Home » campeonatos » TF 5+ Premiership 2013/14 – Escócia

TF 5+ Premiership 2013/14 – Escócia

TF 5+ Premiership 2013/14 – Escócia

scottish premiership

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: Premiership 2013/14 (Escócia)
– Número de Equipas: 12
– Grau de Competitividade: Baixo.
– Principais Mercados de Importação: Reino Unido.
– Principais Mercados de Exportação: Reino Unido.
– Risco de Apostas no Mercado: Alto.
– Prós do Mercado: Constituindo-se como o segundo campeonato de maior visibilidade do Reino Unido, ainda que a anos-luz do inglês, a agora denominada Premiership escocesa, sobrevive das campanhas europeias do Celtic e do fornecimento de alguns jogadores para o futebol de Sua-Majestade.
– Contras do Mercado: A viver uma grave crise financeira e de identidade, o futebol escocês procura reformular-se e refazer-se do afastamento das competições profissionais do Rangers FC, grande dinamizador daquele campeonato desde a sua existência juntamente com o Celtic FC – a vantagem de 24 pontos destes últimos, até ao momento e numa altura em que o campeonato ainda não chegou ao fim, para o segundo classificado na Premiership 2013/14 (Aberdeen), reflectem bem a depressão a vários níveis que está a atravessar o futebol daquele país.
 

#1 – STEVIE MAY

stevie may
 
  Nome: Steven May
  Nacionalidade: Escocesa
  Nascimento: 02/11/1992 (21 anos)
  Posição: 2º Avançado
  Altura: 1,78 cm
  Clube: St.Johnstone
 
 

Formado nas escolas do St.Johnstone e entretanto emprestado a equipas de menor dimensão, Stevie May vive por estes dias o seu período de afirmação definitiva nos quadros daquele clube escocês – 17 golos em 28 jogos disputados na Premiership 2013/14 são os seus números. Internacional Sub-21 pela Escócia.
Dentro de um registo de avançado-móvel, surge na frente de ataque onde evidencia astúcia nas suas movimentações e desmarcações para com oportunismo e instinto fazer-se ao golo.
Longe de ser um portento técnico – razoável técnica de remate -, coloca determinação no aproveitamento dos espaços e consegue criar desequilíbrios, assumindo-se ainda como marcador de bolas paradas frontais ou grandes penalidades – pé direito.
Tem como enquadramento potencial preferencial o mercado inglês – Championship.
Sempre mais em esforço que com grande criatividade ou virtuosismo, não apresenta grandes alternativas de drible em acções de um-para-um ofensivas.
Embora determinado e corajoso no choque, nem sempre reage da melhor forma ao contacto – sem dimensão aérea.
Necessita gerir melhor a objectividade das suas acções, garantindo outros índices de eficácia às suas decisões – especialmente em jogo entre-linhas ou em momentos de apoio – por vezes demasiado egoísta.
Volátil na consciência e compreensão da importância de momento defensivo.
Vídeo

#2 – BILLY MCKAY

billy mckay
 
  Nome: William Robert McKay
  Nacionalidade: Norte-Irlandesa
  Nascimento: 22/10/1988 (25 anos)
  Posição: Avançado
  Altura: 1,70 cm
  Clube: Inverness CT FC
 
 

Formado nas escolas dos ingleses do Leicester City, Billy McKay chegou aos quadros dos escoceses do Inverness CT em 2011, oriundo do Northampton Town. Depois de se ter destacado a temporada passada como o homem-golo do clube escocês, confirma esta época as suas credenciais, levando, até ao momento, nesta Premiership 2013/14, 16 golos em 27 jogos disputados. Internacional Norte-Irlandês.
Avançado-Centro dentro de um estilo tipicamente britânico, mais fixo ou com maior liberdade, Billy McKay coloca raça a cada disputa.
Agressivo e rápido no aproveitamento de espaço ofensivo, não tem medo do choque e conquista linhas de baliza para depois fazer-se ao golo – sem ser um portento técnico, denota capacidade no remate com os dois pés.
Oportuno, sabe jogar em acções de apoio entre-linhas e revela-se importante em toda a manobra ofensiva da sua equipa – sabe proteger posses e desmarcar-se nas costas das defensivas contrárias.
Tem como enquadramento potencial preferencial o mercado inglês – Championship.
Jogador para actuar sempre mais dentro de um registo de força, vontade, potência e determinação do que de grande virtuosismo, pormenor técnico ou criatividade.
Vídeo

#3 – RYAN GAULD

ryan gauld
 
  Nome: Ryan Gauld
  Nacionalidade: Escocesa
  Nascimento: 16/12/1995 (18 anos)
  Posição: Médio-Ofensivo/2º Avançado
  Altura: 1,68 cm
  Clube: Dundee United FC
 
 

Vídeo

#4 – JOHN SOUTTAR

john souttar
 
  Nome: John Souttar
  Nacionalidade: Escocesa
  Nascimento: 25/09/1996 (17 anos)
  Posição: Defesa-Central/Direito
  Altura: 1,86 cm
  Clube: Dundee United FC
 
 

Produto dos quadros de formação do Dundee United FC, estreou-se em jogos oficiais com as cores da equipa principal escocesa a temporada passada numa altura em que contava apenas 16 anos, tornando-se dessa forma o jogador mais jovem sempre a envergar a camisola da turma do Tannadice Park . Visto como um dos projectos de futuro, tornou-se aposta convicta esta época. Internacional-Jovem escocês.
Apesar dos seus tenros 17 anos, John Souttar destaca-se pela forma personalizada e determinada com que assume o eixo-defensivo da sua equipa.
Fisicamente disponível e ainda em processo de desenvolvimento, Souttar denota capacidade no desarme pela relva ou pelo ar, rápido na abordagem, procura não dar grandes veleidades aos adversários contrários.
Tecnicamente capaz e participativo em saída para momentos ofensivos organizados, revela competência na colocação de primeiros passes ou assume corajosas acções de condução em profundidade, constituindo-se também como elemento desequilibrador nas subidas até à área contrária para dar sequência a lances de bola parada.
Tem como enquadramento futuro preferencial o mercado inglês com potencial de Premier League a médio-prazo.
Por vezes demasiado inconsciente – ainda que natural se atendermos ao seu escalão-etário -, assume acções arriscadas, quando não precipitadas – com e sem bola – que enquadradas em contexto competitivo superior podem ter outro tipo de impacto naquilo que é a materialização efectiva do seu potencial e regularidade de rendimento.
Vídeo

#5 – GARY MACKAY-STEVEN

gary mackay-steven
 
  Nome: Gary Mackay-Steven
  Nacionalidade: Escocesa
  Nascimento: 31/08/1990 (23 anos)
  Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2º Avançado
  Altura: 1,75 cm
  Clube: Dundee United FC
 
 

Numa equipa do Dundee United onde é possível destacar ainda e para além dos já acima referenciados, Stuart Armstrong, Andrew Robertson ou o turco-holandês Nadir Ciftci, nota para o escocês de 23 anos que passou pelas escolas de Liverpool e Fulham, Gary Mackay-Steven.
Sobre uma das alas ou num registo mais próximo ao de 2º Avançado, Gary Mackay-Steven confere dinamismo, mobilidade e versatilidade ao momento ofensivo da sua equipa.
Dono de um pé esquerdo equilibrado e muito interessante, conjuga eficazmente nas suas acções de condução a dimensão técnica e física do seu futebol – capaz a criar desequilíbrios em lances de um-para-um ofensivos.
Rápido a desmarcar-se, aparece com frequência nas imediações de decisão final, surgindo como elemento surpresa para fazer a assistência ou atacar o golo – dentro de um registo de jogador talhado para momentos de transições ofensivas rápidas.
Capaz no cruzamento e no remate, assume-se, também, como executante de lances de bola parada.
Tem como enquadramento potencial preferencial o mercado inglês.
Com histórico de lesões ao nível dos joelhos, parece ser uma fase ultrapassada. Sem grandes argumentos em jogo aéreo.
Deve procurar um melhor equilíbrio nos índices gerais de intensidade – concentração e agressividade – por forma a que imaginando uma possível integração em enquadramentos ou contextos competitivos superiores consiga manter um nível de rendimento minimamente satisfatório.
Por vezes, exagera em adornos ou toma decisões pouco objectivas – confiança e arrogância não são sinónimos.
Demasiado volátil na consciência da importância de participação em momento defensivo.
Vídeo

* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.
 
** Este artigo foi elaborado tendo por base os seguintes critérios:
– Prioridade dada a jogadores de escalão Sub-25.
– Jogadores sem qualquer contrato ou ligação actual ao Celtic FC.


Translate »