Home » campeonatos » América » TF 35+ Primera División 2013/14 – Argentina

TF 35+ Primera División 2013/14 – Argentina

TF 35+ Primera División 2013/14 – Argentina

primera division treinadorfutebol

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: Primera División (Argentina)
– Grau de Competitividade: Médio
– Principais Mercados de Importação: Colombiano
– Principais Mercados de Exportação: Europa
– Risco de Apostas no Mercado: Moderado
– Prós do Mercado: Reconhecido como um dos maiores e melhores mercados de talento, o futebol argentino e em particular a sua Primeira Divsão, é alvo de cobiça e atenção da larga maioria dos olheiros e adeptos de futebol espalhados pelo Mundo fora.
– Contras do Mercado: Com os clubes argentinos a não passarem incólumes aos problemas financeiros, continuam a persistir algumas dúvidas relativamente ao modelo competitivo da Primera División.
Tendo a formação como resposta para a crise, nota para o facto do mercado argentino conseguir produzir bons valores em qualidade e quantidade, mas apresentar depois deficiências estruturais na fase de planeamento e gestão, originando um subaproveitamento dos recursos entretanto produzidos que acabam por se perder no processo de transição para o plano profissional – apesar da qualidade gerada, o mercado interno denota dificuldades para uma adequada absorção e tratamento da quantidade.

 

#1 Carlos Luque (21 anos | Extremo-Esquerdo/2º Avançado | CA Colón)
carlos luque
 
 Nome: Carlos Martín Luque
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 01-03-1993 (21 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/2º Avançado
 Altura: 176 cm
 Clube: CA Colón
 
 
 
Apontamentos: Visto como um dos jogadores mais promissores do futebol jovem argentino, Carlos Luque tem perdido algum do fulgor inicial com que se estreou ao serviço do CA Colón há duas temporadas, depois de ter dado cartas no Mundial Sub-20 2011 com as cores da Selecção Argentina.
Colocando acelerações estonteantes que deixam para trás qualquer adversário, Luque aparece preferencialmente sobre a esquerda do ataque, podendo-se misturar facilmente como espécie de 2º Avançado.
Executante canhoto, seria interessante vê-lo a partir mais vezes da direita, utilizando depois toda a sua capacidade na criação de desequilíbrios em lances ofensivos de 1×1 ou através das suas acções de condução veloz encontrar linhas de remate e baliza.
Aos 21 anos e ainda com margem, fica a expectativa se conseguirá materializar de forma mais eficaz e regular todo o potencial técnico que o seu futebol tem.
 

 
#2 Éder Balanta (21 anos | Defesa-Central/Esquerdo | CA River Plate)
balanta tfscouting
 
 Nome: Éder Balanta
 Nacionalidade: Colombiana
 Nascimento: 28-02-1993 (21 anos)
 Posição: Defesa-Central/Esquerdo
 Altura: 181 cm
 Clube: CA River Plate
 
 
 
Apontamentos: Muito disponível e determinado sobre o eixo-defensivo – adaptável à esquerda -, Éder Balanta é visto actualmente como um dos bons valores dos quadros da equipa principal do River Plate.
Sendo a sua altura – não mais que mediana para contexto europeu – um dos entraves para uma aposta europeia concreta, Balanta consegue, ainda assim, colocar intensidade e apresenta interessante capacidade de reacção ao choque no ar.
Dentro de um registo de antecipação, revela velocidade na abordagem para efectuar intercepções ou cortes em «tackle», embora por vezes arrisque em demasia e exponha o último reduto da sua equipa.
Devendo evitar algumas faltas excessivas e desnecessárias, Balanta denota também coragem para se intrometer nos momentos de transição organizada defesa-ataque da sua equipa, podendo assumir acções de condução ou colocar passes médios e longos – ainda que tecnicamente fique a sensação que incluído num contexto competitivo mais elevado, poderá não apresentar os mesmos índices de eficácia.
Com 21 anos tem margem e os holofotes europeus começam a medir o seu talento.
 

 
#3 Giovanni Simeone (18 anos | Avançado | CA River Plate)
giovanni simeone tfscouting
 
 Nome: Giovanni Simeone
 Nacionalidade: Argentina/Espanhola
 Nascimento: 05-07-1995 (18 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 181 cm
 Clube: CA River Plate
 
 
 
Apontamentos: Filho de Diego Simeone e visto actualmente como um dos talentos mais promissores a evoluírem nos quadros do River Plate, Giovanni Simeone deixou boas sensações no último Torneio Inicial ao serviço dos «Milionários».
Sobre a frente de ataque dentro de um registo de avançado-móvel, Gio revela astúcia e determinação no aproveitamento de espaços de finalização tendo em conta os seus ainda tenros 18 anos.
Veloz e inteligente a desmarcar-se, não se entrega às marcações e ainda que não seja um desequilibrador por excelência, consegue criar problemas às defensivas contrárias, não pedindo licença para rematar – embora possa trabalhar ao nível da consistência deste último capítulo.
Aos 18 anos e ainda com uma longa margem pela frente, deve procurar gerir melhor o aspecto mental do jogo, assim como, evitar sobrevalorizar os ruídos que entretanto a sua afinidade parental e talento vão começando a gerar um pouco por toda a parte.
 

 
#4 Rodrigo de Paul (19 anos | Médio-Ofensivo/Extremo-Esquerdo | Racing Club)
de paul tfscouting
 
 Nome: Rodrigo de Paul
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 24-05-1994 (20 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/Extremo-Esquerdo
 Altura: 178 cm
 Clube: Racing Club
 
 
 
Apontamentos: Rodrigo de Paul
 

 
#5 Facundo Cardozo (18 anos | Defesa-Central/Esquerdo | CA Vélez Sarsfield )
facundo_cardozo
 
 Nome: Facundo Cardozo
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 06-04-1995 (18 anos)
 Posição: Defesa Central/Esquerdo
 Altura: 180 cm
 Clube: CA Vélez Sarsfield
 
 
 
Apontamentos: Interessante a forma personalizada com que aos 18 anos vem aparecendo na equipa do Vélez Sarsfield.
Utilizado no centro da defesa ou sobre a esquerda, dentro de um registo mais próximo ao de defesa-esquerdo que de lateral, Facundo Cardozo denota comprometimento com o jogo, determinado, resolve as situações que encontra pela frente sem complicar em demasia.
Veloz, aborda os lances em antecipação e não costuma dar grande veleidades aos adversários, denotando ainda coragem para sair em acções de condução e colocar transições defesa-ataque sempre que reconheça oportunidade – sem ser tecnicamente um portento.
Com 18 anos e muita margem ainda a percorrer – desde logo atingir a sua dimensão física definitiva e evitar ingenuidades típicas de quem começa a iniciar o seu percurso profissional -, Facundo Cardozo é nome para seguir.
 

 
#6 Lucas Melano (21 anos | Avançado | CA Lánus)
lucas melano tfscouting
 
 Nome: Lucas Melano
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 01-03-1993 (21 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 185 cm
 Clube: CA Lánus
 
 
 
Apontamentos: Chegou aos quadros do Lanús em Agosto do ano passado oriundo do Belgrano e vem deixando boas sensações nestes últimos tempos, já tendo chamado, inclusivamente, a atenção de alguns dos maiores clubes europeus.
Dentro de um registo mais fixo ou com maior liberdade – descaindo sobretudo na direita do ataque -, Lucas Melano é um avançado de interessantes recursos, conciliando as dimensões física e técnica.
Veloz a desmarcar-se, Melano consegue provocar desequilíbrios na tentativa de encontrar linhas de baliza para dar uso ao seu remate e atacar o golo – define melhor com pé direito.
Fisicamente capaz quando o jogo pede um futebol mais de contacto, torna-se um elemento de difícil marcação para as defensivas contrárias.
«El Flaca», alcunha pela qual também é conhecido, deve, contudo, encontrar um melhor equilíbrio nos seus índices gerais de concentração e consistência ao longo dos noventa minutos, pois, não várias vezes, ainda falha oportunidades flagrantes ou acaba por assumir decisões demasiado ingénuas se tivermos em conta o seu enquadramento futuro num contexto competitivo superior como o europeu.
 

 
#7 Jonathan Silva (19 anos | Defesa-Lateral Esquerdo | Estudiantes de La Plata)
jonathan silva tfscouting
 
 Nome: Jonathan Silva
 Nacionalidade: Argentina/Italiana
 Nascimento: 29-06-1994 (19 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo
 Altura: 178 cm
 Clube: Estudiantes de La Plata
 
 
 
Apontamentos: Numa das posições – defesa-lateral – mais complicadas de adaptar em transição para contexto europeu – devido a questões fundamentais de abordagem ao jogo distintas entre América do Sul e Europa -, Jonathan Silva, defesa-lateral esquerdo de apenas 19 anos pertencente aos quadros do Estudiantes La Plata, é, por estes dias, um dos elementos de maior projecção para o Mercado do «Velho Continente».
Com dinâmica de flanco, ágil e veloz em abordagem a situações defensivas e com capacidade de desdobragem para fazer depois o acompanhamento ofensivo, Silva tem deixado nestas duas últimas temporadas apontamentos relevantes e que já levaram, de resto, a que alguns clubes de expressão europeia significativa se tenham começado a interessar pelo seu potencial.
Com uma longa margem pela frente, fica a expectativa do que poderá acontecer nos próximos tempos, assim como, que rumo irá seguir a sua ainda curta carreira.
 

 
#8 Gil Romero (20 anos | Médio-Centro | Estudiantes de La Plata)
gil romero tfscouting
 
 Nome: Gastón Gil Romero
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 06-05-1993 (20 anos)
 Posição: Médio-Centro
 Altura: 177 cm
 Clube: Estudiantes de La Plata
 
 
 
Apontamentos: Dentro de um registo de organizador ou médio-de-transição, tem surgido ao serviço do Estudiantes de La Plata o nome de Gil Romero.
Longe de ser um portento físico mas sempre preocupado com o momento de recuperação, determinado e agressivo em momento de pressão – o que o faz ser um dos jogadores mais indisciplinados da equipa – revela, depois, facilidade a desdobrar e a surgir nos primeiros passes – curtos, médios ou longos – para fazer fluir jogo, podendo aparecer ainda, através da sua astúcia nas movimentações sem bola, nas imediações da área contrária para dar uso ao seu remate de pé direito.
Personalizado, com apenas 20 anos e a consolidar o seu estatuto como um dos indiscutíveis dos «Pincharratas», Gil Romero é nome para seguir com atenção.
 

 
#9 Emanuel Insúa (22 anos | Defesa-Lateral Esquerdo | Boca Juniors)
emanuel insua tfscouting
 
 Nome: Emanuel Insúa
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 10-04-1991 (22 anos)
 Posição: Defesa-Lateral Esquerdo
 Altura: 182 cm
 Clube: Boca Juniors
 
 
 
Apontamentos: Seguindo as pisadas do seu irmão Emiliano Insúa, Emanuel vem-se afirmando nestes últimos tempos sobre a lateral-esquerda do Boca Juniors.
Integrado no elenco principal da equipa de Buenos Aires desde 2011, com passagem a temporada passada em regime de empréstimo pelos quadros do Godoy Cruz, Emanuel é à imagem do seu irmão um lateral de propensão ofensiva, conferindo dinamismo no vaivém constante sobre o flanco esquerdo.
Ainda que defensivamente denote algumas lacunas nos tempos de abordagem e cobertura de espaço interior Central-Lateral, Insúa tem começado a conseguir impor o seu jogo paulatinamente ao serviço dos «xeneizes».
Com 22 anos é para continuar a acompanhar.
 

 
#10 Luciano Vietto (20 anos | Avançado | Racing Club)
vietto1
 
 Nome: Luciano Vietto
 Nacionalidade: Argentina/Italiana
 Nascimento: 05-12-1993 (20 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 173 cm
 Clube: Racing Club
 
 
 
Apontamentos: Luciano Vietto
 

 
#11 Ramiro Cáseres (20 anos | Avançado | CA Vélez Sarsfield)
ramiro caseres treinadorfutebol
 
 Nome: Ramiro Cáseres
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 09-01-1994 (20 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 171 cm
 Clube: CA Vélez Sarsfield
 
 
 
Apontamentos: Dentro de um registo de rato-de-área, Ramiro Cáseres foi uma das figuras do Vélez Sarsfield no último Torneio Inicial.
Num estilo de futebol que relembra o antigo jogador do Vélez, Maxi Moralez, actualmente a defender as cores da Atalanta, Cáseres destaca-se pela mobilidade e dinamismo que consegue proporcionar ao sector atacante da sua equipa.
Rápido e astuto a desmarcar-se, o jogador argentino de 20 anos, denota capacidade na criação de desequilíbrios através do seu drible curto, procurando evitar por antecipação duelos de contacto – a dimensão física do seu jogo é a sua principal fragilidade.
Versátil, pode aparecer por zonas mais centrais como 2º avançado ou sair de uma das alas para depois alcançar espaços interiores e linha de baliza – ainda que no capítulo do remate evidencie demasiada inconsistência.
Com margem e a procurar afirmar-se definitivamente como indiscutível na equipa principal dos «El Fortín», Ramiro Cáseres é nome para ter debaixo de olho nos próximos tempos.
 

 
#12 Joaquín Correa (19 anos | Médio-Ofensivo/Avançado | Estudiantes de La Plata)
joaquin correa tfscouting
 
 Nome: Carlos Joaquín Correa
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 13-08-1994 (19 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/Avançado
 Altura: 188 cm
 Clube: Estudiantes de La Plata
 
 
 
Apontamentos: Na turma do Estudiantes La Plata saltou à vista no último Torneio Inicial pela forma como consegue conjugar as dimensões física e técnica, o nome de Joaquín Correa.
Actuando sobre uma das alas, esquerda preferencialmente para depois procurar espaço interior e linhas de baliza a jeito do seu pé direito, o futebol de «Tucu» Correa peca sobretudo pela fraca capacidade que ainda denota no momento de definir os lances.
Especialista na execução de lances de bola parada, fisicamente capaz e com virtuosismo suficiente no capítulo do drible para procurar o desequilíbrio nas defensivas contrárias, fica a expectativa se conseguirá materializar de forma definitiva e consistente os apontamentos técnicos que o seu jogo deixa transparecer.
Com apenas 19 anos e uma longa margem pela frente, esperemos que as oportunidades para mostrar e consolidar o seu futebol ao serviço da equipa de La Plata não deixem de aparecer.
 

 
#13 Lucas Alario (21 anos | Avançado | CA Colón)
alario tfscouting
 
 Nome: Lucas Alario
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 08-10-1992 (21 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 181 cm
 Clube: CA Colón
 
 
 
Apontamentos: Depois de alguns minutos ao serviço da equipa principal do CA Cólon nas últimas temporadas, Lucas Alario tem voltado a ser aposta dos «Sabaleros» nos primeiros jogos deste Torneio Final.
Sobre a frente de ataque dentro de um registo de avançado-móvel/2º avançado, Alario pode aparecer por zonas mais centrais ou descair ligeiramente sobre a ala para depois procurar zonas interiores.
Fisicamente equilibrado e com velocidade na forma como procura desmarcar-se e atacar os espaços, ao ver o seu jogo fica a sensação que Lucas poderia ser mais do que aquilo que tem conseguido ser.
Aos 21 anos e provavelmente a ter umas das derradeiras chances para se afirmar definitivamente na equipa principal dos «Negros», fica a expectativa do que conseguirá fazer nestes próximos tempos.
 
#14 Franco Fragapane (20 anos | Extremo-Esquerdo/Direito | Boca Juniors)
fragapane tfscouting
 
 Nome: Franco Fragapane
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 02-06-1993 (20 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Direito
 Altura: 167 cm
 Clube: Boca Juniors
 
 
 
Apontamentos: Franco Fragapane
 

 
#15 Ramiro Carrera (20 anos | Médio-Ala Esquerdo/Direito | Arsenal de Sarandi)
ramiro carrera tfscouting
 
 Nome: Ramiro Ángel Carrera
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 24-10-1993 (20 anos)
 Posição: Médio-Ala Esquerdo/Direito
 Altura: 182 cm
 Clube: Arsenal de Sarandí
 
 
 
Apontamentos: Sobre uma das alas, esquerda preferencialmente, procurando depois zonas interiores e linhas de baliza para testar os seus razoáveis predicados no capítulo do remate de média-distância, Ramiro Carrera foi um dos destaques do Arsenal Sarandi no último Torneio Inicial.
Fisicamente equilibrado e competente a assumir acções de condução, consegue colocar mudanças de velocidade e provocar desequilíbrios nas defensivas contrárias através das suas iniciativas individuais, proporcionando dinamismo e qualidade às transições ofensivas rápidas da sua equipa.
Astuto na forma como se desmarca, pode ainda assumir-se como possível executante de lances de bola parada laterais a jeito do pé direito – em acções corridas consegue dar uso ao esquerdo também com razoável eficácia.
Aos 20 anos, fica a expectativa do que conseguirá fazer ao longo deste Torneio Final depois das boas sensações deixadas no Torneio anterior.
 

 
#16 Fernando Elizari (22 anos | Médio-Ofensivo/Centro | CA San Lorenzo)
fernando elizari tfscouting
 
 Nome: Fernando Elizari
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 05-04-1991 (22 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/Centro
 Altura: 173 cm
 Clube: CA San Lorenzo
 
 
 
Apontamentos: Com dificuldades e sem muito espaço para impor o seu futebol com a mesma pujança que o conseguiu fazer ao serviço do Quilmes no Torneio Inicial de 2013, de onde se transferiu para o San Lorenzo no último Verão, Fernando Elizari continua, apesar de tudo, a merecer nota de destaque pela qualidade técnica que o seu jogo transporta.
Típico «enganche» argentino, Elizari procura sempre dentro de um registo criativo e desequilibrador criar dinamismo e servir os avançados na entrada ou já dentro do último terço.
Virtuoso no drible e a assumir acções de condução, denota qualidade na execução para fazer o último passe ou atacar a baliza. Rápido, procura em antecipação evitar o choque.
Aos 22 anos fica a expectativa se «Pollo» conseguirá fazer vir de novo ao de cima todo potencial técnico do seu futebol e que fez suscitar o interesse de alguns clubes europeus.
 

 
#17 Luciano Acosta (19 anos | Extremo/Avançado | Boca Juniors)
luciano acosta tfscouting
 
 Nome: Luciano Acosta
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 31-05-1994 (19 anos)
 Posição: Extremo/Avançado
 Altura: 160 cm
 Clube: Boca Juniors
 
 
 
Apontamentos: Luciano Acosta
 

 
#18 Agustín Allione (19 anos | Médio-Direito/Ofensivo | CA Vélez Sarsfield)
agustin-allione tfscouting
 
 Nome: Agustín Allione
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 28-10-1994 (19 anos)
 Posição: Médio-Direito/Ofensivo
 Altura: 169 cm
 Clube: CA Vélez Sarsfield
 
 
 
Apontamentos: Agustín Allione
 

 
#19 Tomás Martínez (18 anos | Médio-Ofensivo/Centro | River Plate)
tomas martinez tf scouting
 
 Nome: Tomás Martínez
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 07-03-1995 (18 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/Centro
 Altura: 175 cm
 Clube: River Plate
 
 
 
Apontamentos: Produto dos quadros de formação do River Plate, teve a sua primeira oportunidade na equipa principal dos «Milionários» no último Torneio Inicial, deixando transparecer pormenores técnicos relevantes.
Tommy, alcunha pela qual é conhecido, é um «enganche» à moda argentina, virtuoso no drible e na forma como cria desequilíbrios, consegue transportar desde logo o jogo para outra dimensão.
Fisicamente – ainda – demasiado frágil e com óbvias lacunas no momento de definição dos lances, típicas de um jogador que só actuou profissionalmente por uma ocasião, Tomás Martínez procura agora ter mais chances para consolidar num plano competitivo superior os dotes técnicos que o seu jogo já transparecia pelos escalões de formação do clube de Buenos Aires.
Com 18 anos, fica a expectativa se o seu talento terá tempo e espaço para crescer e respirar com as cores do River Plate.
 

 
#20 Gaspar Íñiguez (19 anos | Médio-Defensivo/Centro | Argentinos Juniors )
gaspar iniguez tf scouting
 
 Nome: Gaspar Íñiguez
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 26-03-1994 (19 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 172 cm
 Clube: Argentinos Juniors
 
 
 
Apontamentos: Gaspar Íñiguez
 

 
#21 Juan Cavallaro (19 anos | Médio-Ofensivo/2º Avançado | CA San Lorenzo)
juan cavallaro tf scouting
 
 Nome: Juan Cavallaro
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 28-06-1994 (19 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/2º Avançado
 Altura: 171 cm
 Clube: CA San Lorenzo
 
 
 
Apontamentos: Transferido dos quadros do Unión Santa Fé para os do San Lorenzo no último Verão, Juan Cavallaro procura confirmar ao serviço dos «Ciclón» as boas indicações deixadas ao serviço do seu clube de formação no Torneio Final 12/13.
Sobre a frente de ataque com versatilidade e mobilidade para aparecer ora mais sobre a faixa, ora por zonas mais centrais como espécie de 2º Avançado, Cavallaro destaca-se pela sua capacidade na criação de desequilíbrios através do seu virtuosismo no drible ou acções de condução acelerada.
Capaz no capítulo do remate, «Juanito» pode ainda assumir-se como executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito.
Fisicamente frágil e procurando por antecipação evitar duelos de contacto, Cavallaro aborda o jogo em estilo curto.
Dinâmico, deve, contudo, evitar a exploração excessiva de iniciativas individuais que o fazem perder muitas vezes a objectividade das suas acções.
Com 19 anos é mais um dos bons produtos que por estes dias estão a ser desenvolvidos na equipa principal do San Lorenzo. Atenção.
 

 
#22 Carlos Carbonero (23 anos | Extremo-Direito | CA River Plate)
carlos carbonero tf scouting
 
 Nome: Carlos Mario Carbonero Mancilla
 Nacionalidade: Colombiana
 Nascimento: 25-07-1990 (23 anos)
 Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2º Avançado
 Altura: 178 cm
 Clube: CA River Plate
 
 
 
Apontamentos: Quando acelera no espaço parece uma mota pesada, quando decide parece um político: tarde e mal.
É um pouco assim o futebol do colombiano Carlos Carbonero, vivendo entre o genial e o ingénuo, preferencialmente sobre a faixa direita do ataque embora com versatilidade para pisar igualmente na esquerda ou como espécie de 2º Avançado.
Dono de um forte disparo de pé direito, que faz uso também na execução de lances de bola parada, Carbonero não se esconde no duelo e parte sem grande receio para o choque quando se trata de assumir iniciativas individuais – depois, adorna ou atrapalha-se em demasia.
A precisar urgentemente de encontrar um melhor equilíbrio nos índices gerais de consistência e rendimento do seu jogo, fica a expectativa daquilo que conseguirá fazer nestes próximos tempos, depois de ter chegado ao River Plate no último Verão com passagens anteriores por Estudiantes de La Plata e Arsenal de Sarandí.
 

 
#23 Francisco di Franco (19 anos | Avançado | Boca Juniors)
Francisco-Di-Franco tf scouting
 
 Nome: Francisco di Franco
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 28-01-1995 (19 anos)
 Posição: Avançado
 Altura: 172 cm
 Clube: Boca Juniors
 
 
 
Apontamentos: Estreado por Carlos Bianchi ao serviço da equipa principal do Boca Juniors no último Torneio Inicial, Francisco di Franco deixou em campo alguns pormenores técnicos relevantes numa altura em que os «xeneizes» continuam a recorrer à formação para combaterem a crise em que se viram mergulhados nos últimos tempos.
Sobre a frente de ataque dentro de um registo móvel, irrequieto e sempre à procura do desequilíbrio, di Franco pode ser utilizado mais sobre uma das alas ou por zonas mais centrais como espécie de 2º Avançado.
Fisicamente muito frágil, é mais um dos ratos técnicos que o Boca Juniors possui nas suas fileiras, ficando no ar a dúvida se conseguirá ter espaço na sua equipa principal para fazer crescer tantos elementos de perfil idêntico.
Por enquanto, Francisco di Franco é um dos elementos melhor cotados, veremos nos próximos tempos.
 
#24 Ángel Correa (18 anos | Médio-Ofensivo/Avançado | CA San Lorenzo)
AngelCorrea1
 
 Nome: Ángel Correa
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 09-03-1995 (18 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/Avançado
 Altura: 174 cm
 Clube: CA San Lorenzo
 
 
 
Apontamentos: Ángel Correa
 

 
#25 Héctor Villalba (19 anos | Extremo/Avançado | CA San Lorenzo)
hector-villalba tf scouting
 
 Nome: Héctor Villalba
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 26-07-1994 (19 anos)
 Posição: Extremo/Avançado
 Altura: 172 cm
 Clube: CA San Lorenzo
 
 
 
Apontamentos: Héctor Villalba
 

 
#26 Gabriel Graciani (20 anos | Médio-Ala Direito | CA Cólon)
gabriel graciani tf scouting
 
 Nome: Gabriel Maximiliano Graciani
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 28-11-1993 (20 anos)
 Posição: Lateral/Médio-Ala Direito
 Altura: 180 cm
 Clube: CA Cólon
 
 
 
Apontamentos: A efectuar um início de Torneio Final de grande nível, Gabriel Graciani tem sido uma das figuras do CA Cólon.
Fisicamente disponível, determinado e comprometido com o jogo, «Pupi» coloca velocidade através das suas arrancadas com pulmão e confere dinamismo à Ala-Direita dos «Sabalero» – com técnica de remate e percebendo linha de baliza, testa a sua forte média-distância de pé direito.
Consciente dos diferentes momentos de jogo, decidindo com simplicidade na maioria dos momentos, ficam boas sensações ao ver jogar Graciani.
Conseguindo manter o fulgor que tem evidenciado nestas últimas temporadas com as cores do Cólon, Gabriel Graciani é jogador para tentar a sua primeira aventura europeia a curto-médio prazo.
 

 
#27 Sánchez Miño (24 anos | Médio-Ala Esquerdo/Centro | Boca Juniors)
juan sanchez mino tfscouting
 
 Nome: Juan Sánchez Miño
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 01-01-1990 (24 anos)
 Posição: Médio-Ala Esquerdo/Centro
 Altura: 177 cm
 Clube: Boca Juniors
 
 
 
Apontamentos: Jogador já praticamente feito mas ainda nos quadros do Boca Juniors à espera de uma possível transição e aventura pelo «Velho Continente», Juan Sánchez Minõ é por estes dias um dos elementos de maior relevância na estratégia de revitalização «xeneize».
Sobre a ala-esquerda do Meio-Campo sempre com predisposição ofensiva, embora adaptável a outras funções, Sánchez Minõ destaca-se pela dimensão técnica que consegue oferecer ao jogo, seja em acções de drible, seja em acções de condução, criando desequilíbrios para depois com qualidade de execução aparecer nas imediações da área contrária a fazer o último passe ou a atacar ele próprio a baliza.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu belo pé esquerdo, Sánchez Minõ deve procurar, contudo, um melhor equilíbrio dos seus índices de agressividade e consistência no momento de decidir/definir os lances, sob pena de quando, e se, incluído num contexto competitivo superior, a capacidade técnica que transporta nos pés não ter tanto impacto no jogo da equipa como aquele que consegue ao serviço do Boca Juniors.
Aos 24 anos, parece ser só uma questão de tempo e oportunidade de mercado para dar o salto.
 

 
#28 Lucas Romero (19 anos | Médio-Defensivo/Centro | CA Vélez Sarsfield)
lucas romero tf scouting
 
 Nome: Lucas Romero
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 18-04-1994 (19 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 172 cm
 Clube: CA Vélez Sarsfield
 
 
 
Apontamentos: Lucas Romero
 

 
#29 Nicolás Freire (20 anos | Defesa-Central | Argentinos Juniors)
nicolas freire
 
 Nome: Nicolás Freire
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 18-02-1994 (20 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 186 cm
 Clube: Argentinos Juniors
 
 
 
Apontamentos: Interessante a forma personalizada que apareceu com os seus ainda tenros 20 anos em alguns jogos do Torneio Inicial sobre o centro da defesa do Argentinos Juniors.
Fisicamente disponível e determinado na abordagem aos lances, Nicolás Freire revelou, na maioria das ocasiões em que foi a jogo e chamado a intervir, ser um adversário difícil de transpor.
Seguro e corajoso, não raras vezes também assumiu os primeiros momentos de saída organizada para o ataque da sua equipa, ora através de acções de condução, ora tentando colocar passes médios e longos.
Não sendo uma estrela e – ainda(?) – longe dos holofotes, pode estar aqui uma boa aposta para equipas de média dimensão europeias.
 
#30 Augusto Solari (22 anos | Médio-Direito | CA River Plate)
augusto solari tfscouting
 
 Nome: Augusto Solari
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 03-01-1992 (22 anos)
 Posição: Médio-Direito/Ofensivo
 Altura: 180 cm
 Clube: CA River Plate
 
 
 
Apontamentos: Sem grandes oportunidades nem espaço ao serviço do CA River Plate e numa altura que entrou na casa dos 22 anos, fica a sensação que será difícil para Augusto Solari assumir ao serviço da equipa principal dos «Milionários» o mesmo rendimento e preponderância que vinha demonstrando nos quadros de formação do clube argentino.
Contudo, fica a expectativa do que poderá suceder nos próximos tempos. (Augusto Solari)
 

 
#31 Federico Carrizo (22 anos | Extremo-Esquerdo | CA Rosario Central)
federico carrizo tf scouting
 
 Nome: Federico Carrizo
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 17-05-1991 (22 anos)
 Posição: Extremo-Esquerdo/Médio Ofensivo
 Altura: 174 cm
 Clube: CA Rosario Central
 
 
 
Apontamentos: Dentro de um estilo de jogo que me faz lembrar Ángel di María quando ainda actuava com as cores do Rosario Central – excepto pé dominante -, surge o nome de Federico «Pachi» Carrizo.
Entrando e saindo do drible sempre a alta rotação, Carrizo tem aparecido preferencialmente descaído sobre a esquerda do ataque, lançando o pânico nas defensivas contrárias e procurando depois linhas de baliza para atacar o golo através dos seus bons argumentos no capítulo do remate – pé direito com recurso a esquerdo.
Versátil e dinâmico, cria sempre grandes problemas aos adversários pela mobilidade que consegue conferir ao futebol da sua equipa.
Especialista na execução de lances de bola parada, deve procurar gerir melhor as suas decisões e evitar a exploração excessiva de iniciativas individuais que o fazem perder alguma objectividade nas suas acções.
Com 22 anos tem futebol que merece ser testado na Europa.
 

 
#32 Sebastián Driussi (18 anos | Avançado | CA River Plate)
sebastian driussi tf scouting
 
 Nome: Sebastián Driussi
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 09-02-1996 (18 anos)
 Posição: 2º Avançado/Avançado-Centro
 Altura: 179 cm
 Clube: CA River Plate
 
 
 
Apontamentos: Estreado no último Torneio Inicial ao serviço da equipa principal do River Plate, fica a expectativa se conseguirá confirmar nos próximos tempos no plano profissional todas as potencialidades que vem demonstrando nos quadros de formação, quer do clube de Buenos Aires, quer das Selecções Jovens Argentinas (Sebastián Driussi).
 

 
#33 Rodrigo Gómez (21 anos | Extremo-Direito | Argentinos Juniors)
rodrigo gomez argentinos juniors
 
 Nome: Rodrigo Gómez
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 02-01-1993 (21 anos)
 Posição: Extremo-Direito/Esquerdo/2º Avançado
 Altura: 168 cm
 Clube: Argentinos Juniors
 
 
 
Apontamentos: Rodrigo Gómez
 

 
#34 Nicolás Aguirre (23 anos | Médio-Ala Esquerdo | Arsenal de Sarandi)
nicolas aguirre tf scouting
 
 Nome: Nicolás Aguirre
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 27-06-1990 (23 anos)
 Posição: Médio-Ala Esquerdo/Direito
 Altura: 181 cm
 Clube: Arsenal de Sarandí
 
 
 
Apontamentos: Produto das escolas de formação do Arsenal de Sarandí, Nicolás Aguirre é por estes dias um dos elementos mais importantes na equipa dos «homens do viaduto».
Como Médio-Ala sobre a esquerda, Aguirre destaca-se pela capacidade técnica que o seu futebol transporta, competente a assumir acções de condução, revela virtuosismo na forma como consegue criar desequilíbrios.
Longe de ser um jogador explosivo, é também por isso muitas vezes obrigado a ter que explorar territórios interiores quando parte da esquerda, ficando a sensação que caso fosse colocado mais vezes sobre a direita, o seu jogo poderia ganhar desde logo outra dimensão e projecção – é executante canhoto e possui uma forte média-distância.
Especialista na execução de lances de bola parada a jeito do seu pé esquerdo, deve gerir melhor a sua intempestividade e encontrar uma atitude competitiva geral mais condizente com o potencial técnico do seu futebol.
Numa altura que conta 23 anos, «Bicho» Aguirre fez um bom Torneio Inicial e deixa em expectativa se conseguirá manter os mesmos índices de rendimento na segunda metade do campeonato.
 

 
#35 Walter Acuña (21 anos | Extremo-Direito/2º Avançado | CA Rosario Central)
walter acuna
 
 Nome: Walter Acuña
 Nacionalidade: Argentina
 Nascimento: 04-04-1992 (21 anos)
 Posição: Extremo-Direito/2º Avançado
 Altura: – cm
 Clube: CA Rosario Central
 
 
 
Apontamentos: Recentemente associado ao Benfica, Walter «Cachete» Acuña é um avançado com tendência a cair sobre a direita do ataque.
Móvel, aproveita o seu baixo centro de gravidade e rapidez para tentar trocar as voltas aos adversários, pecando, contudo e sobretudo, pela falta de critério no momento de definição dos lances – perde demasiadas e desnecessárias posses ofensivas sem ferir minimamente o adversário.
Tecnicamente capaz e suficientemente virtuoso na criação de desequilíbrios, procura depois linhas de baliza para testar o seu remate – utiliza preferencialmente o pé esquerdo mas também consegue recorrer ao direito.
Aos 21 anos, fica a dúvida se o Benfica não será um desafio grande de mais para esta fase da sua carreira, tendo ainda em conta o facto do clube lisboeta possuir nas suas fileiras vários elementos de perfil idêntico e com maior probabilidade de resposta imediata naquilo que é a materialização efectiva do respectivo potencial técnico. A ver.
 

 


* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.
 
** Este artigo foi elaborado tendo por base os seguintes critérios:
– Prioridade dada a jogadores de Escalão Sub-25.
– Quotas para jogadores em diferentes níveis de desenvolvimento e/ou potencial futuro, clubes e posicionamento assumido em campo.

 

Artigos Relacionados:
TF 40+ Primera Divisón 2010/11


Translate »