Home » campeonatos » TF 10+ Ekstraklasa – Poland – 2013/14

TF 10+ Ekstraklasa – Poland – 2013/14

TF 10+ EKSTRAKLASA – 2013/14

bundels

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Decorridas que estão nove jornadas da Ekstraklasa 2013/14, o Légia Varsóvia, caminha a passos largos para revalidar o titulo de campeão, com quatro e cinco pontos de avanço sobre Wisla Cracóvia e Pogon Szczecin, respectivamente, e com Lech Poznan e Slask Wroclaw, teoricamente, os seus principais adversários esta temporada, já com nove e dez pontos de atraso para os «Legionários».
Num mercado que tem ganho projecção e notoriedade nos últimos tempos, fica abaixo uma pequena lista de dez projectos em desenvolvimento na liga principal polaca, com idades não superiores a vinte e cinco anos.
 


#1 – MARCIN KAMINSKI

kaminski
 
 Nome: Marcin Kaminski
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 15-01-1992 (21 anos)
 Posição: Defesa Central/Esquerdo
 Altura: 191 cm
 Clube: Lech Poznan
 
 
 
Apontamentos: Um dos melhores projectos jovens a serem desenvolvidos no futebol polaco, Marcin Kaminski, defesa central, também adaptável a defesa esquerdo, pertencente aos quadros do Lech Poznan.
Fisicamente forte e disponível, personalizado e com sentido posicional, revela, ainda, determinação e predicados para abordar os lances em antecipação – interessante velocidade de ponta e de reacção para o seu perfil físico.
Canhoto, evidencia argumentos em acções de condução em progressão – também o pode fazer sem bola – que visam criar superioridade no meio-campo adversário, bem como, capacidade na colocação de passes médios e longos.
Possível executante de livres directos frontais a jeito do seu pé esquerdo, assume-se, ainda, como uma das referências de área da equipa para dar sequência a lances de bola parada laterais – bom no jogo aéreo.
Devendo evitar algumas precipitações ainda patentes no seu futebol, assim como, algumas tomadas de decisão demasiado arriscadas que em enquadramentos competitivos superiores poderiam sair mais caras, Kaminski, é, aos 21 anos, um belo projecto polaco para continuar a acompanhar nos próximos tempos.
 

Vídeo

#2 – FILIP STARZYNSKI

starzynski
 
 Nome: Filip Starzynski
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 27-05-1991 (22 anos)
 Posição: Médio Centro/Ofensivo
 Altura: 184 cm
 Clube: Ruch Chorzow
 
 
 
Apontamentos: Dentro de um registo de «organizador-criativo», Filip Starzynski, pertencente aos quadros do Ruch Chorzow e internacional Sub-21 polaco, procura, esta temporada, confirmar e consolidar as boas indicações deixadas a época passada em que foi um dos melhores assistentes do campeonato.
Competente a assumir acções de condução em progressão, revela visão e atributos ao nível do passe, garantindo, assim, dinâmica às zonas intermédias da equipa e criatividade no último terço para fazer a assistência – pode também descair sobre uma das alas. Fisicamente equilibrado, não é um jogador explosivo, mas apresenta velocidade interessante.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu pé direito, Starzynski, deve procurar garantir outros índices de agressividade ao seu jogo – quando o jogo pede maior intensidade, o seu futebol parece ressentir-se demasiado.
Um bom projecto de 22 anos para manter debaixo do radar.
 

#3 – JAKUB KOSECKI

kosecki
 
 Nome: Jakub Kosecki
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 29-08-1990 (23 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito
 Altura: 168 cm
 Clube: Legia Varsóvia
 
 
 
Apontamentos: Um verdadeiro «rodinhas-baixas», aparecendo preferencialmente sobre a esquerda do ataque, embora com versatilidade para pisar também sobre a direita, Jakub Kosecki, internacional A polaco, é, por estes dias, um dos melhores projectos presentes nos quadros do Legia Varsóvia.
Dotado de um bom poder de aceleração, com mobilidade e agilidade, predicados aos quais conjuga uma interessante capacidade técnica ao nível do drible curto, consegue criar desequilíbrios com relativa facilidade.
Alternando movimentações em profundidade lateral para tirar o cruzamento – pode ser mais consistente – com perigosas diagonais em que visa linhas de baliza e situações de finalização, o internacional polaco, revela-se sempre um problema para as defensivas contrárias.
Destro, mas sabendo utilizar o esquerdo em execuções mais simples, pode assumir-se como alternativa na marcação de lances de bola parada laterais, já que fisicamente é muito escasso e não possui domínio efectivo de jogo aéreo.
Podendo trabalhar no capítulo das decisões – por vezes o seu jogo ainda carece de alguma objectividade -, Jakub Kosecki, é, aos 23 anos, um dos jogadores com maior mercado fora da Polónia.
 

Vídeo

#4 – MICHAL ZYRO

zyro
 
 Nome: Michal Zyro
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 20-09-1992 (21 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/2º Avançado/Avançado Centro
 Altura: 189 cm
 Clube: Legia Varsóvia
 
 
 
Apontamentos: Outro dos melhores projectos em desenvolvimento nos quadros do Legia Varsóvia, Michal Zyro, internacional Sub-21 polaco, aparecendo sobre a esquerda ou por zonas mais centrais como espécie de 2º avançado.
Dotado de coordenação e velocidade interessantes, tendo em conta o seu perfil físico, confere dinâmica, mobilidade e versatilidade ao último terço do futebol da sua equipa.
Tecnicamente capaz, consegue desequilibrar, apresentando argumentos em lances de um para um e astúcia nas suas movimentações para conquistar linhas de baliza e situações de finalização.
Denotando capacidade ao nível do cruzamento e remate, assume-se, também, como especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu pé esquerdo, o seu preferido.
Com apenas 21 anos e um potencial técnico interessante para ser trabalhado e explorado, Zyro, deve, nos próximos tempos, conferir outros índices de consistência ao seu jogo por forma a que consiga materializar com maior regularidade e frequência os bons apontamentos que deixa transparecer em muitas das suas acções.
 

Vídeo

 

#5 – KAROL LINETTY

linetty
 
 Nome: Karol Linetty
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 02-02-1995 (18 anos)
 Posição: Médio Centro/Direito/Esquerdo/Ofensivo
 Altura: 176 cm
 Clube: Lech Poznan
 
 
 
Apontamentos: Depois de ter deixado boas indicações nos últimos tempos ao serviço das Selecções de Base Polacas, Karol Linetty, procura, agora, aos 18 anos, conquistar um lugar de forma definitiva nos quadros do Lech Poznan.
Projecto de bom potencial técnico, dentro de um estilo de «organizador-criativo», embora também possa pisar sobre uma das alas, Linetty evidencia qualidade em acções de condução, bem como, visão e predicados no capítulo do passe, garantindo dinâmica e fluidez aos processos intermédios da equipa.
Especialista na execução de lances de bola parada, centrais ou laterais, a jeito do seu pé direito, o internacional jovem polaco, revela, também, capacidade de aceleração e virtuosismo no seu futebol para criar desequilíbrios e descompensar as defensivas contrárias, fazendo perigosas aproximações com e sem bola às zonas de última decisão com eficácia.
Com uma margem enorme pela frente a ser explorada e aproveitada, Linetty, é por estes dias um dos melhores talentos polacos da geração’95 para continuar a acompanhar de perto.
 

Vídeo

 

#6 – DOMINIK FURMAN

furman
 
 Nome: Dominik Furman
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 06-07-1992 (21 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro/Box-to-Box
 Altura: 182 cm
 Clube: Legia Varsóvia
 
 
 
Apontamentos: Dominik Furman, médio box-to-box, pertencente aos quadros do Legia Varsóvia, procura conquistar definitivamente o seu espaço no panorama do futebol polaco esta temporada, depois das boas indicações deixadas na época transacta.
Muito importante em acções de condução e transporte, permite à equipa que o seu jogo intermédio flua com simplicidade e naturalidade.
Fisicamente equilibrado e resistente, não é um jogador explosivo, mas quando embala apresenta velocidade de ponta interessante, fazendo aproximações perigosas até à primeira metade do último terço.
Dotado de argumentos no capítulo do passe, tem visão e uma forte média-distância – pode trabalhar melhor a consistência do seu remate em progressão.
Especialista na execução de lances de bola parada laterais ou centrais a jeito do seu pé direito, Dominik Furman, é, aos 21 anos, mais um dos bons projectos do futebol polaco para continuar a acompanhar de perto.
 

Vídeo

 

#7 – BARTOSZ BERESZYNSKI

beresz
 
 Nome: Bartosz Bereszynski
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 12-07-1990 (21 anos)
 Posição: Defesa Lateral/Médio Direito
 Altura: 181 cm
 Clube: Legia Varsóvia
 
 
 
Apontamentos: Defesa lateral direito de vocação essencialmente ofensiva, Bartosz Bereszynski, pertence aos quadros do Legia Varsóvia e, aos 21 anos, é visto como um dos bons projectos em emergência no futebol polaco.
Fisicamente capaz e determinado no vaivém sobre o flanco direito, confere maior profundidade ofensiva do que consistência defensiva, rápido em acções de condução em progressão ou a desmarcar-se, revela, do ponto de vista defensivo, algumas lacunas posicionais que carecem de ser trabalhadas – normal se tivermos em conta que se trata de um jogador ainda à procura da rodagem posicional ideal, visto que é mais um dos casos de adaptação de médio-ala/extremo a lateral direito.
Um bom valor para continuar a acompanhar e ver até que ponto se consegue consolidar nos próximos tempos.
 

Vídeo

 

#8 – LUKASZ TEODORCZYK

teodor
 
 Nome: Lukasz Teodorczyk
 Nacionalidade: Polaco
 Nascimento: 03-06-1991 (22 anos)
 Posição: Avançado Centro/2º Avançado
 Altura: 185 cm
 Clube: Lech Poznan
 
 
 
Apontamentos: Visto por alguns responsáveis do Lech Poznan como um jogador de perfil idêntico ao de Robert Lewandowski, Lukasz Teodorczyk, acabou por ser contratado na segunda metade da temporada passada ao Polónia Varsóvia, mas o facto de ter conseguido facturar apenas por uma ocasião nos restantes jogos, levou a um certo resfriar relativamente às expectativas depositadas no seu potencial. Esta época, o internacional A pela Polónia, procura conquistar a sua posição no clube e projectar-se definitivamente para outros mercados.
Dentro de um registo mais fixo ou mais solto, sempre nas imediações do golo, Teodorczyk, é um jogador astuto na movimentação, com velocidade na desmarcação e fisicamente capaz, conquista linhas de baliza e aparece em zonas de finalização com frequência.
Sendo certo que o potencial está lá e que até apresenta qualidade assinalável em algumas execuções, Lukasz Teodorczyk, deve continuar a trabalhar melhor o equilíbrio dos seus índices de concentração, evitando falhar golos que imaginando uma possível integração em enquadramentos competitivos superiores, teriam outro impacto nos níveis de rendimento desejados.
 

Vídeo

#9 – DANIEL LUKASIK

luka
 
 Nome: Daniel Lukasik
 Nacionalidade: Polaca
 Nascimento: 28-04-1991 (22 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 180 cm
 Clube: Legia Varsóvia
 
 
 
Apontamentos: Com vários e bons projectos a emergirem nos quadros do Legia Varsóvia, Daniel Lukasik, é o nome de mais um deles.
Depois de uma boa temporada efectuada o ano passado, o que lhe valeu inclusivamente chamadas regulares à Selecção Principal, Lukasik, procura, esta época, confirmar de forma definitiva todas as boas indicações que foi deixando nos últimos tempos.
Médio defensivo com facilidade de desdobrar jogo e transformar-se em médio centro, o internacional polaco, revela determinação, disponibilidade física e agressividade em momento de recuperação, bem como, visão, capacidade no passe e critério para fazer aquilo a que, costumo apelidar, de «destruição-construtiva».
Podendo constituir-se como alternativa na execução de lances de bola parada laterais a jeito do seu pé direito, Lukasik, é um bom valor do futebol polaco para continuar a acompanhar.
 

Vídeo

#10 – BEKIM BALAJ

balaj
 
 Nome: Bekim Balaj
 Nacionalidade: Albanesa
 Nascimento: 11-01-1991 (22 anos)
 Posição: Avançado Centro/2º Avançado
 Altura: 186 cm
 Clube: Jagiellonia Bialystok (Emp: Sparta de Praga)
 
 
 
Apontamentos: Bekim Balaj
 

Vídeo


Translate »