Home » campeonatos » Europa » Bósnia e Herzegovina » TF 5+ Premijer Liga 2013/14 – Bósnia

TF 5+ Premijer Liga 2013/14 – Bósnia

TF 5+ Premijer Liga 2013/14 – Bósnia

bundels

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Após o apuramento da sua geração de ouro para a fase final do Brasil 14′, conquistando assim a primeira presença numa competição de tamanha envergadura como nação independente, a Bósnia-Herzegovina vive por estes dias o momento mais alto da sua história futebolística.
Com apetência natural para a prática da modalidade, são vários os talentos bósnios espalhados um pouco por toda a parte do Mundo, inseridos em diferentes enquadramentos competitivos e culturais como forma de fugirem a um contexto nacional e interno que – ainda – roça a primitividade europeia.
Sendo a Premijer Liga, principal escalão futebolístico bósnio, o ponto de partida de muitos dos seus valores, resolvi fazer uma pequena abordagem numa altura em que estão decorridas dezanove jornadas de um campeonato normalmente dominado desde 2000 por clubes como: FK Zeljeznicar, NK Siroki Brijeg, FK Sarajevo, HSK Zrinjski Mostar e FK Borac Banja Luka.
 


#1 – ARMIN HODZIC

armin hodzic
 
 Nome: Armin Hodzic
 Nacionalidade: Bósnia
 Nascimento: 17/11/1994 (19 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 182 cm
 Clube: FK Zeljeznicar Sarajevo (Empréstimo: Liverpool Reservas)
 
 
 
Apontamentos: Saído dos quadros de formação do FK Zeljeznicar para as fileiras das Reservas do Liverpool em 2011, depois de se ter destacado ao quebrar vários recordes do futebol jovem bósnio, uma lesão em fase crucial do seu desenvolvimento e afirmação, acabou por dificultar a sua missão por terras de «Sua Majestade».
Regressado ao seu país e clube de origem a época passada, em regime de empréstimo por parte do clube inglês, é na Premijer Liga Bósnia que continua a sua evolução ao serviço do FK Zeljeznicar esta temporada.
Referência atacante das Selecções Bósnias Sub-17 e Sub-19, Hodzic, é um avançado que se destaca sobretudo pela astúcia das suas movimentações/desmarcações, oportuno a aparecer nas zonas de finalização, revela argumentos e qualidade na execução – é capaz de definir com os dois pés. Sem ser um virtuoso ou um portento técnico, consegue criar desequilíbrios, veloz e determinado, pode ser utilizado dentro de um registo mais fixo ou mais solto.
A necessitar de gerir melhor o seu temperamento em certos momentos, assim como, encontrar um melhor equilíbrio dos seus índices de concentração – ainda falha alguns golos que noutros enquadramentos competitivos teriam outro tipo de impacto – fica a dúvida de qual o rumo que a sua carreira irá tomar nos próximos tempos, sabendo, de antemão, que o Liverpool não é propriamente reconhecido pelo aproveitamento dos elementos da sua formação.
Por enquanto e numa altura que conta 19 anos, evolui, e bem, nos quadros do FK Zeljeznicar, levando, esta temporada, 8 golos em 16 encontros disputados na Premijer Liga.
 

Vídeo

#2 – AMER DUPOVAC

amer dupovac
 
 Nome: Amer Dupovac
 Nacionalidade: Bósnia
 Nascimento: 29-05-1991 (22 anos)
 Posição: Defesa Central/Direito/Médio Defensivo
 Altura: 188 cm
 Clube: FK Sarajevo
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros do FK Sarajevo, Amer Dupovac, é um Defesa-Central de interessantes recursos que se tem destacado sobretudo no plano interno do futebol bósnio.
Personalizado e fisicamente disponível sobre o centro da defesa, denota interessante noção posicional.
Sem ser um portento a nível de agilidade ou velocidade, consegue, com o seu sentido de antecipação, providenciar desarmes vitais para o equilíbrio do último reduto da sua equipa – melhor na intercepção que no «tackle».
Determinado na abordagem e suficientemente competente nos duelos de contacto, apresenta, também, argumentos no jogo aéreo e coragem para se tornar parte activa nos primeiros momentos de construção para saída ofensiva organizada da equipa – ainda com margem para encontrar um melhor equilíbrio dos índices de eficácia na colocação de passes e evitar decisões demasiado arriscadas.
Com 22 anos, fica a ideia que está preparado para sair do futebol bósnio e tentar a sua primeira aventura fora de portas.
 

Vídeo

#3 – SRDJAN GRAHOVAC

grahovac
 
 Nome: Srdjan Grahovac
 Nacionalidade: Bósnia
 Nascimento: 19-09-1992 (21 anos)
 Posição: Médio Centro/Box-to-Box
 Altura: 182 cm
 Clube: FK Borac Banja Luka
 
 
 
Apontamentos: Capitão da Selecção Sub-21 Bósnia, Srdjan Grahovac, é um dos projectos mais interessantes a evoluírem na Premijer Liga, defendendo, actualmente, as cores do FK Borac Banja Luka.
Dentro de um registo de «box-to-box», Grahovac, desempenha as funções de organizador-criativo, competente a assumir acções de condução, apresenta visão e capacidade ao nível do passe, proporcionando dinâmica e equilíbrio nas transições à sua equipa.
Participativo nos dois momentos, ora procurando penetrações que permitam superioridade ofensiva – com e sem bola -, ora procurando o desarme com determinação quando em processo defensivo, Grahovac, revela-se peça fulcral pela dinâmica que oferece aos processos de jogo da sua equipa.
Dotado de razoáveis predicados ao nível do remate de média-distância, assume-se, também, como especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu pé direito.
Embora com margem para melhorar no capítulo da decisão – por vezes assume passes ou acções demasiado arriscadas que revelam alguma ingenuidade, típica de quem está habituado a um contexto competitivo pouco elevado -, fica, claramente, a ideia de que tem potencial para, numa altura em que conta 21 anos, começar a pensar em dar o salto para um desafio mais exigente com o intuito de averiguar a capacidade de resposta do seu futebol.
 

Vídeo

#4 – NERMIN ZOLOTIC

zolotic
 
 Nome: Nermin Zolotic
 Nacionalidade: Bósnia
 Nascimento: 07-07-1993 (20 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 188 cm
 Clube: FK Zeljeznicar Sarajevo
 
 
 
Apontamentos: Depois de se ter assumido como uma das grandes revelações da primeira metade da Premijer Liga 2012/13, Nermin Zolotic, viu o azar bater-lhe à porta com uma lesão grave – fractura da tíbia – que o atirou para o estaleiro durante a segunda metade da temporada passada e os primeiros jogos desta época, atrasando o seu processo de evolução e afirmação enquanto um dos bons valores jovens do futebol bósnio da actualidade.
Actuando à frente da defesa, fisicamente disponível e resistente, Zolotic é um Médio-Defensivo que não se preocupa apenas com o momento de recuperação, dentro de um estilo de «destruição-construtiva», recupera para logo depois com algum critério, visão e capacidade ao nível do passe desdobrar jogo e permitir que os processos de transição da sua equipa fluam com naturalidade.
Executante de predominância canhota, evidencia ainda argumentos em acções de condução e dotes no remate de média-distância – embora ainda possa trabalhar a consistência nesse capítulo.
Com 20 anos e já marcado física e psicologicamente com a grave lesão que sofreu, fica a expectativa de como irá responder nos próximos tempos e se conseguirá superar definitivamente um dos momentos mais tristes na carreira de um futebolista como são as lesões – ainda para mais numa fase crucial de afirmação em que o seu futebol começava a criar impacto no plano interno.
 

Vídeo

#5 – AMER BEKIC

amer bekic
 
 Nome: Amer Bekic
 Nacionalidade: Bósnia
 Nascimento: 05-08-1992 (21 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: 186 cm
 Clube: HSK Zrinjski Mostar
 
 
 
Apontamentos: Oriundo dos quadros de formação do FK Sloboda Tuzla, chegou ao HSK Zrinjski Mostar na temporada 2011/12, vindo-se a afirmar, desde então, como um dos bons valores jovens a actuarem na Bósnia
Avançado-Centro, dentro de um registo em que oferece maiores referências ao adversário, ou mais solto, capaz a vir buscar jogo, protegendo posses e esperando as aproximações dos seus companheiros, Amer Bekic, leva 8 golos em 18 jornadas disputadas desta Premijer Liga.
Longe de ser um primor técnico ou um virtuoso, tem golo e revela astúcia a mover-se para aparecer ou criar situações favoráveis de finalização.
Fisicamente equilibrado, Bekic, denota determinação no aproveitamento do espaço e evidencia alguns dotes ao nível do remate – pode ser mais consistente – e técnica de cabeceamento.
Sendo certo que precisará de encontrar um melhor equilíbrio dos seus índices gerais de concentração e consistência, fica feita referência a um valor bósnio que apesar da intermitência, pode ganhar outro tipo de projecção nos próximos tempos.
 

Vídeo


Translate »