Home » A Grupa » TF 5+ A Grupa 2013/14 – Bulgária

TF 5+ A Grupa 2013/14 – Bulgária

TF 5+ A Grupa 2013/14 – Bulgária

bulgarian football

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: A Grupa 2013/14 (Bulgária)
– Número de Equipas: 14
– Grau de Competitividade: Baixo
– Principais Mercados de Importação: Português, Brasileiro e Francês
– Principais Mercados de Exportação: Sem Mercados Dominantes
– Risco de Apostas no Mercado: Alto
– Prós do Mercado: Dominado sobretudo pelas equipas da capital Sofia (CSKA, Levski, Slavia, Lokomotiv), e contando mais recentemente com as intromissões de Litex Lovech, Lokomotiv Plovdiv e Ludogorets Razgrad, têm sido várias as manobras levadas a cabo pelos dirigentes búlgaros nos últimos tempos tendo em vista a revitalização do principal campeonato de futebol daquele país.
– Contras do Mercado: Dividido em Fase Regular e «Playoffs» e com mudanças estruturais excessivas que não proporcionam a estabilidade necessária para uma afirmação convicta e assertiva do Campeonato Búlgaro no panorama europeu, nota ainda para os escândalos de viciação de resultados que em nada têm ajudado à criação de um clima desportivo envolvente verdadeiramente competitivo.
 

#1 – SIMEON SLAVCHEV

simeon slavchev
 
  Nome: Simeon Slavchev
  Nacionalidade: Búlgara
  Nascimento: 25/09/1993 (20 anos)
  Posição: Médio-Defensivo/Centro
  Altura: 1,86 cm
  Clube: FC Litex Lovetch
 
 

Nos quadros do Litex Lovetch desde 2008 oriundo do Slavia de Sofia, tem-se afirmado nas duas últimas temporadas como um dos bons valores do futebol búlgaro, tornando-se, inclusivamente, internacional pela Selecção Principal da Bulgária.
Médio-Defensivo, fisicamente disponível, denota capacidade para desdobrar jogo e funcionar dentro de um registo de «destruidor-construtivo», proporcionando fluidez aos processos intermédios da sua equipa.
Ainda que não seja muito veloz ou ágil, denota competência em acções de condução e astúcia nas suas movimentações sem bola para aparecer depois mais à frente nas zonas de decisão final e fazer a assistência ou atacar ele próprio o golo.
Suficientemente capaz em disputa aérea e ao nível da antecipação, recupera e preocupa-se depois em oferecer soluções no momento de construção à sua equipa, privilegiando a simplicidade em detrimento do risco.
Deve evitar o recurso excessivo à falta e encontrar um melhor equilíbrio dos seus índices gerais de agressividade e intensidade, por forma a não cometer precipitações e ingenuidades que enquadradas num contexto competitivo superior relativamente ao que se encontra, poderão ter outro tipo de impacto na consistência do seu rendimento.
Vídeo

#2 – ARMANDO VAJUSHI

armando vajushi
 
  Nome: Armando Vajushi
  Nacionalidade: Albanesa
  Nascimento: 03/12/1991 (22 anos)
  Posição: Extremo-Esquerdo/Direito
  Altura: 1,75 cm
  Clube: FC Litex Lovetch
 
 

Na Bulgária desde Janeiro de 2012 oriundo dos albaneses do KF Vllaznia Shkoder para defender as cores do Litex Lovetch, tem-se destacado nas duas últimas temporadas como um dos bons valores a actuarem no A Grupa e é ainda Internacional A pela Albânia.
Veloz, evidencia virtuosidade no drible e consegue provocar desequilíbrios em lances ofensivos de um-para-um, podendo actuar sobre uma das faixas ou por zonas mais centrais, como espécie de 2º avançado, alternando movimentações em que proporciona largura ao ataque com diagonais em que procura zonas de finalização e linhas de baliza.
Com técnica de cabeceamento e capaz ao nível do remate e cruzamento, sem ser consistente, pode ainda assumir-se como executante de lances de bola parada – com 8 golos e 9 assistências até ao momento, tem sido um dos destaques da sua equipa.
Nem sempre consciente da importância de participação em momento defensivo, deve, também, gerir melhor as suas decisões com bola, evitando perdas de posse excessivas e desnecessárias.
Vídeo

#3 – VURA

vura virgil misidjan
 
  Nome: Virgil Misidjan
  Nacionalidade: Holanda7Suriname
  Nascimento: 24/07/1993 (20 anos)
  Posição: Avançado Direito/Esquerdo
  Altura: 1,73 cm
  Clube: PFK Ludogorets Razgrad
 
 

Chegado esta temporada à Bulgária, vindo da Holanda e do Willem II, para representar o Ludogorets Razgrad, tem-se afirmado como uma das revelações do Campeonato Búlgaro 2013/14.
Rápido e fisicamente capaz, pode actuar por uma das faixas ou por zonas mais centrais como espécie de 2º Avançado, provocando desequilíbrios em lances ofensivos de um-para-um.
Executante de lances de bola parada a jeito do seu pé direito, alterna movimentações em que procura conferir largura ao ataque, com outras em que procura linhas de baliza e zonas de finalização para testar a sua média-distância.
Extremamente ingénuo ao nível das suas tomadas de decisão com bola, denota tiques de vedetismo excessivos no seu futebol e pouca noção colectiva do jogo, aspectos que enquadrados em contextos competitivos superiores, terão impacto na sua regularidade de rendimento – intermitência exibicional.
Vídeo

#4 – STEFAN VELKOV

stefan velkov
 
  Nome: Stefan Velkov
  Nacionalidade: Búlgara
  Nascimento: 12/12/1996 (17 anos)
  Posição: Defesa-Central
  Altura: 1,90 cm
  Clube: Slavia Sofia
 
 

Produto das escolas do Slavia de Sofia e Internacional Jovem Búlgaro, estreou-se esta temporada a nível profissional, afirmando-se como uma das maiores revelações do A Grupa.
Interessante a forma comprometida e determinada com que aos 17 anos assume o posto e as rédeas da linha defensiva da sua equipa.
Fisicamente disponível e com presença aérea – não apenas em momento defensivo, mas também, ofensivo, subindo até à área contrária para dar sequência de cabeça a lances de bola parada -, não é um portento a nível de agilidade mas revela velocidade de reacção na abordagem e capacidade de antecipação para criar dificuldades aos adversários – intercepções e «tackle».
Assumindo ainda as primeiras fases de construção em momento de ataque organizado da sua equipa, colocando passes (médios/longos) – com margem para trabalhar ao nível da consistência neste parâmetro -, revela potencial técnico de projecção relevante para mercados competitivamente superiores relativamente ao búlgaro.
Obviamente e fruto dos seus ainda tenros 17 anos, comete algumas ingenuidades posicionais, aspecto que, trabalhado, poderá proporcionar no futuro um padrão de rendimento mais regular e efectivo, apenas possível de alcançar com a experiência e rodagem competitiva entretanto acumuladas.
Vídeo

#5 – SIMEON RAYKOV

simeon raykov
 
  Nome: Simeon Raykov
  Nacionalidade: Búlgara
  Nascimento: 11/11/1989 (24 anos)
  Posição: Extremo-Esquerdo/Direito
  Altura: 1,76 cm
  Clube: Chernomorets Burgas
 
 

A fazer uma carreira intermitente no futebol búlgaro, tem deixado boas sensações nos dois últimos exercícios, pertencendo actualmente aos quadros do Chernomorets Burgas e contando ainda com passagens mais relevantes por Botev Vratsa (B Grupa), Levski de Sofia e Cherno More Varna.
Suficientemente rápido sobre uma das alas, demonstra determinação na forma como parte para cima dos adversários, procurando o drible – sem ser um virtuoso de excelência – e tentando criar o desequilíbrio.
Mais propício a procurar a linha quando actua na esquerda e mais talhado para visar linhas de baliza em diagonal fora-dentro quando utilizado sobre a direita – até porque o pé esquerdo é o seu preferido -, revela competência razoável ao nível do remate e cruzamento, constituindo-se ainda como especialista na execução de lances de bola parada.
Potencial de possível aproveitamento em equipas de pequena-média dimensão europeias incluídas em contextos competitivos superiores relativamente ao búlgaro.
Com carências ao nível da sua gestão de decisões com bola, o que o faz perder objectividade nas suas acções em muitos momentos, revela alguns tiques de vedetismo e volatilidade na disciplina de participação quando o jogo pede maior esforço no trabalho sem bola.
Intermitente a nível exibicional, deve procurar um padrão de rendimento mais estável por forma a conseguir materializar o seu potencial consistentemente.
Vídeo

* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo.
 


Translate »