Home » Croácia » 1.HNL » TF 10+ 1.HNL 2013/14 – Croácia

TF 10+ 1.HNL 2013/14 – Croácia

TF 10+ 1.HNL 2013/14 – Croácia

prva liga

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Campeonato: 1.HNL 2013/14 (Croácia)
– Grau de Competitividade: Baixo
– Principais Mercados de Importação: Bósnio, Africano e Brasileiro.
– Principais Mercados de Exportação: Italiano e Alemão.
– Risco de Apostas no Mercado: Alto
– Prós do Mercado: Dominada por Dinamo de Zagreb e Hajduk Split, a 1.HNL tem facilidade em gerar talentos, acabando por despertar a atenção de vários olheiros de alguns dos maiores clubes europeus, sedentos por fazerem um bom negócio ainda preços acessíveis.
– Contras do Mercado: Reconhecido mercado exportador, o futebol croata tem vivido nestes últimos tempos mergulhado numa crise financeira profunda que tem afectado a já de si relativa competitividade das suas competições internas com Dinamo Zagreb e Hajduk Split à cabeça.
 


#1 – MARCELO BROZOVIC

brozovic
 
 Nome: Marcelo Brozovic
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 16/11/1992 (21 anos)
 Posição: Médio Centro/Ofensivo
 Altura: 1,80 cm
 Clube: Dinamo Zagreb
 
 
 
Apontamentos: Oriundo dos quadros do Hrvatski Dragovoljac e com passagem pela equipa-satélite do Dinamo, o Lokomotiva Zagreb, ainda antes de se afirmar definitivamente pelos «Modri» desde Agosto de 2012, Marcelo Brozovic é um Médio que surge dentro de um registo de «organizador-criativo», suficientemente competente a assumir acções de condução, tem visão e revela argumentos no capítulo do passe, garantindo dinamismo intermédio ao futebol da sua equipa.
Participativo em primeiras fases de construção ofensiva, denota astúcia para através das suas movimentações – com e sem bola – aparecer mais à frente em zonas de decisão final e atacar o golo ou fazer o último passe, disfarçando-se como espécie de criativo.
Capaz a executar com os dois pés – embora seja o direito o melhor e mais eficaz -, assume-se também como especialista na execução de lances de bola parada.
A necessitar de encontrar um melhor equilíbrio dos seus índices gerais de agressividade e determinação que o permitam depois apresentar outras garantias a nível da sua intensidade de jogo, Marcelo Brozovic que é ainda Internacional Sub-21 pela Croácia, constitui-se como um projecto interessante para continuar a acompanhar nos próximos tempos ao serviço do Dinamo de Zagreb.
 

Vídeo

#2 – PETAR MISIC

misic1
 
 Nome: Petar Misic
 Nacionalidade: Alemã/Croata
 Nascimento: 24/07/1994 (19 anos)
 Posição: Médio Ofensivo/Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,76 cm
 Clube: NK Lokomotiva Zagreb (Emp: Dinamo Zagreb)
 
 
 
Apontamentos: A evoluir o seu jogo na equipa-satélite do Dinamo Zagreb, o Lokomotiva Zagreb, Petar Misic continua a afirmar-se esta temporada como uma das maiores revelações da 1.HNL 2013/14.
 

Vídeo

#3 – JEAN EVRARD KOUASSI

kouassi
 
 Nome: Jean Evrard Kouassi
 Nacionalidade: Costa-Marfinense
 Nascimento: 25/09/1994 (19 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,74 cm
 Clube: Hajduk Split
 
 
 
Apontamentos: Pertencente aos quadros do Hajduk Split desde Janeiro de 2013 vindo do Moossou FC, Kouassi é irreverência africana em estado bruto: força, velocidade, técnica quanto baste e – ainda – demasiada confusão na hora de decidir, perdendo-se em adornos e atrapalhações que resultam em perdas de bola excessivas e desnecessárias.
Móvel e versátil, pode aparecer sobre uma das faixas ou por zonas mais centrais como espécie de 2º Avançado, garantindo dinamismo e capacidade de desequilíbrio aos momentos ofensivos da equipa.
Se devidamente orientado e explorado, o internacional jovem costa-marfinense pode assumir-se como uma boa aposta para mercados competitivamente mais exigentes e com outro tipo de visibilidade.
Com apenas 19 anos, leva nesta HNL 2013/14 quatro golos e cinco assistências em dezassete jogos disputados.
 

Vídeo

#4 – ROBERT MURIC

robert-muric1
 
 Nome: Robert Muric
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 12/03/1996 (17 anos)
 Posição: 1,79 cm
 Altura: 2º Avançado/Extremo Direito/Esquerdo
 Clube: Dinamo Zagreb U-19 (Formação)
 
 
 
Apontamentos: Depois de ter deixado bons apontamentos ao serviço da Selecção Croata Sub-17, questões contratuais têm atrasado a sua estreia no plano profissional com as cores do Dinamo de Zagreb.
Fica a expectativa de como irá ser gerida esta situação e até que ponto poderá ou não ter impacto no desenhar da sua carreira em fase vital para a afirmação e consolidação do seu futebol (Robert Muric).
 

Vídeo

#5 – KARLO LULIC

karlo lulic
 
 Nome: Karlo Lulic
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 10/05/1996 (17 anos)
 Posição: Médio Centro/Direito/Ofensivo
 Altura: 1,86 cm
 Clube: NK Osijek
 
 
 
Apontamentos: Karlo Lulic tem perdido algum fulgor exibicional na segunda metade desta HNL 2013/14 depois de um início de temporada a todo o gás.
Ainda assim e numa altura que conta apenas 17 anos, continua a afirmar-se como uma das boas revelações do futebol croata ao serviço do NK Osijek.
 

Vídeo


#6 – MARKO PJACA

marko pjaca
 
 Nome: Marko Pjaca
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 06/05/1995 (18 anos)
 Posição: Extremo Esquerdo/Direito/2º Avançado
 Altura: 1,83 cm
 Clube: Lokomotiva Zagreb
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros do Lokomotiva Zagreb desde 2010, Marko Pjaca é visto actualmente como um dos bons valores do futebol jovem croata.
Descaído sobre uma das faixas ou por zonas mais centrais como espécie de 2º Avançado, Pjaca destaca-se pela velocidade que consegue colocar em acções de condução, criando desequilíbrios nas estruturas defensivas contrárias através da sua razoável virtuosidade no drible e astúcia na desmarcação.
Fisicamente equilibrado, procura conquistar linhas de baliza para aplicar os seus argumentos no capítulo do remate maioritariamente através de diagonais fora-dentro: devido ao seu estilo de jogo e por ser executante preferencialmente destro, é a partir do flanco esquerdo para zonas mais centrais que o seu futebol me parece resultar melhor.
Podendo constituir-se ainda como marcador de bolas paradas a jeito do seu pé direito, Marko Pjaca é aos 18 anos um projecto croata, já sob chancela de aprovação do Dinamo de Zagreb, para continuar a acompanhar durante os próximos tempos.
 

Vídeo


#7 – JOZO SIMUNOVIC

simunovic
 
 Nome: Jozo Simunovic
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 04/08/1994 (19 anos)
 Posição: Defesa-Central
 Altura: 1,91 cm
 Clube: Dinamo Zagreb
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros de formação do Dinamo de Zagreb desde 2006, Jozo Simunovic tem deixado algumas boas sensações nesta sua temporada de estreia – depois de aparições esporádicas na época passada -, sendo considerado pelos responsáveis «Modri» como um projecto de futuro do clube croata.
Dentro de um registo esguio e personalizado sobre o eixo-defensivo, Simunovic é um Defesa-Central de potencial, determinado na abordagem aos lances, procura por antecipação evitar males maiores para o último reduto da sua equipa – ainda que não seja um portento a nível de agilidade ou velocidade.
Providenciando intercepções e desarmes providenciais, Jozo evidencia argumentos no jogo aéreo, não apenas em momento defensivo, como também ofensivo, subindo até à área contrária para dar sequência de cabeça a lances de bola parada.
Não sendo tecnicamente um primor, o internacional jovem pela Croácia não se esconde e pode assumir acções de condução ou tentar a colocação de passes médios e longos em primeiras fases de construção para saída organizada do futebol da sua equipa – deve encontrar um melhor equilíbrio no índice de consistência desse momento.
Com algumas ingenuidades no seu jogo típicas de um jogador de apenas 19 anos que entra agora na sua fase de profissionalização, ficam na retina alguns pormenores que importam continuar a ser trabalhados e devidamente explorados. Para continuar a acompanhar.
 


#8 – MARIO PASALIC

mariopasalic1
 
 Nome: Mario Pasalic
 Nacionalidade: Alemã/Croata
 Nascimento: 09/02/1995 (19 anos)
 Posição: Médio-Centro/Box-to-Box/Médio Ofensivo
 Altura: 1,86 cm
 Clube: Hajduk Split (Empréstimo: Chelsea FC)
 
 
 
Apontamentos: Entretanto já contratado pelo Chelsea na última janela de Mercado, Mario Pasalic deverá continuar a evoluir o seu futebol ao serviço do Hajduk Split até final da temporada.
 

Vídeo


#9 – ALEN HALILOVIC

halilovic
 
 Nome: Alen Halilovic
 Nacionalidade: Croata
 Nascimento: 18/06/1996 (17 anos)
 Posição: Médio Ofensivo
 Altura: 1,70 cm
 Clube: Dinamo Zagreb
 
 
 
Apontamentos: Já por demais reconhecido o seu potencial técnico de excelência, sempre que vejo Alen Halilovic entrar em campo fico na dúvida se deverei olhar no sentido das estrelas ou do relvado.
Depois de demasiados ruídos em torno do seu talento ainda em fase precoce, o internacional jovem croata que é por estes dias e numa altura que conta apenas 17 anos a cara do futuro do futebol «Vatreni», necessita urgentemente de um verdadeiro chamamento à terra por forma a materializar dentro das quatro linhas aquilo que já se tornou fora delas.
Não basta ser estrela.. é preciso querer brilhar.
 

Vídeo


#10 – TINO-SVEN SUSIC

sven susic
 
 Nome: Tino-Sven Susic
 Nacionalidade: Belga/Croata
 Nascimento: 13/02/1992 (22 anos)
 Posição: Médio Defensivo/Centro
 Altura: 1,86 cm
 Clube: Hajduk Split
 
 
 
Apontamentos: Nos quadros do Hajduk Split desde 2012 oriundo das Reservas do Standard de Liège, Tino-Sven Susic tem procurado desde então afirmar-se como um dos bons valores do clube croata.
Fisicamente capaz, Susic surge como Médio Defensivo embora com versatilidade para desdobrar e aparecer mais próximo da função de «8» ou como Interior por uma das bandas, distribuindo e procurando transportar jogo.
Esquerdino, revela capacidade a assumir acções de condução, tem visão de jogo e pode aparecer através de movimentações com e sem bola nas imediações das zonas de decisão final para testar a sua média-distância ou fazer o último passe.
Conferindo dimensão física e relativa capacidade recuperadora aos momentos em que a equipa está sem posse, o seu futebol peca pela quebra na resposta quando o jogo lhe pede intensidades mais elevadas.
Ainda assim e numa altura que conta 22 anos, tem demonstrado poder vir a constituir-se como uma boa aposta para equipas de segunda-linha europeias enquadradas em contextos competitivos superiores ao croata.
 

Vídeo


* Por questões de gestão de conteúdo ou por já terem sido abordados em outras ocasiões neste espaço, alguns nomes ficaram de fora das opções na elaboração deste artigo. (Ex: Franko Andrijasevic/Hajduk Split; Andrej Kramaric/HNK Rijeka).


Translate »