Home » Campeonatos e Competicoes » R.C Celta de Vigo: Formação Galega

R.C Celta de Vigo: Formação Galega

R.C Celta de Vigo: Formação Galega

celta de vigo1

Depois de na temporada 2003/04 os adeptos do Celta de Vigo terem visto pela primeira vez o seu clube disputar uma Fase-de-Grupos da UEFA Champions League, atingindo inclusivamente os Oitavos-de-Final da edição da prova vencida pelo FC Porto, já a nível interno, a fraca capacidade de resposta e irregularidade competitiva dos «celestes», acabaram por ditar um grande dissabor aos seus aficionados, relegados dessa forma para o escalão secundário do futebol espanhol no mesmo exercício.
  Regressados novamente à La Liga uma época volvida, na temporada 2005/06, a equipa de Vigo logrou voltar a apurar-se para uma competição europeia – a Taça UEFA -, seguindo-se nova repetição da «façanha» de 2003/04, com uma prestação europeia de sucesso relativo a culminar com um desempenho doméstico fraco que atirou a turma do Balaídos para a Adelante em 2006/07.
  Com graves problemas de ordem financeira a dificultarem a tarefa dos dirigentes do clube espanhol, o Celta de Vigo conheceu posteriormente um dos períodos mais negros da sua história.
  A necessitar de se reestruturar e refundamentar, os «Célticos» encontraram na sua formação e em apostas exteriores de baixo custo, a resposta para a sua crise profunda, regressando à La Liga em 2012/13, cinco anos depois desde a sua última descida.
  Conseguindo evitar por pouco nova despromoção na temporada transacta, os responsáveis pelo clube espanhol, ofereceram a Luis Enrique em 2013/14, a possibilidade do técnico asturiano relançar a sua carreira de treinador após o projecto falhado aos comandos da AS Roma – com a época a chegar ao fim, a manutenção foi garantida com relativa normalidade e a equipa celeste, a uma jornada do término do campeonato, acabou mesmo por assegurar um honroso lugar na primeira metade da tabela da La Liga.
  Servindo a «cantera» como mote para o projecto do Celta de Vigo, fiquemos abaixo com uma referência a algumas das produções internas de maior relevância para o futuro do clube espanhol:

#1 - Rubén Blanco (18 anos | Celta de Vigo B | Guarda-Redes)
ruben blanco
 
 Nome: Rubén Blanco Veiga
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 25-07-1995 (18 anos)
 Posição: Guarda-Rdes
 Altura: 1,88 cm
 Clube: Celta de Vigo B
 
 
 
Apontamentos: Estreado na equipa principal do Celta nas duas últimas jornadas do campeonato passado, Rúben Blanco segurou a permanência dos celestes na La Liga 2012/13.
Internacional Sub-20 espanhol, o jovem guardião de apenas 18 anos, destaca-se pela forma personalizada com que em tão tenra idade assume o seu posto.
Dono de bons reflexos e com boa presença no controlo espacial da sua baliza, é capaz de executar defesas com elevado grau de dificuldade de resposta.
Ainda que sejam patentes algumas precipitações e hesitações por vezes comprometedoras na abordagem a determinadas situações, típicas de quem começa agora a fazer a sua transição para contexto profissional, Rúben Blanco tem-se afirmado paulatinamente nos últimos tempos – actualmente a rodar na equipa B – como um dos melhores projectos da «cantera» celeste e uma das referências de formação no que a guardiões espanhóis diz respeito.
 

 
#2 - David Costas (19 anos | Celta de Vigo | Defesa-Central)
david costas
 
 Nome: David Costas Cordal
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 26-03-1995 (19 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1,84 cm
 Clube: Celta de Vigo
 
 
 
Apontamentos: David Costas
#3 - Jonny Castro (20 anos | Celta de Vigo | Defesa-Lateral Esquerdo)
Jonny castro
 
 Nome: Jonathan Castro Otto
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 03-03-1994 (20 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo/Direito
 Altura: 1,75 cm
 Clube: Celta de Vigo
 
 
 
Apontamentos: Adaptado sobre a lateral-esquerda nos últimos tempos, embora com versatilidade para pisar também sobre a direita, até por ser executante preferencialmente destro, Jonny Castro vem consolidando o seu lugar na equipa principal do Celta de Vigo desde a temporada passada, altura em que foi chamado a jogo para suprimir a ausência por lesão de Hugo Mallo.
Rápido e tecnicamente capaz, denota competência em acções de desdobramento ofensivo e velocidade de reacção para antecipar acções adversárias e não se revelar um elemento de fácil ultrapassagem em momento defensivo, conferindo, dessa forma, dinâmica ao flanco da sua equipa.
Ainda que por vezes evidencie lacunas na leitura posicional que faz, principalmente quando se trata de defender, o internacional sub-20 espanhol é por estes dias um dos produtos de maior projecção para o futuro da turma celeste.
#4 - Hugo Mallo (22 anos | Celta de Vigo | Defesa-Lateral Direito)
hugo mallo
 
 Nome: Hugo Mallo Novegil
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 22-06-1991 (22 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Direito
 Altura: 1,73 cm
 Clube: Celta de Vigo
 
 
 
Apontamentos: Depois de ter falhado mais de metade da temporada passada em virtude de uma lesão de média-gravidade, Hugo Mallo voltou a ser esta época um dos rostos de maior destaque na equipa galega.
Rápido e fisicamente disponível sobre a lateral-direita, empresta dinamismo aos momentos de desdobramento ofensivo com a sua boa técnica de condução e cruzamento de primeira.
Defensivamente, denota determinação na abordagem, velocidade reactiva e interessante compreensão posicional para garantir estabilidade ao sector recuado da equipa e dificultar a vida aos seus oponentes.
Constituindo-se como um dos capitães, Hugo Mallo é, aos 22 anos, um dos elementos mais respeitados por toda a estrutura do clube espanhol.
#5 - Santi Mina (18 anos | Celta de Vigo | Avançado-Centro)
santi mani
 
 Nome: Santiago Mina Lorenzo
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 07-12-1995 (18 anos)
 Posição: Avançado-Centro
 Altura: 1,80 cm
 Clube: Celta de Vigo
 
 
 
Apontamentos: Estreado na equipa principal do Celta de Vigo no ano passado, depois de um percurso de sucesso pelos quadros de formação do clube, «Santi» Mina foi aposta para esta temporada 2013/14 e acabou mesmo por tornar-se o jogador mais jovem de sempre a marcar um golo pelo clube galego na La Liga.
Sem ser um portento técnico, muito ágil ou explosivo, embora fisicamente equilibrado e com razoável coordenação, o jovem dianteiro destaca-se pela forma determinada como aborda zonas de finalização nas redondezas da grande-área adversária, tornando-se um elemento útil na criação de dinâmicas ofensivas da equipa – precisa trabalhar consistência do seu remate e demonstra predicados na sua técnica de cabeceamento.
Aos 18 anos, é visto como um dos projectos mais ambiciosos do clube espanhol, sendo ainda Internacional Sub-19 pelo seu país.
 

 
#6 - Yelko Pino (17 anos | Celta de Vigo B | Médio-Ofensivo/2ºAvançado)
yelko pino
 
 Nome: Yelko Pino Caride
 Nacionalidade: Espanhola
 Nascimento: 30-10-1996 (17 anos)
 Posição: Médio-Ofensivo/2ºAvançado
 Altura: – cm
 Clube: Celta de Vigo B
 
 
 
Apontamentos: Ainda por estrear na equipa principal do Celta de Vigo, mas já a criar algum burburinho na equipa B do clube espanhol, pela relevância do seu potencial técnico, Yelko Pino é por estes dias um dos jovens valores da «cantera celtista» que maiores expectativas vem deixando.
Por vezes utilizado pelo seu treinador próximo das zonas de organização e com maiores obrigações defensivas, parece ser enquanto criativo, misturando-se como espécie de 2º avançado ou mais descaído sobre uma das alas, que o futebol de Yelko tem melhores condições para evoluir.
Fisicamente franzino mas tecnicamente evoluído, evidencia argumentos em acções de condução velozes acompanhadas de virtuosismo no drible, provocando desequilíbrios com relativa facilidade para depois, com visão e argumentos no passe, servir um companheiro ou tentar a sua sorte no ataque à baliza adversária – é executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito.
Internacional-jovem espanhol, Yelko Pino é nome para acompanhar durante os próximos tempos.
 

 


Translate »