Home » Campeonatos e Competicoes » UEFA Youth League 2013/14

UEFA Youth League 2013/14

UEFA Youth League 2013/14

youthleague2

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Torneio: UEFA Youth League 2013/14
– Número de Equipas: 32
– Vencedor do Torneio: FC Barcelona
– Melhores Marcadores: El Haddadi (11G) | Devante Cole/John Swift/Rochinha (6G)
– Melhor Jogador do Torneio: El Haddadi (FC Barcelona)
– Prémio TF Scouting: Nuno Santos (SL Benfica)
– Equipa Sensação: SL Benfica
– Equipa Desilusão: AFC Ajax
– Grau de Competitividade: Médio
– Prós do Torneio: Com 32 equipas de escalão Sub-19 pertencentes aos clubes presentes na Fase-de-Grupos da prova principal a serem distribuídas por 8 grupos, a UEFA Youth League, surgiu na sequência da NextGen Series e em boa hora, proporcionando maior visibilidade e competitividade ao futebol jovem europeu.
– Contras do Torneio: Embora por questões de logística e organização se torne mais fácil e prático o apuramento através das equipas principais que se qualificam para a Fase-De-Grupos da Liga dos Campeões, seria interessante um repensar de processos que permitisse no futuro o apuramento via campeonatos nacionais jovens dos diferentes países, dentro dos mesmos moldes com que se apuram as equipas profissionais para a principal competição de clubes do Mundo, potenciando dessa forma e desde logo na origem a competitividade do futebol jovem europeu.


Bogdan Sarnavski (19 anos | Shakhtar Donetsk II | Guarda-Redes)
sarnavskiy
 
 Nome: Bogdan Sarnavski
 Nacionalidade: Ucraniana
 Nascimento: 29-01-1995 (19 anos)
 Posição: Guarda-Redes
 Altura: 187 cm
 Clube: Shakhtar Donetsk II
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros do Shakhtar Donetsk desde o Verão passado oriundo do Arsenal Kiev, Bogdan Sarnavski foi um dos guardiões com mais tempo de jogo na Youth League 2013/14 – caiu nos Oitavos-de-Final da prova frente ao Arsenal FC.
Dentro de um registo tipicamente de leste, o Guarda-Redes ucraniano conjuga presença entre-os-postes com a frieza necessária para se tornar um último obstáculo difícil de bater.
Executando defesas com grau de dificuldade de resposta médio-alto, denotou reflexos e controlo espacial da baliza, assim como, razoáveis predicados no pontapé/passe e nos lançamentos manuais médios-longos.
Embora tenha cometido alguns erros típicos de quem começa agora a dar os seus primeiros passos na transição para contexto profissional – evidenciou precipitações e ingenuidade na abordagem de alguns lances aéreos, assim como, segundas bolas soltas para zonas pouco aconselháveis – Sarnavski, conseguiu afirmar-se como um dos bons valores do Shakhtar Donetsk na competição.
Na posição mais injusta do futebol, onde os erros valem a quadriplicar e as oportunidades para se exibir e crescer são a dividir, fica a expectativa do que irá suceder à sua carreira nos próximos tempos.
 
Krisztián Tamás (18 anos | AC Milan Primavera | Defesa-Lateral Esquerdo)
krisztian tamas
 
 Nome: Krisztián Tamás
 Nacionalidade: Húngara
 Nascimento: 18-04-1995 (18 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo
 Altura: 175 cm
 Clube: AC Milan Primavera
 
 
 
Apontamentos: Defesa-Lateral Esquerdo pertencente aos quadros da Primavera do AC Milan, Krisztián Tamás exibiu potencial assinalável no desempenho das suas funções.
Fisicamente disponível no vaivém constante sobre o flanco, proporcionou dinamismo nos desdobramentos ofensivos da equipa e razoável consistência na hora de defender.
Rápido e determinado na abordagem, denotou velocidade de reacção em lances de um-para-um defensivos para efectuar intercepções/desarmes e virtuosidade técnica suficiente para na hora de atacar conferir profundidade e aparecer nas imediações da área contrária para tirar o cruzamento ou provocar descompensações nas defensivas contrárias.
Dono de um interessante pé esquerdo que sabe dar uso para se assumir como possível executante de lances de bola parada, Tamás revelou ainda força de braços suficiente para colocar lançamentos laterais longos na área e transformar esse momento em mais uma situação de perigosidade para os adversários.
Nos quadros de formação do AC Milan desde 2011 oriundo do Haladás, Kristzián Tamás é aos 18 anos nome para ter debaixo de olho.
 
 
 
João Nunes (18 anos | Benfica B | Defesa-Central)
joao nunes benfica
 
 Nome: João Aniceto Grandela Nunes
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 19-11-1995 (18 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 186 cm
 Clube: Benfica B
 
 
 
Apontamentos: Personalizado e evidenciando traços de maturidade acima da média para o seu escalão etário, João Nunes foi um dos pilares na campanha-sensação benfiquista ao longo desta Youth League 2013/14.
Fisicamente capaz e autoritário, determinado e comprometido com o jogo, o capitão do Benfica evidenciou predicados não apenas em momento defensivo ao providenciar intercepções e desarmes vitais para o equilíbrio do último reduto da sua equipa, mas também, argumentos na fase de saída organizada para o ataque, ora assumindo acções de condução, ora colocando passes longos com visão, precisão e objectividade.
Presente no jogo aéreo em momento defensivo, assim como, ofensivo, subindo até à área contrária para dar sequência de cabeça a lances de bola parada, João Nunes afirmou-se como um dos projectos mais interessantes a serem desenvolvidos no laboratório de talentos do Seixal.
 

 
Rodrigo Tarin (17 anos | FC Barcelona Juvenil | Defesa-Central)
rodrigo tarin
 
 Nome: Rodrigo Tarin Higon
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 05-07-1996 (17 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 184 cm
 Clube: FC Barcelona Juvenil
 
 
 
Apontamentos: Autor do primeiro dos três golos com que o Barcelona levou de vencida o Benfica na final da Youth League 2013/14, Rodrigo Tarin, deixou transparecer ao longo da prova pormenores de relevância considerável.
Fisicamente disponível, competente ora em acções de contenção, ora em acções de cobertura, revelou espírito combativo e determinação para se tornar um obstáculo de difícil ultrapassagem no eixo-defensivo do Barcelona.
Internacional Jovem Espanhol, rápido e ágil na abordagem ao desarme, Tarin surge como um projecto de formatação «blaugrana» com cumplicidade «che», já que foi ao serviço do Valência que se iniciou antes de chegar à La Masia.
Ainda com margem para continuar a trabalhar e conferir outros padrões de eficácia e consistência aos momentos de saída organizada da sua equipa, Rodrigo Tarin é, aos 17 anos, nome para ter debaixo de olho.
 

 
Héctor Bellerín (19 anos | Arsenal FC Reserves | Defesa-Lateral Direito)
hector bellerin
 
 Nome: Héctor Bellerín Moruno
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 10-03-1995 (19 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Direito
 Altura: 178 cm
 Clube: Arsenal FC Reserves
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros de formação do Arsenal desde 2011 oriundo do Barcelona, Héctor Bellerín é um defesa-lateral direito de interessantes predicados.
Ágil e fisicamente disponível para efectuar o vaivém constante, confere dinamismo ao flanco direito da sua equipa, ora efectuando intercepções e desarmes em momento defensivo, ora desdobrando depois no acompanhamento ofensivo através de acções de condução velozes e astutas desmarcações no espaço.
Emprestado durante um período de curta-duração ainda esta temporada pelo Arsenal ao Watford FC, o internacional-jovem espanhol tem experienciado períodos de pouca estabilidade numa fase vital para a consolidação definitiva do seu futebol.
Com potencial técnico considerável e relevante, mas de materialização incerta e inconstante, fica a expectativa daquilo que poderá acontecer à sua carreira nestes próximos tempos – merece atenção e o devido acompanhamento.
 
Jordi Ortega (19 anos | FC Barcelona Juvenil | Médio-Centro)
jordi ortega
 
 Nome: Jordi Ortega
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 27-01-1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro
 Altura: – cm
 Clube: FC Barcelona Juvenil
 
 
 
Apontamentos: Sem tanta irreverência no seu futebol como a dos camaroneses Wilfrid Kaptoum ou Lionel Enguene, Jordi Ortega foi o verdadeiro «maestro blaugrana» ao longo desta Youth League 2013/14.
Num registo de jogo que lembrou por vezes o estilo de Xavi, Ortega destacou-se pela forma simples, criteriosa e eficaz com que fez fluir o jogo intermédio do Barcelona.
Competente em acções de condução e dono de um pé esquerdo refinado, revelou visão e argumentos no capítulo do passe.
Ainda que por vezes tenha ficado a sensação que jogou demasiado amarrado a tarefas defensivas típicas da posição «6», sempre que se conseguiu desdobrar, o seu futebol ganhou desde logo outra dimensão na manobra colectiva da equipa.
Com 19 anos, Jordi Ortega é um produto com a chancela de qualidade da La Masia para continuar a acompanhar nos próximos tempos.
 

 
Lewis Baker (18 anos | Chelsea FC Reserves | Médio-Centro)
lewis baker
 
 Nome: Lewis Renard Baker
 Nacionalidade: Inglesa
 Nascimento: 25-04-1995 (18 anos)
 Posição: Médio-Centro
 Altura: – cm
 Clube: Chelsea FC Reserves
 
 
 
Apontamentos: Comparado muitas vezes a Frank Lampard por algumas similaridades no que ao estilo de jogo e técnica de remate diz respeito, Lewis Baker foi o elemento mais preponderante em toda a manobra de jogo do Chelsea ao longo desta Youth League 2013/14.
Com visão de jogo muito acima da média para um jogador da sua faixa-etária, Baker foi o verdadeiro «organizador-blue» ao longo da prova, conferindo qualidade às saídas de jogo da equipa, ora assumindo acções de condução, ora colocando passes médios e longos com critério e objectividade.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu pé direito – pode recorrer também ao esquerdo -, Baker destaca-se igualmente pela sua portentosa média-distância.
Com 18 anos, é visto como um dos produtos mais ambiciosos dos quadros de formação do Chelsea, sendo, ainda, e por estes dias, figura-de-proa da Selecção Inglesa Sub-19.
 

 
Andreas Pereira (18 anos | Manchester United Reserves | Médio-Ofensivo)
andreas pereira
 
 Nome: Andreas Hugo Hoelgebaum Pereira
 Nacionalidade: Belga/Brasileira
 Nascimento: 01-01-1996 (18 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo
 Altura: 177 cm
 Clube: Manchester United Reserves
 
 
 
Apontamentos: Apesar do Manchester United ter caído ainda na Fase-de-Grupos da competição, referência para o belga-brasileiro Andreas Pereira, sobretudo pela relevância do potencial técnico do seu jogo.
Nascido na Bélgica, filho de pais brasileiros, Andreas Pereira passou pelos quadros dos holandeses dos PSV antes de se transferir para Manchester em Janeiro de 2012.
Médio-Ofensivo de cariz criativo, utiliza a sua virtuosidade técnica para provocar desequilíbrios nas defensivas contrárias através de acções de condução, assistindo depois companheiros através da sua razoável visão e predicados no capítulo do último passe, ora atacando desde logo as redes contrárias com qualidade de execução na abordagem ao golo.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu refinado pé direito, tem sido motivo de disputa entre belgas e brasileiros ansiosos por contarem com os seus préstimos nas selecções de base dos respectivos países – por enquanto é a Bélgica que leva vantagem.
Com demasiados ruídos em torno do seu talento a fazerem-se sentir em muitos momentos na materialização efectiva do seu potencial dentro de campo, fica a expectativa daquilo que será o desenrolar da sua carreira – tecnicamente é um dos melhores projectos da Geração’96 do Mundo e, se devidamente acompanhado e orientado, tem condições para brilhar ao mais alto nível.
 

 
Gonçalo Guedes (17 anos | SL Benfica (U-19) | Avançado/Esquerdo)
gonçalo guedes
 
 Nome: Gonçalo Manuel Ganchinho Guedes
 Nacionalidade: Portuguesa
 Nascimento: 29-11-1996 (17 anos)
 Posição: Avançado/Esquerdo
 Altura: – cm
 Clube: SL Benfica (U-19)
 
 
 
Apontamentos: Sem a virtuosidade técnica de elementos como Rochinha ou Nuno Santos, a irreverência de Romário Baldé ou Hildeberto Pereira, Gonçalo Guedes acabou por ser, ainda assim, um dos elementos mais dinâmicos do ataque encarnado nesta UEFA Youth League 2013/14.
Actuando descaído sobre a esquerda, puxando jogo para dentro para visar linhas de baliza e explorar a sua boa média-distância de pé direito, o internacional jovem português revelou verticalidade e astúcia nos seus movimentos a escapar às marcações adversárias, aparecendo em zonas de finalização para procurar o golo com frequência – ele que de resto é ainda um bom marcador de bolas paradas frontais.
Dentro de um estilo de jogo que fez lembrar por vezes o de Nélson Oliveira em fase inicial de carreira, deixou pormenores relevantes para um jogador de apenas 17 anos que esperemos tenham agora continuidade nos tempos vindouros.
 

 
Adama Traoré (18 anos | FC Barcelona B | Avançado/Direito)
adama traore
 
 Nome: Adama Traoré
 Nacionalidade: Maliana/Espanhola
 Nascimento: 25-01-1996 (18 anos)
 Posição: Avançado/Direito
 Altura: 178 cm
 Clube: FC Barcelona B
 
 
 
Apontamentos: Chamado a jogo na fase mais decisiva da competição, Adama Traoré, jogador de 18 anos nascido em Espanha descendente de Malianos, acabou por tornar-se num dos grandes impulsionadores da vitória do Barcelona nesta Youth League 2013/14.
Claramente numa fase de evolução adiantada comparativamente à maioria dos outros intervenientes presentes na prova, tornou o corredor direito da sua equipa numa verdadeira pista de velocidade em potência.
Tecnicamente capaz, de perfil explosivo e desequilibrador, não teve grandes dificuldades em fazer em água a cabeça dos oponentes que encontrou pela frente – levou tudo, inclusivamente a taça.
Ainda que com graves lacunas no capítulo da definição/decisão das suas acções, aspecto do seu jogo que terá que rever urgentemente se quiser vingar verdadeiramente no contexto profissional, Adama «La Fletxa» Traoré, é jogador para continuar – já conta com alguns minutos pela equipa principal «blaugrana» – a aparecer paulatinamente em Camp Nou.
 

 
Munir El Haddadi (18 anos | FC Barcelona B | Avançado)
munir el haddadi
 
 Nome: Munir El Haddadi Mohamed
 Nacionalidade: Espanhola-Marroquina
 Nascimento: 01-09-1995 (18 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 172 cm
 Clube: FC Barcelona B
 
 
 
Apontamentos: Filho de pais marroquinos, nascido em Espanha, Munir El Haddadi foi o melhor jogador desta UEFA Youth League 2013/14, afirmando-se não apenas no plano exibicional, mas também, estatístico – 11 golos em 10 jogos disputados -, foram os números que o permitiram destacar-se por larga margem da restante concorrência.
No laboratório de talentos da La Masia desde 2011, oriundo do Rayo Majadahonda, clube situado nas proximidades de Madrid para onde foi, já depois de ter conhecido um período experimental anterior nos quadros de formação do «Atleti», El Haddadi é um avançado formatado dentro da linhagem blaugrana, tecnicamente virtuoso, móvel e rápido sobre a frente de ataque, em jogo de primeiro-toque, sem dar grandes referências aos defesas contrários, aparece depois em zona de finalização onde evidencia qualidade de execução.
Com um pé esquerdo refinado e de alto valor acrescentado, assume-se, também, como especialista na execução de lances de bola parada.
Aos 18 anos e a praticar um estilo de jogo que me fez lembrar por vezes Alexis Sánchez em fase inicial de carreira – pé dominante à parte -, ficam grandes expectativas quanto ao que o futuro tem reservado para si.
 

 


Translate »