Home » Arménia » TF 5+ Premier League 2013/14 – Arménia

TF 5+ Premier League 2013/14 – Arménia

TF 5+ Premier League 2013/14 – Arménia

A Lyga

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: Premier League 2013/14 (Arménia)
– Número de Equipas: 8
– Grau de Competitividade: Baixo
– Principais Mercados de Importação: Africano e Europa de Leste.
– Principais Mercados de Exportação: Ucraniano, Polaco e Russo.
– Risco de Apostas no Mercado: Alto
– Prós do Mercado: Após o sucesso recente do maior ídolo do futebol arménio da actualidade, Henrikh Mkhitaryan, a Premier League Arménia ganhou alguma notoriedade no que ao futebol da Europa de Leste diz respeito. Liderada de 2001 a 2010 pelo maior dinamizador do futebol arménio, o Pyunik Yerevan, a Arménia conheceu dois campeões distintos nas duas últimas edições da Premier League, o Ulisses FC e o FC Shirak.
– Contras do Mercado: Disputada por apenas 8 equipas, a Premier League Arménia conta com 28 Jornadas, numa caminhada extremamente monótona e que obriga ao confronto directo entre os mesmos clubes por 4 ocasiões na mesma época.
Se é verdade que o sucesso recente do percurso profissional de Henrikh Mkhitaryan acabou por gerar maior interesse pela liga principal do futebol arménio e ajudou a criar alguma consideração pelos talentos oriundos daquele país, referência para o facto de muitos deles, os melhores, acabarem por de forma – muitas vezes – precipitada, irem para clubes exteriores, situação que provoca uma deterioração do índice técnico do campeonato – a Arménia conta com apenas 3 milhões de habitantes e, como tal, vê-se incapaz de conseguir gerar talentos em quantidade e qualidade que satisfaçam o aumento da procura como o verificado nos anos mais recentes, mantendo um nível de competitividade interna minimamente satisfatório, factor agravado ainda pela fraca capacidade em atrair jogadores estrangeiros para o campeonato local.

 


#1 – EDGAR MALAKYAN

edgar malakyan
 
 Nome: Edgar Malakyan
 Nacionalidade: Arménia
 Nascimento: 22/09/1990 (23 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,71 cm
 Clube: Banants Yerevan (Emp: Viktoria Plzen)
 
 
 
Apontamentos: Formado nas escolas do maior produtor de talentos da Arménia, o Pyunik Yerevan, Edgar Malakyan está de regresso ao seu país em regime de empréstimo ao serviço do Banants Yerevan, depois de uma passagem pouco feliz pelos quadros dos checos do Viktoria Plzen, clube ao qual ainda pertence o seu passe.
Sobre uma das alas ou por zonas mais centrais como espécie de 2º avançado, Malakyan destaca-se pela agilidade e mobilidade que confere ao sector atacante da equipa, conseguindo imprimir velocidade e criar desequilíbrios nas defensivas contrárias.
Destro, embora com possibilidades de recorrer ao esquerdo em lances mais simples, o internacional arménio assume-se ainda como executante de lances de bola parada.
Fisicamente frágil e muitas vezes incapaz de conseguir manter os índices de consistência do seu futebol suficientemente calibrados e equilibrados, Edgar Malakyan procura aos 23 anos relançar a sua carreira no seu país de origem.
 

Vídeo

#2 – AGHVAN PAPIKYAN

aghvan papikyan
 
 Nome: Aghvan Papikyan
 Nacionalidade: Arménia/Polaca
 Nascimento: 08/02/1994 (19 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/2º Avançado/Extremo Direito
 Altura: 1,73 cm
 Clube: Pyunik Yerevan (Emp: LKS Lodz)
 
 
 
Apontamentos: Nascido na Polónia e formado nos quadros dos polacos do LKS Lodz – com uma passagem também pela formação do Spartak de Moscovo -, Aghvan Papikyan desenvolve o seu futebol actualmente ao serviço do Pyunik Yerevan, em regime de empréstimo por parte do clube polaco.
Visto como uma das boas promessas do futebol arménio, tem feito o seu percursos internacional pelas Selecções de Base arménias e já se estreou pela Selecção Principal daquele país num amigável com o intuito de o persuadir a não ceder a possíveis tentações futuras para representar a Polónia.
Actuando sobre zonas mais centrais do ataque como «10» misturando-se facilmente como espécie de 2º avançado ou partindo de uma das alas, Papikyan destaca-se pela mobilidade e versatilidade que confere ao sector ofensivo da sua equipa, tecnicamente capaz, coloca velocidade e cria desequilíbrios com relativa facilidade nas defensivas adversárias.
Destro e especialista na execução de lances de bola parada, Papikyan procura aos 19 anos encontrar o equilíbrio necessário nos seus índices gerais de consistência e regularidade exibicionais por forma a consolidar todo o potencial técnico que possui.
 

Vídeo

#3 – KAREN MURADYAN

Karen_Muradyan
 
 Nome: Karen Muradyan
 Nacionalidade: Arménia/Russa
 Nascimento: 01/11/1992 (21 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 1,82 cm
 Clube: FC Shirak
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros do FC Shirak e Internacional pela Arménia, Karen Muradyan é nos dias que correm outro dos bons projectos do futebol arménio sobre quem os responsáveis daquele país depositam grandes esperanças.
Actuando sobre o meio-campo, personalizado, pode exibir-se num registo mais contido de marcação ou com maior liberdade para participar nos processos de construção e desdobramento da sua equipa.
Fisicamente capaz, sem ser um portento, determinado e preocupado no momento de recuperação, denota visão e capacidade para em acções de condução ou através da colocação de passes participar activamente nas transições defesa-ataque de forma esclarecida e criteriosa.
Aos 21 anos e depois de se ter assumido como um dos capitães de equipa da Selecção da Arménia Sub-21, fica a expectativa daquilo que Karen Muradyan poderá fazer nos próximos tempos.
 

Vídeo

#4 – DAVIT MANOYAN

davit manoyan
 
 Nome: Davit Manoyan
 Nacionalidade: Arménia
 Nascimento: 05/07/1990 (23 anos)
 Posição: Médio Centro/Direito/Esquerdo/Ofensivo
 Altura: 1,76 cm
 Clube: Pyunik Yerevan
 
 
 
Apontamentos: Capitão do Pyunik Yerevan e Internacional Arménio, David Manoyan viu o azar bater-lhe à porta com uma lesão grave que o deverá afastar dos relvados até final da temporada, justamente numa das melhores fases da sua carreira em que começava a consolidar definitivamente o seu estatuto dentro do futebol arménio.
Sobre zonas mais centrais como médio de registo de «organização-criativa» ou mais sobre uma das alas, Manoyan tem na forma competente como assume acções de condução e depois consegue provocar desequilíbrios através da sua capacidade técnica ou astúcia dos seus movimentos, as principais virtudes do seu jogo.
Participativo no lançamento de transições defesa-ataque, revela visão para aparecer em zonas de última decisão e fazer o passe ou atacar o golo.
Executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito, fica a expectativa em que estado físico e anímico David Manoyan irá regressar de um dos períodos mais delicados de toda a sua carreira, numa altura que conta 23 anos.
 

Vídeo

#5 – VARDAN BAKALYAN

vardan bakalyan
 
 Nome: Vardan Bakalyan
 Nacionalidade: Arménia
 Nascimento: 04/04/1995 (18 anos)
 Posição: 2º Avançado
 Altura: 1,75 cm
 Clube: Pyunik Yerevan
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas de formação do maior fornecedor de talentos do futebol arménio, o Pyunik Yerevan, Vardan Bakalyan é visto actualmente como um dos bons projectos de futuro do clube.
Sobre a frente de ataque, com perfil de 2º avançado, Bakalyan destaca-se pelo dinamismo, versatilidade e mobilidade que proporciona ao momento ofensivo da sua equipa.
Rápido a desmarcar-se, cria desequilíbrios com relativa facilidade e atinge zonas de finalização/linhas de baliza com frequência.
Obviamente ainda com muitas limitações no seu jogo inerentes ao facto de ter apenas 18 anos e estar a desenvolver o seu futebol num enquadramento competitivo de baixa qualidade, Vardan Bakalyan, que também é internacional jovem pela Arménia, procura o seu lugar ao sol.
 

Vídeo


* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.


Translate »