Home » eagle eye » Salam Jiddou
rating 7.5

Salam Jiddou

JÓIA MALIANA

salam jiddou

 
 
 Nome: Abdoul SALAM Ag JIDDOU
 Nascimento: 01/02/2000 (18 anos)
 Nacionalidade: Mali
 Altura de Referência: 1.72 cm
 Posição: MC/MOf (C/D/E)
 Pé (Preferencial): Direito
 Clube: GD Maputo (Moçambique)
 
 

– Informações Gerais: Natural de Sanankoroba, Kati, pequena região rural nos subúrbios do Mali, Salam Jiddou começou, bem à imagem de muitos talentos africanos, a dar os seus primeiros toques na rua, integrando, posteriormente e ainda com tenra idade, o centro de formação Stade du 26 Mars, passando depois pelos quadros do Guidars FC e seguir o seu percurso formativo na prestigiada Academia de Jean-Marc Guillou em Bamako.
Elemento de destaque na Selecção Sub-17 do Mali campeã africana da categoria no último 2017 Africa U-17 Cup of Nations e pedra importante na prestigiante campanha das «Águias» até ao 4º lugar do último Campeonato do Mundo FIFA Sub-17.
Algumas informações mais recentes – embora a carecer de confirmação – dão conta da sua inscrição nos quadros dos Moçambicanos do GD Maputo.
 

 

– Descrição Técnica: Óptimo domínio técnico permitindo a definição com sucesso em tempo-espaço reduzidos, assim como, destreza para a realização de acções criativas de complexidade mais elevada.
Propenso a jogo combinativo (1-2 toques), denota créditos ao nível do controlo clássico ou orientado, visão e argumentos no capítulo do passe a três distâncias (ruptura inclusive).
Muito capaz a assumir acções de condução acompanhadas de virtuosismo no drible, provoca desequilíbrios em lances ofensivos de 1×1 com facilidade.
Boa técnica de remate de média-longa distância com o seu pé preferido, o direito, ainda que possa tornar-se mais consistente no enquadramento. Deve aprimorar o domínio e capacidade de execução com seu pé mais fraco, o esquerdo.
Sem grande relevância ou domínio técnico de jogo aéreo.
Embora seja um elemento de cariz essencialmente ofensivo, pode – e deve – tornar-se mais competente na execução de tarefas defensivas (técnica defensiva; habilidade para desarmar/pressionar adversários/recuperar posses em lances defensivos de 1×1).

 

– Descrição Táctica: Visto a actuar como Médio Centro (8) – dinamizador de jogo com bola – ou Médio Ofensivo Centro (10), revela ousadia, versatilidade e argumentos para fazer ligação quer entre fase de construção-criação quer entre criação-definição – ligação de jogo interior/ataque às entrelinhas -, embora possa tornar-se mais consistente ao nível das suas tomadas de decisão e deva gerir com maior astúcia os ritmos que o jogo pede (temporização/definição entre transições rápidas ou promoção de jogo apoiado).
Deve aprimorar igualmente a sua percepção e racionalidade na ocupação posicional em momento defensivo tornando-se mais eficaz e útil para a sua equipa, embora denote disponibilidade no desempenho de tarefas defensivas específicas.

 

– Descrição Física: Não sendo forte ou potente, revela-se disponível, assim como, astuto na sua utilização corporal em lances de 1×1 ainda que sinta algumas dificuldades frente a adversários fisicamente mais robustos.
Coordenado, ágil – rápidas mudanças de direcção – e veloz, denota bons argumentos em acções de aceleração das quais sabe tirar partido para levar de vencida os oponentes.
Em fase de transformação física acentuada são expectáveis algumas alterações morfológicas nos próximos tempos (ganho de maior potência muscular).

 

– Personalidade: Criativo e irreverente, procura soluções alternativas aos dilemas que o jogo apresenta. Embora confiante e determinado, deve procurar um melhor equilíbrio ao nível dos seus índices de concentração, agressividade e consistência ao longo dos 90′ minutos, assim como, ganhar maior noção colectiva do jogo e capacidade no seu controlo/gestão emocional frente a adversidades.

 

– Enquadramento Actual: Visto actualmente como um dos talentos mais valiosos do futebol jovem africano no geral (Maliano em particular), tem ganho destaque e projecção sobretudo ao serviço da Selecção Nacional Sub-17 do seu país. 

 

– Enquadramento Potencial: Potencial técnico relevante que se devidamente acompanhado e orientado – necessária uma adequada gestão de ruídos em torno do seu talento – o podem fazer experimentar o futebol europeu no médio-prazo – mercados de acolhimento preferenciais e em primeira instância o Português, Belga, Francês ou Italiano – catapultando o seu futebol para patamares de referência num segundo momento e que o podem levar inclusivamente a representar a Selecção principal do seu país no médio-longo prazo.

 

– Valor Real Actual: 500.000 – 1.000.000 €

 

Vídeo

Rating Actual: 7.5/10.0


 

Rating:

0.0 – 4.9 -> Nível Distrital.

5.0 – 5.9 -> Nível Segunda Liga.

6.0 – 7.0 -> Nível Primeira Liga.

7.1 – 7.9 -> Nível «Big Five».

8.0 – 8.5 -> Nível UEFA Europa League.

8.6 – 9.5 -> Nível UEFA Champions League.

9.6 – 10.0 -> Nível Bola de Ouro.


* O «Rating Actual» irá ser revisto pelo período de 1 a 3 anos desde a data da publicação deste artigo, assim novas informações relevantes sejam recolhidas.
 
** Será adicionada uma «caixa-de-texto» ao artigo original com actualizações de dados sempre que assim se justificar.


Translate »