Home » A Lyga » TF 5+ A Lyga 2013 – Lituânia

TF 5+ A Lyga 2013 – Lituânia

TF 5+ A Lyga 2013 – Lituânia

A Lyga

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: A Lyga 2013 (Lituânia)
– Número de Equipas: 9
– Pódio: 1º FK Zalgiris | 2º FK Atlantas | 3º Ekranas
– Zona de Despromoção: 9º FK Tauras (D)
– Melhores Marcadores: Nerijus Valskis 30J/27G | Evaladas Razulis 26J/21G | Kamil Bilinski 31J/21G
– Melhor Ataque: FK Suduva – 46 Golos Marcados
– Melhor Defesa: FK Atlantas – 9 Golos Sofridos
– Melhor Jogador: Mantas Kuklys (FK Zalgiris)
– Jogador Revelação: Donatas Kazlauskas (FK Atlantas)
– Grau de Competitividade: Baixo
– Principais Mercados de Importação: Croata, Russo, Polaco e Georgiano
– Principais Mercados de Exportação: Sem Mercados de Exportação Relevantes
– Risco de Apostas no Mercado: Alto
– Prós do Mercado: Dominada desde 2008 pelo FK Ekranas, a A Lyga conheceu um novo campeão esta temporada, o FK Zalgiris, num campeonato lituano disputado até à última jornada.
– Contras do Mercado: Com vários problemas organizativos e questões extra-futebol a atrapalharem a competição saudável dentro das quatro linhas, exemplo disso o que se sucedeu ao FBK Kaunas, principal dominador do futebol lituano entre 2000 e 2007, a A Lyga é disputada por norma entre Março/Abril e Setembro num registo competitivo extremamente baixo/amador e de expressão europeia praticamente inexistente.
 


#1 – MANTAS KUKLYS

mantas kuklys
 
 Nome: Mantas Kuklys
 Nacionalidade: Lituana
 Nascimento: 10/06/1987 (26 anos)
 Posição: Médio Centro/Box-to-Box
 Altura: 1,84 cm
 Clube: FK Zalgiris
 
 
 
Apontamentos: Dos quadros do FK Siauliai, passou, de forma fugaz, pela Bélgica ao serviço do KV Turnhout, regressando à Lituânia para defender as cores do FK Zalgiris em Janeiro de 2012.
Com 12 golos e 15 assistências conquistadas em vinte e nove jogos disputados esta temporada, Mantas Kuklys, foi peça fulcral no título alcançado pela sua equipa.
Sobre o Meio-Campo, dentro de um registo «box-to-box», Kuklys destacou-se pelo equilíbrio que proporcionou ao sector intermédio do FK Zalgiris, capaz a assumir acções de condução, denotou capacidade e compreensão na gestão dos momentos de jogo, oferecendo critério e fluidez aos processos de transição defesa-ataque-defesa.
Fisicamente capaz, aparece com frequência nas imediações da área contrária para tentar atacar a baliza com a sua média-distância ou servir um companheiro com a sua visão e técnica ao nível do passe.
Constituindo-se como executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito – em acções corridas também consegue utilizar o esquerdo com razoável eficácia -, fica a expectativa se aguentará um possível aumento de ritmo competitivo enquadrado noutro contexto desportivo.
Aos 26 anos, deu mostras de merecer, pelo menos, uma oportunidade.
 

Vídeo

#2 – ARTURAS ZULPA

arturas zulpa
 
 Nome: Arturas Zulpa
 Nacionalidade: Lituana
 Nascimento: 10/06/1990 (23 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 1,88 cm
 Clube: FK Zalgiris
 
 
 
Apontamentos: Utilizado no seu clube anterior, o Kruoja Pakruojis, como médio de cariz mais ofensivo, foi como Médio-Defensivo que conseguiu impor o seu futebol ao serviço do campeão FK Zalgiris esta temporada.
Fisicamente resistente e determinado nos momentos sem bola, Zulpa proporcionou dimensão e capacidade recuperadora ao meio campo da sua equipa, evidenciando, depois, simplicidade na colocação do primeiro passe de transição – ainda que tecnicamente não seja propriamente um primor.
Personalizado e capaz no jogo aéreo/duelos de contacto, foi internacional lituano pelos diferentes escalões jovens e conta com uma internacionalização pela Selecção Principal da Lituânia.
Para continuar a acompanhar.
 

Vídeo

#3 – DONATAS KAZLAUSKAS

donatas kazlauskas
 
 Nome: Donatas Kazlauskas
 Nacionalidade: Lituana
 Nascimento: 31/03/1994 (19 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,79 cm
 Clube: FK Atlantas
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros do FK Atlantas, Donatas Kazlauskas, confirmou nesta A-Lyga 2013, o seu estatuto como uma das maiores promessas do futebol lituano da actualidade – 7 golos e 3 assistências em trinta jogos disputados, foram os números com que finalizou esta temporada.
Com versatilidade para ocupar as faixas do ataque ou por zonas mais centrais como espécie de 2º avançado, Kazlauskas, destaca-se pela mobilidade e capacidade em criar desequilíbrios nas defensivas contrárias, rápido, executa com frequência diagonais interiores para aproveitar o espaço entre o Lateral-Central adversário e tentar visar a baliza – razoável técnica de remate.
Intempestivo, nem sempre demonstra possuir a atitude competitiva ideal e deve gerir melhor esse parâmetro para que a materialização eficaz das suas competências técnicas seja conseguida de forma mais consistente e regular.
Aos 19 anos, ainda vai a tempo.
 

Vídeo

#4 – AUDRIUS BROKAS

audrius brokas1
 
 Nome: Audrius Brokas
 Nacionalidade: Lituana
 Nascimento: 20/08/1990 (23 anos)
 Posição: Extremo Direito/Esquerdo/2º Avançado
 Altura: 1,80 cm
 Clube: FK Suduva
 
 
 
Apontamentos: Depois de uma passagem fugaz e falhada pelo futebol polaco há dois anos, Audrius Brokas efectuou a sua melhor temporada da carreira nesta A-Lyga 2013 ao serviço do FK Suduva, alcançando 5 golos e 9 assistências em vinte e oito jogos disputados.
Dentro de um registo de avançado talhado para transições ofensivas rápidas, Brokas pode aparecer descaído por uma das faixas – executando depois e predominantemente diagonais interiores para visar a baliza – ou actuar desde logo por zonas mais centrais como espécie de 2º avançado.
Fisicamente equilibrado, denota mobilidade e capacidade na criação de desequilíbrios através da colocação de acelerações. Tecnicamente capaz, sem ser um primor, assume-se ainda como executante de lances de bola parada.
Tendo como os seus maiores «handicaps» a capacidade/critério na decisão das suas acções com bola, assim como, a sua intempestividade de carácter, fica a dúvida se o bom momento de forma demonstrado numa altura que completou 23 anos, é para ter continuidade nos próximos tempos.
 

#5 – ROKAS GEDMINAS

rokas gedminas
 
 Nome: Rokas Gedminas
 Nacionalidade: Lituana
 Nascimento: 13/04/1993 (20 anos)
 Posição: Extremo Direito/Esquerdo
 Altura: 1,67 cm
 Clube: FK Siauliai
 
 
 
Apontamentos: Apesar de ausente em muitos jogos da competição devido a problemas físicos, Rokas Gedminas chamou a atenção pela forma como, sempre que apto a participar, conseguiu trazer algo de novo ao jogo num contexto competitivo em que monotonia é a palavra de ordem.
Pertencente aos quadros do FK Siauliai, Gedminas destaca-se pela versatilidade ofensiva e mobilidade que proporciona ao ataque da sua equipa, irrequieto, dentro de um registo de «rodinhas-baixas», consegue aplicar rápidas mudanças de direcção e acelerações, sempre com a bola controlada, criando desequilíbrios nas defensivas contrárias com relativa facilidade.
Internacional Jovem lituano, é, aos 20 anos, um projecto em desenvolvimento para continuar a acompanhar e ver até que ponto os problemas físicos vão – ou não – afectar de forma preponderante o desenhar da sua carreira.
 

Vídeo


Translate »