Home » competições » TF 30+ Sul-Americano U-17 2011 @ Equador

TF 30+ Sul-Americano U-17 2011 @ Equador

Logo_Eredivisie11

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O Torneio Sul-Americano Sub-17 2011 acabou por se revelar quase uma anedota em termos organizacionais, inconcebível e completamente desfasado da realidade actual, com constantes mudanças de horário dos jogos, dificuldades em encontrar informações relevantes, entre outros acontecimentos – por exemplo o apagão no Argentina x Bolivia –, acompanhar a competição foi tarefa deveras complicada.
Em termos desportivos ficou a sensação de ser uma daquelas competições em que caso não houvesse um vencedor também não faria diferença isto porque as selecções apresentaram em muitos momentos um registo competitivo abaixo do que seria expectável.
Mesmo sabendo que se trata de uma disputa em que todos os jogadores – ou grande parte deles – ainda são amadores, o Sul-Americano apura as Selecções daquela região do globo para o Mundial da categoria, facto que por si só, merecia outra dedicação.
Posto isto e feita uma pequena introdução foram apuradas as seguintes selecções: Argentina, Brasil, Uruguai e o algo surpreendente, Equador.
Num dos mercados mais apetecíveis para os clubes europeus e numa fase da carreira em que muitos destes jogadores ainda se encontram a preços de – quase – saldo, deixo abaixo alguns dos nomes que de uma forma ou de outra fizeram a história da competição.


#1 – FEDERICO ANDRADA

andrada
 
 Nome: Federico Óscar Andrada
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 03-03-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 181 cm
 Clube: River Plate (B)
 
 
 
Apontamentos: Tem feito sucesso na formação do River Plate onde é o 2º melhor marcador de sempre das escolas do clube argentino – o melhor é José Sand, actualmente no Deportivo da Corunha – sendo visto por muitos como o «novo Cavenaghi», seu ídolo.
‘El Tanque’ Andrada destaca-se pelo seu instinto, um homem para jogar nas imediações do golo, oferecendo capacidade e qualidade de execução na hora de atacar a baliza, seja pela relva com o seu bom remate, provocando e aproveitando espaços, seja utilizando o jogo aéreo, tirando proveito do seu bom posicionamento.
Chegou ao último Sul-Americano Sub-17 como uma das grandes referências da selecção argentina e embora se esperasse algo mais dele no decorrer da competição deixou boas indicações.
Devidamente trabalhado, sem se desviar nos sempre difíceis caminhos da profissionalização, pode estar aqui mais um bom produto das escolas «milionárias» pronto a explodir e a ganhar outro tipo de projecção.
O tempo dirá.
 

Vídeo

#2 – LUCAS PUGH

pugh1
 
 Nome: Lucas Pugh
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 01-01-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro/2º Avançado
 Altura: 177 cm
 Clube: River Plate (B)
 
 
 
Apontamentos: Não precisa de muito espaço para rematar – boa qualidade de meia distância -, sempre com noção de baliza, sai e arrasta marcações, colocando velocidade e qualidade na execução para se fazer ao golo.
Consegue utilizar os dois pés com eficácia – preferencialmente direito mas pode usar esquerdo mais como recurso – e ainda em fase de crescimento, poderá ganhar maior capacidade no jogo aéreo.
Pode actuar descaindo sobre a faixa, num estilo mais solto, procurando depois os espaços interiores em diagonal ou actuar desde logo pelo meio, conferindo dinâmica ao sector atacante, arrastando e saindo das marcações, permitindo que os seus companheiros apareçam com espaço.
Das escolas do River onde faz dupla com Federico Andrada é visto como um dos jogadores mais promissores da «cantera milionária».
Jogador ainda «quase criança» mas a revelar potencial que devidamente trabalhado pode chegar à equipa principal do River Plate nos próximos tempos.
 

Vídeo

#3 – LEANDRO PAREDES

paredes
 
 Nome: Leandro Paredes
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 29-06-1994 (17 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Esquerdo/Direito
 Altura: 182 cm
 Clube: Boca Juniors (B)
 
 
 
Apontamentos: Leandro Paredes
 

Vídeo

#4 – BRIAN FERREIRA

brian
 
 Nome: Brian Ferreira
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 24-05-1994 (16 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Extremo Esquerdo/Direito
 Altura: 173 cm
 Clube: Vélez Sarsfield (B)
 
 
 
Apontamentos: O jogo que fez frente ao Peru neste último Sul-Americano Sub-17, sem dúvida que é para recordar. Já os acontecimentos que lhe sucederam, nem tanto.
Depois dos pormenores evidenciados logo nos primeiros momentos da participação argentina na competição, Brian Ferreira foi desaparecendo, culpa também de uma expulsão algo injusta que o afastaram e fizeram quebrar alguma da confiança e ritmo que vinha colocando no confronto ‘rasgadinho’ que opôs Argentina e Uruguai.
Das escolas do Vélez, onde por norma foi o capitão das selecções de base, ’El Torero’ Ferreira destaca-se pela dinâmica que oferece ao ataque, podendo aparecer descaído sobre uma das faixas, procurando depois as zonas centrais onde se disfarça de criativo ou 2º avançado para atacar a baliza com qualidade na execução.
De bom recorte técnico técnico, consegue provocar desequilíbrios com relativa facilidade, gosta de deambular de um lado para o outro do ataque dando depois verticalidade ao momento ofensivo.
Peca apenas por nem sempre tomar as melhores decisões na definição das suas jogadas – demasiado egoísta e com pouca noção colectiva -, lacuna, também ela, normal em jogadores que ainda procuram afirmar definitivamente o seu futebol.
Para ter debaixo de olho e acompanhar com atenção ficando a expectativa se Brian Ferreira não se irá desviar ou deslumbrar com os caminhos que têm tudo para o levar ao sucesso..
 

Vídeo

#5 – LUCAS OCAMPOS

ocampos
 
 Nome: Lucas Ocampos
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 11-07-1994 (16 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 187 cm
 Clube: River Plate (B)
 
 
 
Apontamentos: Lucas Ocampos
 

Vídeo

#6 – GASPAR ÍÑIGUEZ

iniguez
 
 Nome: Gaspar Íñiguez
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 26-03-1994 (17 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro/Box-to-Box
 Altura: 172 cm
 Clube: Argentinos Juniors (B)
 
 
 
Apontamentos: Gaspar Íñiguez
 

Vídeo

#7 – ADRYAN

adryan
 
 Nome: Adryan Oliveira Tavares
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 08-10-1994 (16 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Esquerdo/Direito
 Altura: 174 cm
 Clube: Flamengo (B)
 
 
 
Apontamentos: Adryan
 

Vídeo

#8 – PEDRO PAULO

pedro paulo
 
 Nome: Pedro Paulo Alves Vieira dos Reis
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 10-02-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 185 cm
 Clube: Cruzeiro (B)
 
 
 
Apontamentos: A forma como se move na frente de ataque representa o estilo a que apelido de «gazela».
De passada larga, dando mobilidade ofensiva, procurando e provocando espaços, Pedro Paulo destacou-se pela canarinha ainda nos jogos da fase de grupos, acabando depois por perder espaço e ser relegado para o banco numa decisão algo discutível mas obviamente legítima por parte do Seleccionador brasileiro.
Deixou alguns bons apontamentos técnicos, dinâmico e com capacidade no ataque à baliza, Pedro Paulo é mais um dos casos que merece o acompanhamento e atenção necessárias para que consiga materializar todo o seu potencial.
Como Léo Bonatini, também ele procura um lugar na equipa principal do Cruzeiro num futuro próximo.
 

Vídeo

#9 – LUCAS PIAZON

piazon
 
 Nome: Lucas Piazón
 Nacionalidade: Brasileira/Italiana
 Nascimento: 20-01-1994 (17 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Direito/Esquerdo
 Altura: 181 cm
 Clube: São Paulo/Chelsea Reservas
 
 
 
Apontamentos: A nova coqueluche do futebol brasileiro muitas vezes comparada com Kaka pelo seu estilo de jogo.
Vendo Lucas Piazón jogar é quase impossível não nos lembrarmos da forma de jogar do astro canarinho, protegendo a bola para logo depois esticar o jogo e deixar os adversários a apreciarem a classe do seu futebol, sem terem capacidade de resposta para a sua qualidade.
Piazón destaca-se pela forma como consegue levar as partidas para outra dimensão, com personalidade, aos 17 anos, deixa pormenores em campo que fazem imaginar um futuro deveras risonho para a sua carreira, não sendo por acaso o facto do Chelsea já no decorrer da competição – originando alguma desconcentração excessiva posteriormente – ter assegurado os seus serviços.
Imaginar um meio-campo ‘blue’ com Josh McEachran numa primeira fase da construção e Piazón numa segunda fase mais criativa é sem dúvida um dos melhores exercícios para qualquer bom «scout».
Fica apenas a questão se o futebol e os princípios ingleses serão os ideais para esta fase da sua evolução e efectiva afirmação nos grandes palcos profissionais – não deverá ter muito espaço -, aterrando em 2012, com 18 anos, em Inglaterra. A ver.
 

Vídeo

#10 – LÉO

bonatini
 
 Nome: Leonardo Bonatini Lohner Maia
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 28-03-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 180 cm
 Clube: Cruzeiro (B)
 
 
 
Apontamentos: Nas bases do Cruzeiro é visto como um dos projectos mais ambiciosos do clube.
Leo é um nº9 oportuno e com instinto, movimentando-se e aproveitando o espaço entre linhas num estilo mais solto ou jogando mais perto do golo noutro mais fixo, tem qualidade na execução e revela grande sentido de baliza.
Chamou a atenção e integrou posteriormente os quadros de formação da equipa de Belo Horizonte na Cruzeiro Youth Cup quando ainda representava o Colégio Magnum.
Revela capacidade para segurar bolas ofensivas aguardando as penetrações dos companheiros nas defensivas adversárias, fisicamente resistente, possui ainda argumentos no jogo aéreo.
Com apenas 17 anos revela pormenores interessantes, é jogador para começar a acompanhar com a esperança que consiga materializar todos os bons sinais que tem demonstrado, quer ao serviço da base do Cruzeiro, quer da selecção canarinha.
 

Vídeo


#11 – GUILHERME

guilherme costa1
 
 Nome: Guilherme Costa Silveira
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 31-03-1994 (17 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Esquerdo/Direito
 Altura: 176 cm
 Clube: Vasco da Gama (B)
 
 
 
Apontamentos: Guilherme é um dos tais diamantes em estado bruto que proliferam pelos gramados brasileiros a precisarem de serem lapidados.
Sobre a zona central como 10 ou aparecendo mais sobre uma faixa – esquerda de raiz – tecnicamente dotado, bom marcador de bolas paradas, provocando desequilíbrios com alguma facilidade, finta fácil e com pormenores de craque,peca por no decorrer do jogo o seu futebol ir perdendo a intensidade essencial para que a equipa não se ressinta na sua dinâmica ofensiva.
Se Guilherme conseguir materializar todo o potencial técnico – que é muito – de uma forma mais consequente e objectiva tem condições para brilhar por entre os profissionais.
Começou cedo aos 4 anos pela Escolinha do Rio Sport Center dando-se ao luxo de com 10 anos ter recusado o Flamengo depois de ter sido aceite nos testes de admissão para a Gávea.
Aos 12 resolver bater à porta do Vasco da Gama onde faz agora a sua formação e tem deixado muito boas impressões passando com distinção pelos vários escalões. Actualmente integra os quadros das selecções de base brasileiras.
Com 17 anos é para começar a acompanhar a sua evolução de forma atenta e esperar que efective tudo o que os responsáveis vascaínos esperam dele.
 

Vídeo

#12 – ÁNGELO HENRÍQUEZ

Angelo-Henriquez
 
 Nome: Ángelo Henríquez
 Nacionalidade: Chilena
 Nascimento: 13-04-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro/2º Avançado
 Altura: 180 cm
 Clube: Universidad de Chile
 
 
 
Apontamentos: Numa selecção chilena que ficou abaixo das expectativas, Ángelo Henríquez foi o homem que mais se evidenciou, levando inclusivamente o Manchester United a adquirir uma opção de compra sobre o seu passe.
Com 1.80 cm, Ángelo revelou-se pelo seu sentido posicional e apetência pelo golo, com sentido de oportunidade e instinto, escapando às marcações e colocando-se em boas condições de finalização.
Suficientemente rápido – principalmente a nível de execução, Ángelo Henríquez deixou igualmente boas indicações a nível do jogo aéreo, mesmo sem ser um jogador de envergadura extremamente elevada, facto que se explica, exactamente, pelo oportunismo superior que revela em tão tenra idade.
Fica a dúvida sobre o que lhe poderá acontecer nos próximos tempos, assim como, se à imagem de Piazon, uma possível aterragem e evolução por terras de Sua Majestade será aquilo que melhor poderia acontecer nesta fase. Veremos.
 

Vídeo

#13 – FABIÁN CUERO

cuero
 
 Nome: Fabián Cuero Segura
 Nacionalidade: Colombiana
 Nascimento: 07-01-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: – cm
 Clube: Banfield (B)
 
 
 
Apontamentos: Num futebol propício a revelar aquilo a que chamo de ‘cometas’, conseguir perceber quais são as estrelas, é um desafio extremamente aliciante para qualquer observador que procura aperfeiçoar a sua ‘arte’.
A Selecção Colombiana que olhava para este Sul-Americano como um verdadeiro teste às suas competências deixou apenas boas sensações na primeira fase da competição.
A nível de individualidades, Fabián Cuero foi aquele que mais se destacou, mesmo que também à imagem de outros talentos que passaram pelas bases colombianas fique a dúvida; cometa ou futura estrela ?
Fisicamente potente, com um estilo musculado, conquista espaços e aplica depois toda a força do seu jogo no ataque à baliza.
Suficientemente rápido, capaz no jogo aéreo e dono de remate forte, fica a ideia que tem potencial para ser trabalhado e aproveitado nas bases do Banfield, clube argentino que aparentemente garantiu o seu concurso depois da aposta de sucesso noutro colombiano hoje ao serviço do Porto, James Rodriguez.
 

Vídeo

#14 – ROBERT SILVA

robert silva
 
 Nome: Robert Royer Silva Pachuri
 Nacionalidade: Boliviana
 Nascimento: 12-02-1994 (17 anos)
 Posição: Médio Centro/Ofensivo
 Altura: 170 cm
 Clube: Florida (?)
 
 
 
Apontamentos: Numa Selecção Boliviana apática que conheceu o seu momento alto na competição frente ao Peru, ganhando por 4-2, destacou-se um 10, disfarçado de avançado, com apetência pelo golo, Robert Silva.
Não sendo um primor, Silva deixou boas indicações, dinâmico, com visão e capacidade de perceber espaços, dotado de bom remate de média-distância, deu luz e capitaneou uma Selecção Boliviana, só por si, algo cinzenta.
Peca por ser frágil, quer a nível físico, quer na definição de algumas das suas jogadas, aspecto que certamente deverá melhorar com o decorrer da idade.
Para tentar seguir e ver onde dará o passo mais decisivo da carreira como é o da profissionalização.
 

#15 – CRISTIAN BENAVENTE

benavente
 
 Nome: Cristian Benavente
 Nacionalidade: Peruana/Espanhola
 Nascimento: 19-05-1994 (16 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro
 Altura: 172 cm
 Clube: Real Madrid (C)
 
 
 
Apontamentos: Outro dos casos de sucesso precoce do futebol peruano, Cristian Benavente, que pertence já aos quadros formativos do Real Madrid.
Pouco ou nada jogou, mas também poucas oportunidades teve.
O Peru é um verdadeiro «case study», mergulhados numa crise profunda, a forma como continuam a gerir e a tratar os seus talentos – alguns com potencial e qualidade técnica acima da média – revelam um poder federativo verdadeiramente desnorteado, sem rumo nem metas.
Não apenas nesta fase, depois dos sinais claros e já mais do que evidenciados pela Selecção Principal terem revelado essa mesma realidade e que infelizmente têm grandes consequências no futuro dos seus jovens.
Enquanto não acontecer uma verdadeira remodelação estrutural dificilmente o Peru conseguirá alcançar feitos de algum relevo.
 

Vídeo

#16 – ANDY POLO

andy-polo
 
 Nome: Andy Polo
 Nacionalidade: Peruana
 Nascimento: 29-09-1994 (16 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 170 cm
 Clube: Universitario de Deportes
 
 
 
Apontamentos: Foi um dos poucos a dar algum ar da sua graça na Selecção Peruana.
Dinâmico, ofereceu mobilidade ao sector ofensivo, revelando instinto e oportunismo, com noção e sentido de baliza.
Sem ser grande coisa fisicamente, conseguiu colocar velocidade e aproveitar espaços com relativa facilidade, saindo do torneio de cabeça levantada e com 3 golos alcançados em «exaequo» com o seu companheiro, Édison Peralta, também ele um jogador minimamente interessante.
Faz parte dos quadros de formação do Universitario de Deportes, sendo certo que com toda a desorganização que prolifera no futebol peruano corre sempre o risco de desaparecer inclusivamente do panorama futebolístico nacional.
A ver.
 

Vídeo

#17 – JUAN CRUZ MASCIA

mascia
 
 Nome: Juan Cruz Mascia
 Nacionalidade: Uruguaia
 Nascimento: 03-01-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 187 cm
 Clube: Miramar Misiones
 
 
 
Apontamentos: Sem dúvida uma das revelações dos torneio, um nº9 com grande potencial, fisicamente resistente, ágil a sair da referência, dando linhas e permitindo espaços, sempre sem esquecer a baliza e o golo, fazendo uso do seu bom remate.
Jogando preferencialmente com o pé direito – também sabe fazer uso do esquerdo – , Mascia deixou em campo o coração uruguaio, constituindo-se como o melhor marcador da prova.
Se é verdade que os seus 1.87 cm acabam por fazer a diferença nestes escalões, também será justo que se pense que num futuro próximo esse hiato não seja assim tão visível comparativamente aos seus adversários, podendo por isso perder alguma da pujança e superioridade que evidenciou.
Do modesto Miramar Misiones, Juan Cruz Mascia merece outro tipo de tratamento, integrado em equipas mais competitivas do futebol uruguaio, desde que isso signifique igualmente muito tempo de jogo que é o que precisa nesta fase da sua carreira. Potencial não lhe falta, lembrando muito o estilo de Edison Cavani na forma como se coloca e se move.
 

Vídeo

#18 – EMILIANO VELÁZQUEZ

Velazquez1
 
 Nome: Emiliano Velázquez
 Nacionalidade: Uruguaia
 Nascimento: 30-04-1994 (16 anos)
 Posição: Defesa Central/Direito
 Altura: 179 cm
 Clube: Danubio (B)
 
 
 
Apontamentos: Capitão uruguaio durante parte do torneio, revelou traços de maturidade interessantes.
Combativo, entregando-se ao jogo e cumprindo defensivamente na maioria das vezes que foi chamado a intervir, ágil, bem colocado, com boa capacidade e tempos de entrada nos lances, Emiliano Velázquez deixou indicações interessantes – fisicamente parece faltar-lhe algo mais.
Dos quadros formativos do Danubio fica a ideia de ser um jogador com potencial para continuar a evoluir e afirmar-se depois como mais um dos bons talentos defensivos que o Uruguai tem revelado nos últimos anos.
 

Vídeo

#19 – JUAN SAN MARTIN

san martin
 
 Nome: Juan San Martin
 Nacionalidade: Uruguaia
 Nascimento: 20-01-1994 (17 anos)
 Posição: 2º Avançado
 Altura: 179 cm
 Clube: Peñarol (B)
 
 
 
Apontamentos: Interessante pela mobilidade que confere ao sector atacante, aparecendo mais sobre a faixa ou em terrenos mais centrais, tornando-se um bom complemento a um jogador mais de área.
Consegue ir no drible, saindo em velocidade e provocando desequilíbrios, embora nem sempre materialize da melhor forma as suas acções já que é ainda algo inconsequente.
Dos quadros do Peñarol e ainda com uma enorme margem de progressão pode no futuro vir a tornar-se um jogador de maior projecção e com outro tipo de argumentos.
 

#20 – MANUEL ARTEAGA

arteaga
 
 Nome: Manuel Arteaga
 Nacionalidade: Venezuelana
 Nascimento: 17-06-1994 (16 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 182 cm
 Clube: Zulia FC
 
 
 
Apontamentos: Embora sem grandes oportunidades para seguir com atenção a Venezuela chamou-me a atenção Manuel Arteaga.
Um interessante projecto de nº9, inteligente na movimentação e colocação, arrastando e escapando da marcação, para depois com instinto e alguma qualidade de execução fazer a diferença na hora de finalizar e abanar as redes contrárias.
Fisicamente resistente, conseguiu utilizar o seu físico para ganhar vantagem em espaços reduzidos dentro de área.
Pertencente aos quadros do Zulia FC da Primeira Divisão Venezuelana, fico na expectativa para saber que rumo irá tomar a sua carreira.
 

Vídeo


#21 – DERLIS GONZÁLEZ

derlis
 
 Nome: Derlis González
 Nacionalidade: Paraguaia
 Nascimento: 23-03-1994 (17 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 172 cm
 Clube: Rubio Ñú/Benfica
 
 
 
Apontamentos: De longe o melhor elemento paraguaio neste torneio.
Derlis revelou nesta competição as razões porque o fizeram ganhar tanta notoriedade no seu país tendo ele apenas 16 e fazendo parte dos quadros profissionais do Rubio Ñú.
Incisivo e agressivo na maioria das suas acções, muito dinâmico no apoio ao ataque, aparecendo com qualidade para atacar a baliza.
Coloca velocidade e vai no drible com facilidade, provocando sobressaltos nas defensivas contrárias com grande frequência e que raramente encontraram a forma ideal de conterem os seus ímpetos.
Fisicamente pareceu-me escasso de mais para os padrões europeus, aspecto para ter em atenção.
Comprado pelo Benfica – como forma de resposta ao movimento de mercado do Porto ao adquirir Juan Iturbe – Derlis deixou a sensação de ter condições para, pelo menos, quando completar 18 anos e vier para Portugal, rivalizar por um lugar ao sol na aventura europeia, neste caso, portuguesa.
O caminho é longo mas potencial e qualidade não lhe faltam.
 

Vídeo

#22 – MAURO CABALLERO

caballero
 
 Nome: Mauro Caballero
 Nacionalidade: Paraguaia
 Nascimento: 18-10-1994 (16 anos)
 Posição: 2º Avançado/Avançado Centro
 Altura: 175 cm
 Clube: Club Libertad (B)
 
 
 
Apontamentos: Parceiro de Derlis na frente de ataque do Paraguai também conseguiu deixar boas indicações.
Mauro ‘Maurito’ Caballero, pode actuar mais sobre a faixa para depois se tornar em 2º avançado, ou desde logo em zonas centrais, tecnicamente interessante, agressivo – por vezes até em demasia – revelou durante a competição capacidade para fugir às marcações, rápido, com oportunismo e jogo aéreo mesmo sem ser muito grande, instinto e boa execução, acabando a prova como vice-artilheiro.
Dos quadros jovens do Club Libertad do Paraguai fica a ideia de ter qualidade para conseguir um passaporte europeu que o permita ganhar outra solidez e maturidade de processos, isto é, maior clarividência em algumas das suas decisões.
Potencial não falta resta saber se não faltarão oportunidades.
 

Vídeo

#23 – LUÍS BATIOJA

batioja
 
 Nome: Luís Batioja
 Nacionalidade: Equatoriana
 Nascimento: 16-02-1994 (17 anos)
 Posição: Avançado Centro
 Altura: 172 cm
 Clube: LDU Quito (B)
 
 
 
Apontamentos: Um dos bons valores do Equador – Selecção que surpreendeu pelo apuramento conseguido para o Mundial já que se trata de uma equipa algo limitada -, Luís Batioja evidenciou alguns pormenores interessantes.
Na frente de ataque, rápido sobre o espaço, revelou verticalidade e noção de baliza interessantes, mesmo sem ser um jogador – nº9 – de grandes recursos técnicos – marcou mas deixou muitos por marcar.
Pertencente aos quadros do LDU Quito, fica em perspectiva o que poderá oferecer nos próximos tempos ao seu futebol.
 

#24 – JOSÉ CEVALLOS

cevallos
 
 Nome: José Cevallos
 Nacionalidade: Equatoriana
 Nascimento: 18-01-1995 (16 anos)
 Posição: Médio Centro/Ofensivo
 Altura: 186 cm
 Clube: LDU Quito (B)
 
 
 
Apontamentos: Destacou-se não apenas pela sua envergadura, como também, por bons apontamentos técnicos, sobre a zona central do terreno, tem capacidade no passe e visão, fazendo as aproximações à área contrária com qualidade.
Embora seja notória alguma falta de intensidade e maior velocidade de processos – explosão -, assim como, uma melhor capacidade na definição das suas acções, Cevallos – que pertence aos quadros do LDU Quito – tem apenas 16 anos e ainda muito tempo e margem para aperfeiçoar o seu futebol.
Muito provavelmente estará com a Selecção Equatoriana no Mundial. Para acompanhar a evolução.
 

Vídeo

#25 – MISAEL

misa
 
 Nome: Misael Bueno
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 15-07-1994 (16 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 175 cm
 Clube: Grémio PA (B)
 
 
 
Apontamentos: Não foi aposta inicial na canarinha mas quando chamado conseguiu oferecer à Selecção Brasileira consistência ao seu meio-campo, lacuna que parecia não ter solução e que fez inclusivamente os brasileiros duvidarem da real capacidade da sua equipa.
Um «volante» interessante, sem ser brilhante – entenda-se com a ginga fácil típica dos brasileiros mas muito batalhador e esforçado, com capacidade no passe -, deu outra dinâmica e solidez ao futebol dos brasileiros, sem complicar excessivamente, foi evoluindo com o decorrer da competição e acabou o torneio como um dos jogadores para seguir com atenção nos próximos tempos.
Com 16 anos, Misael tem ainda uma enorme margem que deve ser aproveitada para evoluir e afirmar-se definitivamente no Grémio de Porto Alegre.
 


#26 – CLAUDIO WINCK

winck
 
 Nome: Claudio Winck
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 15-04-1994 (17 anos)
 Posição: Defesa Central/Direito
 Altura: 181 cm
 Clube: SC Internacional (B)
 
 
 
Apontamentos: Iniciou-se pelo Grémio mas é no Internacional onde se encontra a fazer o que resta da sua formação. Um dos bons valores de base da selecção carioca, lateral direito com apenas 17 anos mas a evidenciar já uma interessante noção de «timings», suficientemente competente no plano defensivo e com qualidade na hora de sair no apoio. Marcador de bolas paradas, livres ou cantos.
Capaz no cruzamento e com visão, gosta de ir subindo em tabela com os médios, fisicamente é resistente e ainda se encontra em fase de crescimento. Um bom valor em fase de amadurecimento para acompanhar a sua evolução e ver como responde à transição para o plano profissional.
 

Vídeo


#27 – MARQUINHOS

marquinhos
 
 Nome: Marcos Aôás Côrrea
 Nacionalidade: Brasileira/Portuguesa
 Nascimento: 14-05-1994 (16 anos)
 Posição: Defesa Central
 Altura: 183 cm
 Clube: Corinthians (B)
 
 
 
Apontamentos: Defesa central com boa capacidade de antecipação, a demonstrar serenidade na maioria das suas acções, com espírito combativo e de liderança, foi um dos poucos – ou mesmo o único – a dar solidez e segurança a uma defensiva brasileira que em muitos momentos foi frágil de mais.
 

Vídeo
>

#28 – MATHEUS

matheus
 
 Nome: Matheus Barbosa Teixeira
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 1994-08-18 (16 anos)
 Posição: Defesa Central
 Altura: 184 cm
 Clube: Grémio PA (B)
 
 
 
Apontamentos: Apesar de alguns erros muito comprometedores, foi dando alguns sinais positivos, perspectivando-se que em próximas aparições possa apresentar outros índices de eficácia e rendimento quer individualmente no seu jogo, quer a nível colectivo na defensiva brasileira.
 

#29 – EMERSON

emerson
 
 Nome: Emerson Palmieri dos Santos
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 03-08-1994 (16 anos)
 Posição: Defesa Lateral Esquerdo
 Altura: 176 cm
 Clube: Santos FC (B)
 
 
 
Apontamentos: Muito dinâmico sobre a lateral-esquerda, sem arriscar em demasia mas a fazer sempre que possível o acompanhamento ofensivo e a denotar alguns traços de cultura posicional, um jogador para aperfeiçoar e que pode no futuro ganhar outro tipo de projecção para clubes inseridos em mercados mais competitivos.
 

Vídeo

#30 – WALLACE

wallace
 
 Nome: Wallace Oliveira dos Santos
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 01-05-1994 (16 anos)
 Posição: Defesa Lateral Direito
 Altura: 175 cm
 Clube: Fluminense (B)
 
 
 
Apontamentos: Um dos jogadores do escalão sub-17 que mais burburinho tem criado no mercado internacional pelo potencial que evidencia.
Lateral direito de grande propensão ofensiva, consegue dar profundidade ao flanco, coloca velocidade e através de toca-desmarca chega com frequência até à linha de fundo para fazer o cruzamento ou em diagonal aparece na zona interior.
Notam-se ainda algumas carências na gestão de tempos, pode melhorar muito na marcação e eficácia de corte, assim como, na medição dos tempos de subida e recuperação.
Bom marcador de bolas paradas, suficientemente resistente fisicamente, tem potencialidades que devidamente limadas e ajustadas a um futebol mais exigente como o profissional podem-no tornar um jogador de relevo no panorama brasileiro.
Entrou definitivamente para os quadros do Fluminense em 2005 depois de ter dado nas vistas num núcleo do clube no bairro de Irajá.
Internacional brasileiro pelas selecções de base brasileiras Wallace procura trilhar o seu caminho rumo ao sucesso nos relvados profissionais. Para acompanhar.
 

Vídeo

Volvidos sensivelmente 2,5 anos;
 
Bola de Prata: Federico Andrada (River Plate); Lucas Pugh (River Plate B); Brian Ferreira (Vélez Sarsfield); Gaspar Íñiguez (Argentinos Juniors); Adryan (Flamengo); Pedro Paulo (Cruzeiro B); Guilherme Costa (Vasco da Gama B); Robert Silva (Universitario de Sucre); Cristian Benavente (Real Madrid B); Andy Polo (Universdad San Martín); Juan Cruz Mascia (Nacional Montevideo); Emiliano Velázquez (Danubio FC); Juan San Martin (Farense – Emp: Benfica); Manuel Arteaga (Zulia FC); Derlis González (Club Guaraní – Emp: Benfica); Mauro Caballero (Porto B); Lucas Piazón (Vitesse – Emp: Chelsea FC); Luís Batioja (LDU Quito); José Cevallos (Juventus Primavera); Misael (Santos FC); Claudio Winck (Internacional B); Emerson (Santos FC); Matheus (Grémio PA); Fabián Cuero (Tijuana).
 
Bola de Chumbo: –
 
Bola de Ouro: Leandro Paredes (Boca Juniors); Lucas Ocampos (Mónaco); Ángelo Henríquez (Manchester United Reservas); Marquinhos (PSG); Wallace (Chelsea FC).

* Os artigos aqui colocados são acompanhados da respectiva data em que foram publicados no espaço onde estavam alojados e que entretanto foi apagado para dar lugar a este novo sítio.
 
** Não foi feita qualquer alteração à formatação e conteúdo original dos artigos, excepto, erros ortográficos e pontuação que o autor deste site confessa ter cometido por ignorância e/ou distracção aquando da elaboração e publicação dos mesmos, assim como, substituição das hiperligações de vídeo/imagem que entretanto ficaram obsoletas.
 
*** A veracidade dos factos supracitados pode ser verificada aqui.


Translate »