Home » eagle eye » Mateo Kovacic
rating 9.0

Mateo Kovacic

ESCOLA CROATA

 

Mateo-Kovacic_26559138-1

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Nome: Mateo Kovacic
 Nacionalidade: Croata/Austríaco
 Nascimento: 1994-05-06 (17 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Centro/Direito
 Altura: 1.70 cm
 Clube: Dinamo Zagreb

 
Descrição Técnica: Visão, primeiro toque e criatividade pura, um desequilibrador nato, ágil, coloca velocidade e vai espalhando o pânico pelas defensivas contrárias.
O seu pé mais forte é o direito, mas consegue jogar igualmente com o esquerdo, inteligente, deambula pela frente de ataque, descobre ou inventa linhas para atacar a baliza ou fazer o último passe.
Um dos jogadores mais evoluídos da sua geração neste parâmetro.
 
Descrição Táctica: Pode aparecer a 10 no apoio ao ataque ou preferencialmente descaído sobre a direita. Por vezes pode ser utilizado como espécie de 8, onde a necessidade de um jogo de contacto mais permanente não o ajuda.
 
Descrição Física: Um dos «handicaps» do seu futebol, pequeno e sem grande massa muscular (1.70cm/59kg), é uma das vertentes a serem trabalhadas, sem perder a agilidade que o distingue mas ganhando outro tipo de reacção ao choque.
 
Personalidade: Dinâmico e confiante no seu valor com atitude positiva perante o jogo.
 
Informações: Nascido na Áustria mas filho de pais bósnios, Kovacic, optou por representar e fazer a sua formação nas selecções croatas, uma escola de futebol com um historial de sucesso incomparavelmente superior.
Seguido há algum tempo por grandes clubes do panorama futebolístico internacional, chegou ao Dinamo em 2007, proveniente do LASK Linz da Áustria, clube onde se iniciou.
Uma grave lesão em 2009 quase deitou por terra as aspirações do jovem austríaco-croata, mas a sua determinação e qualidade fizeram-no ultrapassar os obstáculos, atingindo o futebol profissional na temporada passada – com golo na estreia – , tornando-se dessa forma e com apenas 16 primaveras o mais jovem marcador de sempre da Liga Croata.
 
Preço Real Actual : 1.000.000 – 3.000.000 €
 
Resumo : Jogador com talento natural, um dos mais evoluídos da sua geração do ponto de vista técnico mas que precisará de limar algumas arestas do seu jogo para que consiga atingir um patamar de excelência como parece predestinado a alcançar.
Com 17 anos feitos há pouco mais de 2 meses, tempo não lhe falta.
 

Vídeo


Aos 19 anos e transferido recentemente para o Inter de Milão, Mateo Kovacic , fisicamente mais equilibrado e ainda em fase de crescimento, prossegue o seu caminho rumo ao estrelato, afirmando-se como um dos melhores valores do futebol croata na actualidade.

* Os artigos aqui colocados são acompanhados da respectiva data em que foram publicados no espaço onde estavam alojados e que entretanto foi apagado para dar lugar a este novo sítio.
 
** Não foi feita qualquer alteração à formatação e conteúdo original dos artigos, excepto, erros ortográficos e de pontuação que o autor deste site confessa ter cometido por ignorância e/ou distracção aquando da elaboração e publicação dos mesmos, assim como, substituição das hiperligações de vídeo/imagem que entretanto ficaram obsoletas.
 
*** A veracidade dos factos supracitados pode ser verificada aqui.


Translate »