do seu jogo.
 

 

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.2/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.3/4

TF 100+ WonderTalent 2014 – Vol.4/4

* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.


Translate »