Home » competições » UEFA Euro U-21 2013 – Israel

UEFA Euro U-21 2013 – Israel

UEFA EURO U-21 2013 – ISRAEL

 

xiu21

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Torneio: UEFA Euro U-21 2013 (Israel)
– Número de Equipas: 8
– Vencedor do Torneio: Espanha
– Melhores Marcadores: 1º Álvaro Morata (4G) | 2º T.Alcántara (3G; 1A) | 3º Isco (3G)
– Melhor Jogador do Torneio: T.Alcântara (Espanha)
– Prémio TF Scouting: A.Morata (Espanha)
– Equipa Sensação: Noruega
– Equipa Desilusão: Alemanha/Inglaterra
– Grau de Competitividade: Médio-Alto
– Prós do Torneio: Excepção feita à França, Portugal e Bélgica, toda a «nata» do futebol de formação europeu esteve presente em Israel, fazendo uma boa promoção da modalidade. Foram 15 jogos disputados e 45 golos marcados, numa média de 3 golos por jogo.
– Contras do Torneio: Alguns conflitos extra-futebol que, apesar de tudo, acabaram por ser devidamente geridos pelos autoridades competentes. Muitos jogadores chegaram a esta fase final já com idade superior a vinte e um anos.
 

David de Gea (22 anos | Espanha | Guarda-Redes | Manchester United)
degea
 
 Nome: David de Gea
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 07-11-1990 (22 anos)
 Posição: Guarda-Redes
 Altura: 189 cm
 Clube: Manchester United
 
 
 
Apontamentos: A Espanha sofreu apenas dois golos ao longo deste Europeu Sub-21 2013 em Israel, os dois golos na final, tendo em David de Gea um dos seus garantes de segurança.
Com a qualidade técnica que já lhe é reconhecida há algum tempo, o guardião espanhol e dono da baliza do Manchester United, fez uma fase final isenta de grandes sobressaltos.
Sempre personalizado e capaz de evitar golos praticamente feitos, David de Gea, será, a curto prazo, escolha principal entre o elenco da Selecção A Espanhola.
 

 
Alberto Moreno (21 anos | Espanha | Defesa Lateral Esquerdo | Sevilha FC)
moreno
 
 Nome: Alberto Moreno
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 05-07-1992 (20 anos)
 Posição: Defesa Lateral Esquerdo
 Altura: 172 cm
 Clube: Sevilha FC
 
 
 
Apontamentos: Depois de ter surgido na equipa principal do Sevilha na segunda metade da La Liga 12/13, Alberto Moreno, chegou a esta fase final do Europeu Sub-21 2013 como um dos jogadores espanhóis que maior curiosidade despertavam.
Pese embora não tenha brilhado, também não comprometeu, lateral-esquerdo de vocação essencialmente ofensiva, ágil e com velocidade de reacção assinalável para abordar os lances em antecipação, precisará, contudo, de melhorar ao nível da sua consistência defensiva – maior disciplina posicional e agressividade.
Com facilidade na colocação de acelerações, evidencia ainda capacidade técnica de relevo nos cruzamentos em progressão – sem travar jogo -, garantindo, dessa forma, dinâmica e profundidade ofensiva ao seu flanco.
Aos 20 anos, é um bom valor das escolas do Sevilha para continuar a acompanhar nos próximos tempos.
 

 
Iñigo Martínez (22 anos | Espanha | Defesa Central | Real Sociedad)
martinez
 
 Nome: Iñigo Martínez Berridi
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 17-05-1991 (22 anos)
 Posição: Defesa Central
 Altura: 181 cm
 Clube: Real Sociedad
 
 
 
Apontamentos: Defesa Central canhoto que tem brilhado na Real Sociedad nas últimas temporadas, Iñigo Martínez, revelou voz, determinação e segurança na forma como geriu e orientou o sector recuado da «roja» ao longo desta fase final.
Fisicamente muito disponível, sem ser um portento, agressivo na abordagem – por vezes ainda recorre em demasia à falta -, garantiu solidez e personalidade à defensiva espanhola.
Perigoso em subidas até à área contrária, sem ser muito alto – 181 cm -, para dar sequência a lances de bola parada, revela, também, predicados ao nível do passe curto e médio, colocando primeiras bolas com critério e qualidade.
Aos 22 anos, começa a consolidar de forma definitiva o seu estatuto dentro do panorama futebolístico espanhol.
 

 
Matteo Bianchetti (20 anos | Itália | Defesa Central | Inter de Milão)
bianchetti
 
 Nome: Matteo Bianchetti
 Nacionalidade: Italiana
 Nascimento: 17-03-1993 (20 anos)
 Posição: Defesa Central
 Altura: 189 cm
 Clube: Hellas Verona (Emp: Inter de Milão)
 
 
 
Apontamentos: Matteo Bianchetti, chegou a Israel como um dos defesas centrais de menor renome por entre a elite de formação, mas acabou por ir ganhando confiança ao longo da competição e revelar-se peça importante no esquema «azzurri», fazendo, com Luca Caldirola, uma boa parceria – Itália sofreu apenas um golo até à final.
Alto, sem ser robusto, o que lhe permite ter alguma destreza na abordagem, Bianchetti, manifestou-se sempre muito determinado e um oponente complicado de ser ultrapassado por parte dos adversários.
Com interessante sentido posicional e de antecipação, efectuou vários desarmes providenciais ao longo da prova, garantindo, ainda, uma assistência para golo através de um passe longo – revela alguns argumentos na colocação de passes médios e longos embora possa ser mais consistente neste capítulo.
Aos 20 anos, resta saber se terá a devida atenção e acompanhamento por forma a ganhar uma rodagem competitiva superior nos próximos tempos.
 
Martín Montoya (22 anos | Espanha | Defesa Lateral Direito | FC Barcelona)
montoya
 
 Nome: Martín Montoya
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 14-04-1991 (22 anos)
 Posição: Defesa Lateral Direito
 Altura: 175 cm
 Clube: FC Barcelona
 
 
 
Apontamentos: Martín Montoya, lateral-direito espanhol pertencente aos quadros do FC Barcelona, presença habitual pelos diferentes escalões de formação da selecção «roja».
Equilibrado, garante dinâmica ao seu flanco sem perder consistência, fisicamente disponível, executa o vaivém com competência.
Rápido, aborda os lances defensivos com interessante noção posicional e sentido de antecipação, acompanhando depois a equipa no momento ofensivo onde revela capacidade no cruzamento – sem ser exímio.
Parte importante, também ele, na consistência defensiva evidenciada pela Selecção Espanhola em Israel, é um produto «blaugrana» de qualidade.
 

 
Thiago Alcântara (22 anos | Espanha | Médio Centro | FC Barcelona)
alcantara
 
 Nome: Thiago Alcântara
 Nacionalidade: Espanhola/Brasileira
 Nascimento: 11-04-1991 (22 anos)
 Posição: Médio Centro
 Altura: 170 cm
 Clube: FC Barcelona
 
 
 
Apontamentos: Numa palavra apenas: craque. Thiago Alcântara demonstrou neste Europeu Sub-21 2013 as razões pelas quais é visto como um dos melhores talentos saídos da escola do Barcelona nos últimos tempos.
Classe, inteligência, velocidade, criatividade e técnica, aliados a uma visão panorâmica do jogo, um verdadeiro «playmaker» capaz de fazer jogar – bem – até a pior das equipas.
Está longe de ser um portento físico, mas também não precisa sê-lo, o seu futebol está todo nos pés e na cabeça – dentro dela.
Não estivesse incluído nos quadros de uma equipa como o Barcelona e por estes dias, com mais tempo de jogo, brilharia em qualquer palco do Mundo com maior intensidade e frequência.
 

 
Koke (21 anos | Espanha | Médio Centro/Ofensivo | Atlético de Madrid)
koke
 
 Nome: Jorge Resurrección Merodio
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 08-01-1992 (21 anos)
 Posição: Médio Centro/Ofensivo
 Altura: 175 cm
 Clube: Atlético de Madrid
 
 
 
Apontamentos: Depois de uma temporada 12/13 de bom nível ao serviço do Atlético de Madrid, Jorge Resurrección Merodio, mais conhecido por Koke, chegou a esta fase final do Europeu Sub-21 2013 como um dos jogadores sobre quem recaiam as maiores atenções e, apesar de não ter brilhado, também não defraudou as expectativas.
Sem ser tão vistoso como outros companheiros de sector, Koke, prima pela eficácia e inteligência das suas acções, tecnicamente evoluído, compromete-se e assume o jogo com criatividade.
Produto «colchonero» de elevado valor acrescentado, o seu futebol começa a consolidar-se de forma definitiva.
 

 
Isco (21 anos | Espanha | Médio Ofensivo | Málaga CF)
isco
 
 Nome: Francisco Román Alarcón Suárez
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 21-04-1992 (21 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Direito/Esquerdo
 Altura: 176 cm
 Clube: Málaga CF
 
 
 
Apontamentos: Depois de uma temporada 2012/13 de grande nível ao serviço do Málaga, Francisco Alarcón Suárez, mais conhecido por Isco, chegou a esta fase final como a principal referência da Selecção Espanhola Sub-21.
Com magia nos pés para dar e vender, o craque espanhol fez um Europeu Sub-21 dentro das expectativas, confirmando o que já havia deixado entender durante a temporada pelo seu clube: o seu futebol está consolidado e pronto para outros vôos.
Um dos maiores erros de gestão do futebol espanhol, subaproveitado pelo Valência, o seu clube de formação, acabou por transferir-se para o Málaga por uma ninharia em 2011, hoje, com 21 anos, é um dos jovens mais valiosos do futebol de «nuestros hermanos».
 

 
Lorenzo Insigne (22 anos | Itália | 2º Avançado | Nápoles)
insigne
 
 Nome: Lorenzo Insigne
 Nacionalidade: Italiana
 Nascimento: 04-06-1991 (22 anos)
 Posição: 2º Avançado
 Altura: 163 cm
 Clube: Nápoles
 
 
 
Apontamentos: Lorenzinho, ou se preferirem, «Messi do Adriático», Insigne, é um dos melhores produtos jovens do futebol italiano da actualidade.
Aparece colado à esquerda do ataque mas é quando assume posições mais centrais como espécie de 2º avançado, em movimentação fora-dentro, que o seu futebol ganha maior visibilidade.
Muito rápido, dotado de drible curto, cria desequilíbrios com grande facilidade já dentro do último terço, onde, depois, faz a assistência ou ataca o golo, sempre em alta rotação acompanhada de grande qualidade técnica.
Especialista na execução de lances de bola parada, Lorenzo Insigne, é mais uma formiga atómica para o futuro do futebol «azzurri».
 

 
Ciro Immobile (23 anos | Itália | Avançado Centro | Juventus FC)
immo
 
 Nome: Ciro Immobile
 Nacionalidade: Italiana
 Nascimento: 20-02-1990 (23 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 185 cm
 Clube: Génova (Emp: Juventus FC)
 
 
 
Apontamentos: Depois de uma temporada 11/12 absolutamente estrondosa ao serviço do Pescara na Serie B italiana, Ciro Immobile, transferiu-se para o Génova sob regime de empréstimo por parte da Juventus na última época.
Avançado Centro com a típica frieza transalpina, inteligente e matreiro a mover-se na frente de ataque, fisicamente resistente e dotado de instinto e qualidade de execução na hora da finalização.
Conseguiu apenas cinco golos na Serie A em 12/13 e, apesar de também não ter brilhado com grande intensidade neste Euro Sub-21 2013, revelou sempre pormenores que levam a crer que se estabilizar a sua carreira, pode conseguir atingir outro patamar competitivo dentro do panorama futebolístico italiano nos próximos tempos.
 

 
Álvaro Morata (20 anos | Espanha | Avançado Centro | Real Madrid)
morata
 
 Nome: Álvaro Borja Morata Martín
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 23-10-1992 (20 anos)
 Posição: Avançado Centro/2º Avançado
 Altura: 190 cm
 Clube: Real Madrid
 
 
 
Apontamentos: Grande goleador da competição, Álvaro Morata, foi um dos homens mais importantes na manobra «roja» para que a Selecção Espanhola evidenciasse superioridade consistente sobre as demais equipas ao longo de toda esta fase final. Capacidade física, velocidade, coordenação, equilíbrio e qualidade de execução fizeram parte do seu cartão de visita.
Apesar de ter que trabalhar ao nível da consistência e regularidade do seu jogo – maior equilíbrio dos seus índices de concentração e agressividade -, provavelmente, se não tivesse nascido já em berço de ouro, por esta altura, Morata, seria nome de diamante.
 

 


Translate »