Home » Campeonatos e Competicoes » TF 5+ Copinha São Paulo 2014

TF 5+ Copinha São Paulo 2014

TF 5+ COPINHA SÃO PAULO 2014

world cup u17 2013

 

Torneio: Copinha São Paulo 2014 (Brasil)
– Número de Equipas: 104
– Vencedor do Torneio: Santos FC
– Melhores Marcadores: 1º Gustavo Henrique (Taboão da Serra) 9G | 2º Diego Cardoso (Santos FC) 9G | 3º Stéfano Yúri (Santos FC) 9G
– Melhor Jogador do Torneio: Lucas Otávio (Santos FC)
– Prémio TF Scouting: Gustavo Hebling (São Paulo FC)
– Equipa Sensação: Taboão da Serra
– Equipa Desilusão: Goiás EC
– Grau de Competitividade: Médio-Baixo
– Prós do Torneio: No Brasil, viveiro de craques egocêntricos, moleques de sorriso maroto e ginga fácil, a temporada inicia-se todos os anos com o maior torneio de futebol jovem do Mundo, a Copa São Paulo Júnior (Sub-19).
Numa competição que não pára de crescer, foram cento e quatro as equipas que estiveram à partida nesta 45ª edição, divididas, numa primeira fase, por vinte e seis grupos.
– Contras do Torneio: Devido à dimensão da competição, torna-se muitas vezes complicado conseguir um seguimento exaustivo e disciplinado da totalidade dos jogos por forma a não escapar informação.
Com muitas equipas a terem acesso a condições distintas para a prática do jogo numa primeira fase da competição, fica no ar a sensação da velha máxima: «quantidade não é sinónimo de qualidade».
 

Fernando Medeiros (17 anos | Médio-Centro | Santos FC B)

fernando medeiros
 
 Nome: Fernando Medeiros da Silva
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 10/02/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro
 Altura: 1.80 cm
 Clube: Santos FC (B)
 
 
 
Apontamentos: Alternando entre as funções de 1º e 2º Volante ao lado de Lucas Otávio – que já merecia ter oportunidade consistente por entre os profissionais – no Meio-Campo santista, Fernando Medeiros foi um dos bons destaques na vitória do «Peixe» nesta Copinha 2014.
Consciente e esclarecido a desempenhar as suas funções, Fernando garantiu dinâmica intermédia ao futebol da sua equipa e permitiu que os seus processos de transição e organização fluíssem com qualidade.
Mais na marcação ou com mais liberdade de saída, revelou critério na hora de colocar os passes e visão para criar desequilíbrios nas formações adversárias através das suas aproximações com e sem bola até às imediações das áreas contrárias.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu bom pé esquerdo, fica a expectativa se os indícios demonstrados numa altura em que conta apenas 17 anos são para ter continuidade nos próximos tempos, num elenco em que é possível destacar ainda as prestações de Serginho Samper, Daniel Guedes ou dos já repetentes Stéfano Yúri e Diego Cardoso, que nesta sua última Copinha reclamaram uma oportunidade por entre os profissionais da Vila Belmiro.
 

Vídeo

 


Zé Paulo (19 anos | Médio-Centro/Ofensivo | Corinthians B)

zé paulo
 
 Nome: José Paulo de Oliveira Pinto
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 26/04/1994 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Ofensivo
 Altura: 1.89 cm
 Clube: Corinthians B
 
 
 
Apontamentos: José Paulo de Oliveira Pinto, mais conhecido por Zé Paulo, chegou a esta Copinha 2014 como uma das referências da formação corinthiana e não defraudou as expectativas, levando o «Timão» até à Final.
Longe de ser o protótipo de jogador brasileiro, Zé Paulo destaca-se não apenas pela capacidade técnica do seu jogo, como também, pela vertente mais física que consegue oferecer em cada disputa.
Competente a assumir acções de condução, não é um portento em agilidade ou aceleração, mas confere capacidade na criação de desequilíbrios através da sua ginga e relação fácil com a bola.
Dono de um potente disparo com o pé direito, assume-se como executante de bolas paradas centrais, utilizando a sua presença para dar sequência de cabeça a lances de bola parada laterais.
Actuando como «meia-criativo», fica a sensação que o seu jogo poderia começar um pouco mais atrás, permitindo um maior embalo e mais espaço para decidir – capítulo no qual ainda denota muitas lacunas.
Numa altura decisiva da sua carreira, fica a expectativa se o talento não irá cegar e fazer desaparecer o bom futebol no plano profissional – postura fora dos relvados pouco condizente com a sua aptidão para a prática da modalidade.
Nos Alvinegros referência ainda nesta Copinha 2014 para as prestações do jovem Malcom Filipe (16 anos).
 

Vídeo

 


Gustavo Hebling (17 anos | Médio-Centro | São Paulo B)

gustavo hebling
 
 Nome: Gustavo Hebling de Aguiar
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 05/04/1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Centro
 Altura: 173 cm
 Clube: São Paulo B
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas do São Paulo e Internacional Jovem pelo Brasil, Gustavo Hebling chegou a esta Copinha 2014 como um dos elementos a ter em conta na turma do Morumbi.
Pese embora o São Paulo não tenha ido além dos Quartos-de-Final, onde foi cilindrado pelo Atlético Mineiro (5-1), «Pira», alcunha pelo qual é conhecido, foi um dos jogadores que mais deu nas vistas ao longo da competição.
Actuando como Primeiro-Volante com versatilidade para desdobrar facilmente como Segundo, Hebling conferiu simplicidade, critério e dinamismo ao sector intermédio da sua formação.
Capaz a assumir acções de condução e com argumentos no capítulo do passe, o internacional jovem canarinho denotou determinação nos momentos sem bola e capacidade técnica para fazer fluir o jogo da sua equipa quando em posse, quer na colocação de passes no lançamento de transições rápidas defesa-ataque, quer na criatividade de passe em momento organizado, aparecendo nas imediações da área adversária sempre que possível para tentar a média-distância (pouco consistente) ou efectuar a assistência.
Muito longe de ser um portento físico, procura fazer da inteligência na forma como aborda os lances, a sua arma principal.
Numa formação São Paulista que contou ainda, entre outros, com nomes como Auro, Ewandro, Joanderson, Foguete, Matheus Queiroz ou o já afamado Gabriel Boschilia, todos eles com pretensões de ascenderem de forma definitiva ao escalão profissional a médio-prazo, destaque para Gustavo Hebling que, apesar dos seus ainda tenros 17 anos, se demonstrou como um dos jogadores mais esclarecidos nesta Copinha 2014.
 


Marquinhos (19 anos | Médio Ofensivo/Direito/Esquerdo | Atlético-MG B)

marquinhos
 
 Nome: Marcos Vinicius dos Santos Silva
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 24/02/1994 (19 anos)
 Posição: Médio Ofensivo Direito/Esquerdo
 Altura: – cm
 Clube: Atlético-MG (B)
 
 
 
Apontamentos: Marcos Vinicius, mais conhecido por Marquinhos, foi um dos bons destaques do Atlético Mineiro ao longo desta Copinha 2014, ajudando a levar o Galo até às Meias-Finais da competição.
Aparecendo sobre uma das alas e executando predominantemente movimentações interiores, conferiu velocidade, versatilidade, dinamismo e agilidade ao momento ofensivo da equipa, evidenciando bons argumentos na sua condução acelerada e criando desequilíbrios em lances de um-para-um com relativa facilidade através do seu virtuosismo no drible.
De ginga fácil, deu nas vistas e aos 19 anos pede uma oportunidade consistente por entre o elenco profissional do Atlético. Em alguns momentos e salvaguardando distâncias, fez lembrar Bernard.
 

Vídeo

 


Gustavo Henrique (19 anos | Avançado-Centro | Taboão da Serra)

gustavo henrique
 
 Nome: Gustavo Henrique da Silva Sousa
 Nacionalidade: Brasileira
 Nascimento: 29/03/1994 (19 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: – cm
 Clube: Taboão da Serra
 
 
 
Apontamentos: Obreiro da boa campanha do Taboão da Serra até aos Quartos-de-Final desta Copinha 2014, Gustavo Henrique foi coroado o artilheiro-mor da competição com 9 golos apontados em 6 jogos disputados.
Dentro de um registo de Avançado-Centro, fisicamente resistente e forte, Gustavo destacou-se pela frieza com que apareceu na cara do golo, determinado no aproveitamento de espaços, revelou facilidade a enquadrar-se e a atacar a baliza.
Sem ser um portento técnico, conseguiu segurar posses em jogo de costas para a baliza e revelou competência a esperar a aproximação dos seus companheiros, numa equipa obviamente limitada e que nem sempre conseguiu acompanhar o seu melhor jogador.
Definindo preferencialmente com o seu pé direito, os bons apontamentos do seu jogo já chamaram a atenção do Criciúma, clube no qual deverá seguir carreira no plano profissional.
 

Vídeo


 
 

* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.


Translate »