Home » eagle eye » Paulo Henrique «Ganso»
rating 8.0

Paulo Henrique «Ganso»

«GANSO»

 

SANTOS/TREINO

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Nome: Paulo Henrique Chagas de Lima
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 1989-10-12 (20 anos)
 Posição: Médio Centro/Médio Ofensivo
 Altura: 184 cm
 Clube: Santos FC

 
O estilo do seu jogo ainda tem muito de jogador de Futsal modalidade que praticou até aos 15 anos.
Não é a típica estrela brasileira em ascensão, baixa e por vezes frágil, com técnica e velocidade, mais rápida sem bola do que com ela.
Talvez seja nesse particular que o futebol de Ganso se distingue. Consegue acelerar mais o jogo quando tem a bola – velocidade de raciocínio – do que quando está sem ela.
Tem um tipo de futebol mais refinado, com classe. O seu pé esquerdo ordena, a redondinha obedece. Joga nas costas dos avançados, descobrindo e inventando linhas.
Gosto da forma como consegue esconder a bola e fazer com que os adversários se movimentem para onde ele quer, é como jogar damas sozinho, para desespero dos elaborados sistemas tácticos dos treinadores contrários.
Fez parte dos quadros da Selecção Brasileira Sub-20 e os adeptos brasileiros exigem agora a sua chamada para a fase final na África do Sul.
Provavelmente cedo de mais. É preciso primeiro deixar o seu talento respirar.
O problema dos jogadores e de toda a estrutura à volta do futebol brasileiro, sempre foi não conseguirem perceber que um passo em frente na altura errada, pode na realidade significar uma queda no precipício.
Em grande parte dos casos é isso que acontece, o que não significa que tenha obrigatoriamente que acontecer desta vez. Mas pelo sim pelo não e tendo em conta o seu valor, o melhor será não arriscar. Tempo não faltará.
Não sei como o seu futebol poderia encaixar na Europa, com outro ritmo e outro tipo de exigências, mas uma coisa é certa, tem qualidade e o passaporte está carimbado para uma viagem de ida com direito a cartazes de boas-vindas.
Se acabará num regresso prematuro ou numa vida feliz por cá, o seu talento e sobretudo a sua mentalidade para saber lidar com ele, terão a resposta.
 

Vídeo

Hoje com 23 anos, «Ganso» pertence aos quadros do São Paulo e continua o seu processo de afirmação enquanto um dos bons valores do futebol brasileiro, ainda que uma lesão grave sofrida recentemente e uma atitude desportiva nem sempre condigna com o talento que transporta nos pés comecem a deixar algumas dúvidas relativamente ao verdadeiro patamar competitivo que poderá atingir nos próximos tempos. A técnica é extraordinária, os seus índices gerais de intensidade, agressividade e consistência exibicionais, nem por isso.

* Os artigos aqui colocados foram transferidos para este novo sítio com a respectiva data original em que foram publicados no espaço onde estavam alojados.
 
** Não foi feita qualquer alteração à formatação e conteúdo original dos artigos, excepto, erros ortográficos e de pontuação que o autor deste espaço confessa ter cometido por ignorância e/ou distracção aquando da elaboração e publicação dos mesmos, assim como, substituição das hiperligações de vídeo/imagem que entretanto ficaram obsoletas.
 
*** A veracidade dos factos supracitados pode ser verificada aqui.


Translate »