Home » campeonatos » TF 10+ Tippeligaen 2013 – Noruega

TF 10+ Tippeligaen 2013 – Noruega

TF 10+ TIPPELIGAEN 2013 – NORUEGA

tippeligaen 2013

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: Tippeligaen 2013 (Noruega)
– Número de Equipas: 16
– Pódio: 1º Stromsgodset IF | 2º Rosenborg BK | 3º Haugesund
– Zona de Despromoção: 14º Sarspborg 08 (PO) | 15º Tromso (D) | 16º Honefoss (D)
– Melhores Marcadores: Frode Johnsen 30J/16G | Abderazak Hamdallah 27J/15G | Ola Kamara 14J/12G
– Melhor Ataque: Stromsgodset – 40 Golos Marcados
– Melhor Defesa: Valerenga – 27 Golos Sofridos
– Melhor Jogador: Abderazzak Hamdallah (Aalesund FK)
– Jogador Revelação: Mohamed Elyounoussi (Sarpsborg 08)
– Equipa Sensação: Stromsgodset IF
– Equipa Desilusão: Tromso
– Grau de Competitividade: Baixo-Médio
– Principais Mercados de Importação: Africano, Sueco, Islandês, Dinamarquês
– Principais Mercados de Exportação: Alemão, Inglês, Francês, Belga, Dinamarquês, Sueco e Holandês
– Risco de Apostas no Mercado: Alto
– Prós do Mercado: Sem o domínio absoluto e inequívoco do Rosenborg na Tippeligaen – campeões consecutivos entre 1992 e 2004 -, o Campeonato Norueguês tem conseguido ganhar alguma maior competitividade nestes últimos anos. Esta temporada a conquista do ceptro por parte do Stromsgodset, garantindo o título após 43 anos da sua última conquista, com a prática de um futebol positivo e alegre, é prova disso mesmo.
– Contras do Mercado: Embora incluído num contexto sócio-cultural evoluído, a verdade é que competitiva e futebolisticamente falando, o Mercado Norueguês ainda deixa muito a desejar quando comparado com outras realidades do seu nível, facto, que faz com que muitas vezes, os seus melhores talentos tenham grandes dificuldades de adaptação aos padrões de exigência dos Mercados de Acolhimento.
 


#1 – OLA KAMARA

ola kamara
 
 Nome: Ola Williams Kamara
 Nacionalidade: Noruega/Serra Leoa
 Nascimento: 15/10/1989 (24 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 184 cm
 Clube: Stromsgodset IF (Empréstimo: SV Ried)
 
 
 
Apontamentos: Transferido no início de 2013 do Stromsgodset para o SV Ried austríaco, passou discretamente pelo TSV 1860 Munique da 2.Bundesliga Alemã em regime de empréstimo, antes de regressar à origem e terminar o ano como Campeão Norueguês, revelando-se determinante na conquista alcançada pelos «Godset» ao facturar por 12 ocasiões em 14 jogos disputados.
Unidade móvel na frente de ataque, pode partir de uma das faixas ou actuar desde logo por zonas mais centrais, como avançado, destacando-se pela mobilidade e versatilidade que oferece ao sector atacante da equipa, aliando, capacidade física, velocidade e astúcia na desmarcação para atingir zonas de finalização e procurar o golo.
Destro, embora com capacidade para recorrer ao pé esquerdo, Ola Kamara, constitui-se, ainda, como executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito.
Já no que concerne a lacunas do seu jogo, tem na ingenuidade e dificuldade em manter os índices de concentração e consistência do seu futebol ao longo dos noventa minutos, os principais «handicaps».
Internacional norueguês, é, por estes dias, um dos melhores projectos presentes nos quadros de equipas da Tippeligaen – no Stromsgodset sob regime de empréstimo por parte do SV Ried.
 

Vídeo

#2 – ABDERAZZAK HAMDALLAH

hamdallah
 
 Nome: Abderazzak Hamdallah
 Nacionalidade: Marroquina
 Nascimento: 17-12-1990 (22 anos)
 Posição: Extremo Direito/2º Avançado
 Altura: 179 cm
 Clube: Aalesund FK
 
 
 
Apontamentos: Internacional marroquino de 22 anos, Abderazzak Hamdallah, foi contratado esta temporada pelo Aalesund FK ao Olympique Safi, afirmando-se, logo nesta sua época de estreia, como um dos melhores jogadores da Tippeligaen ao facturar por quinze ocasiões e oferecer dez assistências para golo em vinte e sete jogos disputados.
Elemento móvel na frente de ataque, desmarca-se com astúcia e aparece com oportunismo em zona de finalização, onde, depois, evidencia qualidade de execução – o seu pé preferido é o direito mas consegue utilizar o esquerdo igualmente com eficácia.
Fisicamente equilibrado, consegue colocar velocidade nos duelos e provocar desequilíbrios, denotando alguns argumentos no capítulo do drible e no passe.
Útil pela «mobilidade-finalizadora» que consegue conferir ao sector atacante, Hamdallah, deixou óptimas sensações nesta sua estreia em território europeu, que esperemos, tenham agora, continuidade nos próximos tempos.
 

Vídeo

#3 – HEROLIND SHALA

shala
 
 Nome: Herolind Shala
 Nacionalidade: Albanesa/Norueguesa
 Nascimento: 01-02-1990 (21 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Esquerdo/Direito
 Altura: 174 cm
 Clube: Odds BK
 
 
 
Apontamentos: Internacional Jovem albanês, com participação também pelas Selecções Jovens Norueguesas, Herolind Shala, chegou ao Odds BK em 2011 vindo do Notodden, onde, depois de umas primeiras aparições tímidas na equipa principal, parece ter conquistado definitivamente o seu lugar no «Oddrane».
Médio de cariz ofensivo, pode aparecer por zonas mais centrais ou descaído sobre faixa no apoio ao ataque, competente a assumir situações de condução, consegue criar desequilíbrios, tem visão, virtuosidade no drible e capacidade ao nível do passe – ainda que precise melhorar muito no capítulo da decisão.
Ágil a desmarcar-se, aparece com frequências nas imediações de decisão final, assistindo através de passe/cruzamento ou atacando ele próprio a baliza através dos seus razoáveis argumentos no remate – canhoto, embora consiga recorrer ao direito, é, também, especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu pé esquerdo.
Com 21 anos e uma larga margem pela frente a ser explorada e trabalhada, Herolind Shala, alcançou, nesta Tippeligaen 2013, oito golos e sete assistências em trinta jogos disputados, afirmando-se, definitivamente, na equipa principal do Odds BK.
 

Vídeo

#4 – FREDRIK BERGE

fredrik berge
 
 Nome: Fredrik Semb Berge
 Nacionalidade: Norueguesa
 Nascimento: 06-02-1990 (23 anos)
 Posição: Defesa Central
 Altura: 189 cm
 Clube: Odds BK
 
 
 
Apontamentos: Numa das equipas com melhor performance defensiva nesta Tippeligaen 2013, o Odds BK, referência para Fredrik Berge, defesa-central e internacional norueguês de 23 anos pertencente aos quadros da turma de Skien.
Sem ser um poço a nível de agilidade ou velocidade, Berge, revela personalidade, disponibilidade física e determinação para conseguir efectuar desarmes ou intercepções com relativa frequência e eficácia.
Participativo em momento ofensivo, sobe até à área contrária para fazer uso do seu bom jogo aéreo e dar sequência a lances de bola parada ou utiliza a sua potente média-distância com o pé direito para assumir a execução de bolas paradas frontais.
Ainda que tecnicamente não seja um primor, principalmente quando pressionado, possui, ainda, alguns argumentos no passe e procura ter um papel activo nos primeiros momentos de construção e saída organizada da equipa.
Depois de já ter despertado a cobiça de alguns emblemas alemães e após uma lesão que o afastou da ponta final desta Tippeligaen 2013, fica a expectativa do que poderá acontecer à sua carreira nos próximos tempos.
 

#5 – FREDRIK ULVESTAD

fredrik ulvestad
 
 Nome: Fredrik Stensoe Ulvestad
 Nacionalidade: Norueguesa
 Nascimento: 19-05-1992 (21 anos)
 Posição: Médio Centro/Direito
 Altura: 183 cm
 Clube: Aalesund FK
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas de formação do Aalesund FK, Fredrik Ulvestad, tem-se afirmado nestas últimas temporadas como um dos bons valores dos laranja-e-azul.
Sobre o meio-campo, dentro de um registo de «recuperador-construtivo», Ulvestad, tem na sua disponibilidade física e competência na forma como assume acções de condução e construção, algumas das virtudes do seu futebol, proporcionando dinâmica aos processos intermédios da sua equipa e espreitando, sempre que possível, as zonas de decisão final para fazer o último passe ou atacar a baliza.
Possível executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito, precisa encontrar um melhor equilíbrio nos índices de eficácia das suas decisões ao longo do encontro, materializando o seu potencial de forma mais constante e regular.
Aos 21 anos e com uma longa margem pela frente, fica a expectativa daquilo que poderá fazer nos próximos tempos.
 

Vídeo

#6 – STEFAN STRANDBERG

stefan strandberg
 
 Nome: Stefan Strandberg
 Nacionalidade: Norueguesa
 Nascimento: 25/07/1990 (23 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 189 cm
 Clube: Rosenborg BK
 
 
 
Apontamentos: Iniciado nas escolas do Lyngdal Il/Mandalskameratene, Stefan Strandberg, passou ainda pelo Valerenga até chegar ao Rosenborg BK a temporada passada.
Personalizado a assumir o Centro da Defesa, fisicamente forte e disponível, Strandberg, está muito longe de ser um poço de agilidade ou velocidade – pouca reacção a adversários com baixo centro de gravidade ou dotados de aceleração curta/rápidas mudanças de direcção -, mas, consegue, ainda assim, com a sua noção posicional e sentido de antecipação, disfarçar essas lacunas, efectuando muitos desarmes providenciais para o equilíbrio do sector recuado da sua equipa.
Sem ser tecnicamente um primor, não se coíbe de participar nos primeiros momentos de construção em saída organizada, optando, maioritariamente, pelo passe longo – tem visão e eficácia relativa na colocação.
Constituindo-se como possível alternativa na marcação de lances de bola parada frontais – penaltis ou livres – a jeito do seu pé direito, é, também, referência de área para dar sequência a lances de bola parada – bom jogo aéreo, embora nem sempre coloque a agressividade ideal no duelo.
Numa equipa do Rosenborg sem o domínio interno avassalador de outrora, destaque ainda para nomes como: Cristian Gamboa (24 anos, Lateral-Direito); Mike Jensen (25 anos, Médio-Centro); Ole Selnaes (20 anos, Médio-Centro); Jonas Svensson (20 anos, Médio Centro/Ofensivo); Mikkel Diskerud (23 anos, Médio Centro) ou o mais conhecido, o craque dinamarquês Nicki Bille Nielsen (25 anos, Avançado).
 

#7 – STEFAN JOHANSEN

stefan johansen
 
 Nome: Stefan Marius Johansen
 Nacionalidade: Norueguesa
 Nascimento: 08-01-1991 (22 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro/Box-to-Box
 Altura: 182 cm
 Clube: Stromgodset
 
 
 
Apontamentos: Peça fulcral no título conquistado pelo Stromgodset, Stefan Johansen, foi um dos jogadores que mais impacto criou nesta Tippeligaen 2013 – quatro golos e sete assistências em 27 jogos disputados.
Sobre o meio-campo, dentro de um registo «box-to-box», Johansen, destaca-se pela sua disponibilidade física, determinação, argumentos no passe e competência a assumir acções de condução, vital para os primeiros momentos do processo de construção, aparecendo, depois, com perigosidade nas imediações da zona de decisão final para explorar principalmente a sua média-distância – remata forte com o seu pé esquerdo.
Suficientemente capaz em situações de desarme/intercepção em momento defensivo, consegue garantir equilíbrio aos processos de transição defesa-ataque-defesa da equipa.
Especialista na execução de lances de bola parada, o internacional norueguês, é, aos 22 anos, projecto para ser testado em enquadramentos competitivos superiores com o intuito de averiguar a real capacidade de resposta do seu futebol.
 

Vídeo

#8 – LARS-CHRISTOPHER VILSVIK

lars vilsvik
 
 Nome: Lars Christopher Horst Jan Vilsvik
 Nacionalidade: Alemã/Norueguesa
 Nascimento: 18-18-1988 (25 anos)
 Posição: Defesa Lateral/Médio Direito
 Altura: 182 cm
 Clube: Stromsgodset IF
 
 
 
Apontamentos: Formado nas escolas do LFC Berlim, Lars Vilsvik, chegou aos quadros do Stromsgodset em 2010, afirmando-se, desde então, como um dos elementos mais valiosos dos seus quadros.
Lateral Direito de propensão essencialmente ofensiva, o internacional norueguês de origem alemã, revela versatilidade e disponibilidade física para fazer o «vaivém» constante sobre o seu flanco. Determinado e competente a assumir acções de condução acelerada, Lars Vilsvik, garante profundidade ao momento ofensivo, denotando capacidade técnica ao nível do cruzamento em progressão e alguns argumentos no capítulo do passe.
Dono de um remate forte de média-distância, constitui-se, ainda, como executante de lances de bola parada centrais ou laterais a jeito do seu pé direito e possui a particularidade de ter força de braços suficiente para colocar lançamentos laterais longos nas proximidades do golo.
Defensivamente, tem algumas lacunas, principalmente quando se trata de fazer cobertura de espaços interiores, revelando algumas distracções e ingenuidades posicionais que em outros enquadramentos competitivos poderiam ter outro impacto naquilo que é a eficácia do seu jogo.
Com 5 golos e 7 assistências alcançadas em 26 jogos nesta Tippeligaen 2013, Lars Vilsvik, foi determinante na conquista do ceptro de campeão por parte dos «Godset».
Um dos projectos mais interessantes da actualidade do futebol norueguês, que, aos 25 anos, terá possivelmente como destino a Alemanha.
 

Vídeo

#9 – MOHAMED ELYOUNOUSSI

Mohamed Elyounoussi
 
 Nome: Mohamed Elyounoussi
 Nacionalidade: Marroquina/Norueguesa
 Nascimento: 04-08-1994 (19 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 178 cm
 Clube: Sarpsborg 08
 
 
 
Apontamentos: Primo de Tarik Elyounoussi, internacional norueguês ex-Rosenborg que representa actualmente o TSG 1899 Hoffenheim, Mohamed Elyounoussi, confirmou esta temporada os bons apontamentos que já havia deixado a época transacta na Adeccoligaen – Segundo Escalão do Futebol Norueguês – ao serviço do Sarpsborg 08, equipa que este ano acabou por assegurar a sua manutenção na Tippeligaen apenas após o Play-Off e onde Elyounoussi voltou a ser peça fundamental – a título de curiosidade o Sarpsborg 08 tem como técnico o antigo jogador do Benfica, Brian Deane.
Médio Ofensivo facilmente transformável como 2º Avançado, Mohamed, destaca-se pela mobilidade, versatilidade e velocidade que consegue imprimir ao sector atacante da equipa, criando desequilíbrios com relativa facilidade e evidenciando capacidade técnica relevante para com qualidade de execução proporcionar a assistência a um companheiro ou atacar ele próprio a baliza. Destro, embora consiga recorrer ao pé esquerdo, assume-se também como executante de lances de bola parada
Com 6 golos e 6 assistências alcançados em 29 jogos disputados nesta Tippeligaen 2013, Mohamed Elyounoussi, é, aos 19 anos, uma óptima aposta para equipas de segunda linha Europeias.
 

Vídeo

#10 – FREDRIK GULBRANDSEN

fredrik gulbrandsen
 
 Nome: Fredrik Gulbrandsen
 Nacionalidade: Norueguesa
 Nascimento: 10-09-1992 (21 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 178 cm
 Clube: Molde FK
 
 
 
Apontamentos: Produto dos quadros de formação do Lillestrom SK, Fredrik Gulbrandsen, transferiu-se, a meio desta temporada, para o Molde FK, equipa liderada pelo antigo astro do Manchester United, Ole Gunnar Solskjaer.
Sobre a frente de ataque, dando maiores referências ou com mais liberdade, caindo na faixa para depois aparecer por zonas centrais, Gulbrandsen, destaca-se pela sua mobilidade, velocidade e astúcia na desmarcação para conquistar linhas de baliza e atacar o golo – tem prontidão e consegue colocar potência no remate com o pé direito, embora possa trabalhar ao nível da sua consistência.
Fisicamente equilibrado, consegue assumir acções de condução acelerada e provocar desequilíbrios – sem ser um virtuoso no drible vai no duelo com determinação.
Com sete golos e três assistências alcançadas em vinte e cinco jogos nesta Tippeligaen 2013, fica a expectativa se Gulbrandsen, nesta sua nova aventura ao serviço do Molde FK, irá saber aproveitar um dos melhores avançados-professores que a escola norueguesa lhe pode oferecer, perdendo vícios do seu jogo como o vedetismo e egoísmo excessivo que acabam por ter impacto naquilo que é uma materialização eficaz e regular do seu potencial.
 

Vídeo


*** Por questões de gestão de conteúdo, ficaram de fora alguns nomes entretanto já abordados neste espaço em outras ocasiões.


Translate »